(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 12 de junho de 2010

Grécia, Argentina e Inglaterra ficaram devendo

.
É grande a dívida do time da Grécia para com sua torcida, em Copa do Mundo. Na única Copa que havia participado, a Grécia não marcou nenhum gol, perdeu as três. Era 1994, quando a Copa era disputada por 24 países. Ficou em 23º lugar, a frente apenas de Marrocos. Esta Copa de 2010 é a segunda participação da Grécia e, pelo que vi na partida contra a Coréia do Sul, parece que o time da Grécia veio, novamente, disputar as últimas posições (lá pelo 32º lugar), correndo o risco de voltar para casa sem marcar nenhum golzinho.

Por falar em correr, o time da Coréia do Sul continua naquela correria louca. E, considerando que eles têm três Lee, dois Park, três Jung e dois Yong, além do fato de serem muito parecidos, convenhamos, fica meio difícil marcar os coreanos. Resumindo, a vitória da Coréia do Sul sobre a Grécia por 2 a 0 foi uma questão de tempo e foi justa.

Mas este jogo foi apenas uma preliminar do dia, para aquecimento. Todas as expectativas estavam nas estréias de Argentina e Inglaterra, que sempre estão entre os favoritos para vencer uma Copa do Mundo.

Ontem ouvi uma coisa que não sabia. Que o Futebol é originário da China e que foram os Ingleses que o descobriram e o espalharam para o Mundo. Eu já desconfiava que não foram os Ingleses que inventaram o Futebol. Quem inventou o Futebol foi Pelé, em 1958. E foi Garrincha que, também em 58, reinventou o Futebol, na forma do drible. E, em 74, a Holanda faria uma coisa, que ninguém conseguiria reeditar (nem a própria Holanda em 78), que foi o Futebol Total, apresentando ao Mundo o esquema “Carrossel Holandês” de Cruyiff e Cia.  

Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor. Confesso que fiquei decepcionado com as seleções da Argentina e da Inglaterra. Da Argentina espero muito mais do que vi. Da Inglaterra, nem tanto. Argentina e Inglaterra abriram o marcador, nas partidas contra Nigéria e EUA. Achei que venceriam fácil. Os EUA empataram, naquele peru digno de um Thanksgiven Day. Aquilo assustou o time da Inglaterra, os EUA equilibraram a partida a ponto de, no segundo tempo, a equipe que marcasse um gol, venceria a partida. Foram ineficientes e o jogo terminou 1 a 1. Os Ingleses ficaram devendo um futebol de time favorito.

Apesar de que a Jabulani é muito bem tratada pela canhotinha do Messi, nos seus passes de primeira e nas suas arrancadas, a desenvoltura de Messi na seleção Argentina é mesmo diferente do que ele rende no time do Barcelona. Parece que a alma de Messi é mais Catalã do que Portenha. O time da Argentina teve mais posse de bola que a equipe da Nigéria, chutou mais a gol, mas a Nigéria também teve ótimas chances de empatar, o que revela que esta tão falada seleção da Argentina, na prática, não é esse bicho-papão. Ainda. Vamos dar um desconto, por ser a partida de estréia, porque, como dizia Balzac, “toda estréia é difícil” (e se não foi Balzac quem disse isto, deveria ter dito!). A Argentina, também, ficou devendo um maior poder ofensivo e de finalização, pelos craques que tem no meio de campo e, principalmente, no ataque.

Agora, uma fofoca, já que Futebol que é bom, ainda não vimos nesta Copa. Semanas antes de iniciar a Copa do Mundo, surgiu uma conversa de que Messi – La Pulga – teria convidado a ex do lateral inglês Ashley Cole para umas, digamos, “puladinhas”. Messi, imediatamente veio à imprensa, desmentir. Verdade ou não, convenhamos, Ashley Cole e Messi têm bom gosto:


Cheryl Cole
(melhores momentos) 
.
.

Cheryl Cole
(há outros vários momentos espalhados pela internet)
.
.

Cheryl Cole
(e ela ainda canta...)

AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: