(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A partida mais emocionante até agora

.

Tivemos hoje, nos últimos 25 minutos do jogo entre Eslováquia e Itália, os momentos mais emocionantes desta Copa. Antes, a partida se arrastava em 1 a 0 para a Eslováquia, quando nada dava certo para o time da Itália. E, apesar de que era o ataque do time italiano que não funcionava bem, colocavam na conta do goleiro Marchetti, que substituía o lesionado Buffon, a responsabilidade pelo primeiro gol da Eslováquia.

Eis que o técnico Marcello Luppi coloca Pirlo (que não estava totalmente recuperado da contusão) e, mesmo que Pirlo não tenha produzido muito, só pelo fato de sua presença em campo, isto encorajou a equipe da Itália, que partiu para cima da Eslováquia, tentando o empate, o que lhe daria a classificação, caso a partida entre Paraguai e Nova Zelândia também terminasse empatada.

Era a Itália no ataque e a Eslováquia se defendendo. Contudo, nesta Copa, infelizmente não há como atacar sem se preocupar em se defender, ou melhor, a receita tem sido defender-se, para – se der – atacar em contra-ataques.

E o castigo veio para a Itália. Não conseguia empatar e sofreu mais um gol dos Eslováquios. Parecia que a partida estava definida, pois já eram quase 30 min do segundo tempo, mas a Itália fez uma ótima triangulação no ataque e descontou, aos 38min. E tome Itália rumo ao empate. Mas, aos 43 min, os italianos bobearam na defesa: a Eslováquia cobrou um lateral direto para a grande área, nas costas da zaga italiana; Kopunet entra na corrida e, na saída do goleiro, toca por cima para fazer 3 a 1. Já nos acréscimos, parecia que o placar estava definido. Que nada! Quagliarella vê o goleiro eslováquio adiantado e chuta por cobertura, de fora da área, no ângulo, um golaço. O tempo se esgotava, mas a Itália ainda teria uma ótima chance de gol: na entrada da pequena área, um chute torto, a bola para fora. A Itália fora da Copa.

Computando toda a partida, a Eslováquia foi melhor. E a Itália demorou muito a reagir. Faltou tempo. Mas também faltou pontaria e tranquilidade à equipe da Itália.

Foi uma surpresa ver a última Campeã (tetra-campeã) voltando para casa já na fase de grupos. E quem imaginava que a Itália ficaria na lanterna de seu grupo? Só para comparar, equipes como África do Sul, Coréia do Sul, Grécia, Eslovênia, Austrália, Sérvia e Nova Zelândia pontuaram mais que os 2 pontinhos que a Itália conquistou.

Realmente, a Itália só acordou para a Copa nos 25 minutos finais da terceira partida da fase de grupos. É muito pouco e já era tarde.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: