(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O segredo é marcar primeiro




Hoje foi o dia das estréias de duas outras candidatas ao título: Holanda e Itália.

Durante o jogo da Holanda contra Dinamarca, estava na PUC Goiás ensinando Análise de Estruturas para meus alunos de Engenharia Civil. No intervalo entre esta aula e a outra – Concreto Armado – corri para a TV mais próxima, na Associação de Professores, quando pude matar a minha vontade e vi os 15 minutos finais do primeiro tempo. Voltei para a sala de aula um pouco preocupado, porque a Holanda tinha mais posse de bola, mas as jogadas mais perigosas vinham dos pés dos dinamarqueses. A minha sorte foi que um dos alunos ligou o celular no modo TV (recepção digital) e, quando eu soube disto, eu o autorizei a ficar com a TV ligada, desde que torcesse para a Holanda, enquanto eu desenvolvia um exemplo de detalhamento de armadura de vigas de seção retangular de concreto armado submetida ao esforço cortante. O aluno era “pé-quente”. Logo a Holanda fez 1 a 0, o que me tranqüilizou, porque, nesta Copa, até agora, quem marcou primeiro, se não venceu, empatou, mas não perdeu. No finalzinho da partida, veio o segundo gol da Holanda, o que significava vitória mais que garantida, porque, com exceção dos 4 a 0 da Alemanha para cima da Austrália, nesta Copa, o placar de 2 a 0 pode ser considerado goleada.

Às 11h, já estava em casa, trabalhando com um olho no computador e outro na TV, para ver Japão x Camarões. Mais um jogo fraco. Quando a gente vê o time do Japão jogar, sabendo que há uma grande evolução do Futebol Japonês após a “era Zico”, não dá nem para imaginar o que era esse Futebol antes do Zico passar por lá. Mesmo com a nítida evolução, o Futebol Japonês ainda está em um nível de coadjuvante, numa Copa do Mundo. A minha expectativa era ver o que o time de Camarões tinha para mostrar, além de Eto’o. Mais uma decepção. Vi um Eto’o perdido em campo e o restante do time mais perdido ainda. A defesa do time de Camarões cometeu um erro semelhante ao da defesa da África do Sul (no gol de empate do México): a bola veio cruzada para a área, a zaga não conseguiu interceptar, facilitando para o adversário que entrava no segundo pau finalizar para fazer 1 a 0. E, como quem marca primeiro não tem perdido as partidas, a partida transcorreu sem que Camarões conseguisse o empate. Resultado: Japão venceu por 1 a 0.

Parei para o almoço. Voltei a trabalhar até as 15h30min, quando começou a partida entre Itália e Paraguai. Sempre é interessante um confronto entre uma equipe européia e uma sulamericana. Foi um jogo bem disputado. A Itália, que é conhecida pela sua forte defesa, deixava esta preocupação de lado e atacava mais e vi muita movimentação da equipe italiana do meio de campo para frente, muito parecido com o que Holanda mostrou contra a Dinamarca. O time do Paraguai se segurava bem lá atrás e quando recuperava a bola, também dava trabalho, nos contra-ataques. Num deles, uma cobrança de falta na intermediária. O cruzamento foi em diagonal rumo à pequena área. Um zagueiro paraguaio, o grandalhão Alcaraz  subiu mais que Cannavaro, e cabeceou sem chances para Buffon: 1 a 0 para o Paraguai. Veio o segundo tempo e a Itália ferveu para cima do Paraguai. O empate não demorou muito, mas veio de uma falha dupla do goleiro Villar e de um zagueiro, que tiveram a oportunidade cortar a bola, erraram feio e De Rossi apenas empurrou para o gol. Depois, a Itália até que tentou virar a partida, mas, nesta Copa, virar uma partida parece que é artigo raro. Mais uma vez, quem marcou primeiro, não perdeu. O empate foi um ótimo resultado para o time do Paraguai.

Realmente, podemos considerar que Holanda e Itália (mesmo empatando na estréia) apresentaram, juntamente com a Alemanha, o que de melhor vimos até o momento em termos de movimentação.

E, por falar em Holanda, seguem alguns movimentos da Torcida Holandesa (fotos da agência EFE): 


(ALgora vocês acreditam quando eu falo que torço para a Holanda...)



(tem até anjo nesta torcida)

Caríssimo Leitorcedor, por falar em Itália, seguem os movimentos da mulher do goleiro Buffon, a modelo Tcheca Alena Seredova (recomendo digitar as palavras mágicas Alena Seredova buscando por imagens no Google...mas reserve um pouco de seu precioso tempo, para você entender o que seja o verdadeiro significado de “navegar na internet”): 

.
.
.
.
.
.
.
.
.




AL-Braço
AL-©haer 

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso que eu chamo de uma tcheca apetitosa