(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não se pode partir para cima

.

O técnico do Chile, o argentino Marcelo Bielsa, tinha duas opções: jogar fechadinho e contar com a sorte e a falta de sorte do ataque brasileiro, ou partir para cima, entusiasmado pelas declarações de Cruyiff, que afirmou que o time do Chile tem a melhor “troca de bola” da Copa de 2010, superior ao time da Holanda.

O que me fez observar melhor esta partida entre Brasil e Chile foi exatamente esta declaração de Cruyiff. Realmente, a equipe do Chile toca bem a bola e sabe manter a sua posse. Nesta partida as estatísticas apresentaram um empate técnico no fundamento posse de bola. Quem sou eu para contestar Cruyiff? Contudo, não é apenas posse de bola que garante as vitórias.

Bielsa optou por partir para cima do Brasil, uma equipe que tem um esquema defensivo muito bem postado, cujo miolo de zaga (Lúcio e Juan) parece ser o melhor de todas as equipes, isto sem falar no goleiro Júlio César, que está entre os três melhores do mundo, há um bom tempo (muitos afirmam que ele é o melhor do Mundo). Mas o Brasil não tem apenas uma defesa sólida. Com Kaká e Robinho em campo, os contra-ataques rendem ótimas jogadas, mesmo que Kaká jogue sentindo dores e mesmo que Robinho não tenha apresentado aquele brilho que tem jogando pelo Santos. Se a bola chega redondinha nos pés de Luís Fabiano, aí fica fácil. E se Kaká e Robinho sabem fazer uma coisa boa, essa coisa é tocar a bola redondinha.

Outra deficiência do time Chile: os jogadores chilenos têm uma estatura média inferior à maioria das equipes.

Foi assim que o time do Chile perdeu para o Brasil. No primeiro gol, escanteio cobrado (e muito bem cobrado pelo Maicon), Juan subiu mais que todo mundo e cabeceou forte: 1 a 0 para a maior estatura e a melhor impulsão.

Em desvantagem no placar, se antes o time do Chile já partia para cima do Brasil, então passou a buscar mais ainda seu gol. Ora, está mais que provado que, nesta Copa do Mundo, quem marca primeiro, dificilmente perde a partida. Também, partir para cima do adversário é quase se auto-decretar uma derrota honrosa. Foi assim, na partida entre Alemanha e Inglaterra. A Inglaterra partiu para cima no segundo tempo e levou dois gols de contra-ataque. Nesta partida entre Brasil e Chile, repetiu-se o filme: os chilenos levaram dois gols da mesma forma.

Se nós, brasileiros, reclamamos pelo futebol brilhante de Robinho (e temos direito, pois sabemos de suas qualidades técnicas), no entanto, nesta partida contra o Chile, Robinho foi o nosso jogador mais decisivo, porque soube executar com precisão duas jogadas de contra-ataque, esta jogada mortal que Alemanha, Holanda e Brasil sabem fazer com perfeição. No segundo gol do Brasil, Robinho arrancou pela esquerda, rápido, viu Kaká vindo voando do meio de campo e colocou a bola exatamente onde Kaká chegaria para, em apenas um toque, colocar Luís Fabiano frente a frente com o gol: Luís Fabiano driblou o goleiro e tocou para o gol vazio. Este gol “matou” as últimas esperanças de Bielsa, Cruyiff, Alliende, Neruda e de todos os chilenos. Já no terceiro gol do Brasil, numa ótima jogada individual de Ramires, Robinho acompanha a jogada e se posiciona na entrada da grande área, entre dois zagueiros; Ramires toca para Robinho, que já esperava pelo passe e já sabia o que fazer: bateu de primeira, de “chapa” no cantinho, sem chances para o goleiro. Pareceu fácil, mas a verdade é que precisa ser muito bom e ter muita tranquilidade e categoria para fazer o gol que Robinho marcou. Então, Robinho foi mesmo digno de ter sido escolhido como “the player of the match”.

Não custa lembrar que também foi de Robinho o passe em diagonal para Elano marcar o segundo gol contra a Coréia do Norte.

O time do Dunga é assim: não dá espetáculo, a defesa está bem firme e basta que Kaká e Robinho entrem em campo, para as boas jogadas serem construídas. Lá na frente, Luís Fabiano não perdoa. Se os próximos adversários vierem jogar a La Bielsa, podem preparar o caminhão do Corpo de Bombeiros, para o desfile em carro aberto, na volta.

Hoje entendi o porquê do apelido de “El loco” Bielsa.

AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

byTONHO disse...



marALvilha CHAER!

Continuo torcendo contra,
fALtam 3 jogos ainda...

Vou te enviar mais umm desenho,
de como vejo o foot-bALL.

Desculpe o mAL jeito...

AL-Braços!