(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Erros e Acertos

.

Mais um dia de Futebol na Copa do Mundo. Mais um dia de oitavas: Alemanha x Inglaterra e Argentina x México. Mais um dia de erros e acertos. Futebol é assim: feito de erros e acertos. Jogadores são seres humanos e os seres humanos acertam e erram. Vence quem acerta mais, ou quem erra menos.

Os árbitros e os auxiliares, também. São seres humanos. Mas são seres humanos especiais. Cada um deles têm duas mães: uma fica em casa e a outra eles levam para o estádio. A do estádio é aquela que xingamos.

A torcida inglesa xingou muito o árbitro. A torcida mexicana, mais ainda. Os árbitros cometeram erros grosseiros, mas comuns: uma bola que entrou e saiu, mas o gol não foi validado; um gol em impedimento, que foi validado.

Depois da “câmera lenta” e, mais recentemente, com o “tira-teima”, passamos a contabilizar a quantidade de gols irregulares (em impedimento) e a quantidade de impedimentos mal marcados, que sempre aconteceram no Futebol. As faltas (as marcadas e as não marcadas), os pênaltis (que aconteceram e os simulados) marcados ou não marcados, depois do “replay”, passamos a ver o quanto se erra na arbitragem. E a quantidade de gols com o auxílio da mão? Maradona, Túlio, Henri, Luís Fabiano (duas vezes na mesma jogada)...o Futebol é assim...o Mundo é assim...a Vida é assim.

Dos dois erros que aconteceram hoje, que são assunto em todo o Mundo, achei a não marcação do impedimento de Tévis pior do que a não validação do gol de Lampard.

No gol de Lampard, vamos dar um desconto e colocar na conta da Jabulani, que foi muito rápida. A minha conclusão é de que quem estava no estádio, sentado próximo do gol da Alemanha, deve ter visto que a bola entrou. Pela TV, o Mundo inteiro também viu. Mas quem deveria ter visto (o auxiliar e o árbitro), não viu. Não viu. É Futebol. Isto faz parte do “azar”. E não é de hoje não. Em 66, esse “azar” foi dos alemães. Agora, em 2010, o mesmo “azar” foi dos ingleses. Por falar em “azar”, esses ingleses são mesmo “azarados”, pois em 86 teve aquela “La Mano de Dios” e, na mesma partida, aquela pintura, aquele golaço, considerado o gol mais bonito da História das Copas.

Deixando os “azares” britânicos de lado, voltemos ao gol de Tévis em completo impedimento. O absurdo que vi, foi que o auxiliar não correu para o meio-de-campo, como recomenda a regra, quando um gol acontece. Ora, se ele ficou lá parado, era porque o gol foi irregular, portanto, não deveria ser validado. Então, o árbitro caminha ao encontro do auxiliar, para fazer a consulta. Após a “consulta”, o árbitro caminha para o centro e valida o gol. Não entendi qual foi a do auxiliar. Será que vai ter “leitura labial” da conversa deles dois?

- O quê que você está fazendo aí parado?
- É porque estou com cãimbras.
- Onde?
- No braço.
- A bola entrou?
- Entrou.
- Se entrou, foi gol. Não podemos repetir aquela cagada do jogo anterior.
- Mas o "filho de chupa-cabra” tava na banheira, com sabonete, bucha e patinho de borracha.
- Ele é feio, mas é asseado.
- Foi impedimento...
- Então, porque não levantou essa merda que você tem aí na mão?
- Já falei, tô com câimbras no braço.
- Perdeu. Vou dar o gol.
- No telão, o "filho de cruz-credo” está totalmente impedido. Olha lá...
- Vê se me respeita, seu bostinha. Eu sou árbitro de Futebol, não sou juiz de vídeo-game.

Vai render. “Se” o segundo tempo de Alemanha e Inglaterra começasse empatado em 2 a 2... “Se” o gol de Tévis fosse anulado, quando o time do México era melhor em campo... A verdade é que não tem “Se” que muda um placar de uma partida.

Por falar em erros e acertos, vimos que dois erros não podem acontecer nesta Copa de 2010:

-não se pode partir para cima do time da Alemanha, em hipótese nenhuma, porque os alemães sabem como acertar um contra-ataque;
 -não se pode perder a bola para o Higuain, na entrada da grande área, pois o artilheiro argentino sabe como acertar o caminho do gol.

Mas, voltando ao “azar”, o que muito se comenta é o tanto que o Mick Jagger é “pé-frio”. Torceu para os EUA, contra Gana. Torceu para Inglaterra, contra Alemanha. Estão falando que seus acessores solicitaram à CBF uma credencial para ele assistir ao jogo Brasil x Chile. A CBF está relutando em dar o ingresso...

Mas meu grande amigo Carlos Eduardo, o Carlão, já nos tranquilizou pelo twitter. O Mick Jagger não vai torcer para o Brasil...segundo o Carlão, o roqueiro “cold-foot-satisfaction” tem uns três filhos chilenos...
Fiquem tranquilos, Mick Jagger também deve ter uns 3 filhos no Chile. #satisfaction #Bra  sil!about 4 hours ago via web http://twitter.com/careduber )

vALeu, Carlão !!!

Por falar em Carlão, o Carlão é vascaíno e está adorando esta Copa de 2010. Ele não tem o que reclamar, porque faz mais de três semanas que o seu Vasco não perde.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: