(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Definida a metade dos emparelhamentos

.

Encerrados os jogos dos Grupos A, B, C e D, já temos a formação de metade dos emparelhamentos.

Surpresas?!

A França ter ficado de fora, por tudo que vimos (uma equipe envelhecida, com problemas dentro e fora de campo, com um técnico pré-demitido e emburrado) não foi nenhuma surpresa. Foi a lógica.

A anfitriã Africa do Sul não conseguiu passar para as oitavas, mas considerando a tradição de equipes como Uruguai e México, isto também não foi surpresa.

Antes de iniciar a Copa, eu apostava que seria a Nigéria que se classificaria em segundo lugar atrás da Argentina. Então, considerando minha previsão, fiquei surpreso por ver a Coréia do Sul indo para as oitavas, no lugar da Nigéria.

Outra surpresa negativa foi ver que o time da Inglaterra marcou apenas 2 gols em três partidas, vencendo apenas a Eslovênia, por 1 a 0. Mas, neste mesmo grupo, vimos os EUA com bons valores individuais, com muito volume de jogo (o time ataca muito e com rapidez) e um bom conjunto. A sensação que tenho é que, como o Futebol (soccer) não é a paixão nacional norteamericana, seus jogadores não entram com tanta responsabilidade e jogam mais “leves”, com os resultados aparecendo; ficaram em primeiro lugar no grupo da Inglaterra.

A única zebra desta Copa até o momento foi mesmo a derrota da Alemanha para a Sérvia, por 1 a 0. Estes foram os únicos 3 pontinhos que o time da Sérvia conquistou, terminando em último no grupo. Austrália também não representa muita coisa, de modo que Gana deu sorte e, com apenas 2 gols marcados, em função dos demais resultados, acabou conseguindo seguir às oitavas.

Vamos, então, aos pALpites para os confrontos das oitavas já definidos:

Uruguai x Coréia do Sul
Duas escolas diferentes. O Uruguai é favorito. Apesar de que a Coréia do Sul só venceu a Grécia, estou sentindo cheiro de pijama, de listras pretas e brancas...imagino que a Coréia do Sul vai se fechar lá atrás. Se o Uruguai não conseguir marcar um gol, esta partida tá com cara que vai para a disputa de pênaltis.

Estados Unidos x Gana
Aquela frase “Yes, we can” continua forte…apesar de que toda o continente africano, a Venezuela, Cuba, Irã, o Presidente e sua candidata guerrilheira estarão torcendo para Gana, se os árbitros não aprontarem (na intenção de fazer com que Gana seja a “Coréia do Sul de 2010”), os EUA definirão sua classificação às quartas, ainda no primeiro tempo. O time dos EUA está começando a “gostar do jogo”. Yes, they can play soccer!

Argentina x México
Se o México não conseguiu vencer o Uruguai, não vai ser para cima da Argentina que eles vão aprontar. Imagino que o time de Messi vence no tempo regulamentar. Se for para a prorrogação, o time do México não terá pernas para acompanhar e a Argentina marcará mais de um gol na prorrogação.

Alemanha x Inglaterra
Este vai ser o confronto mais complicado das oitavas. Eu torço para a Alemanha vencer (e bem!), mas esta partida é a chance que a Inglaterra tem para mostrar ao que veio nesta Copa. Vai que a Inglaterra marque primeiro...a Sérvia marcou um gol na Alemanha e ficou nisto...mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar...se a Inglaterra passar, vai querer ser a Itália de 82...sei não...eu gostaria muito de ver um confronto entre Alemanha e Argentina nas quartas.

Caríssimo Leitorcedor, hoje não teremos “fotinhas”. Em compensação, resolvi digitar Alena Seredova no YouTube...

...em movimento...ALgora entendi perfeitamente o significado da célebre frase:

“uma imagem vale mais que 1000 palavras”

(Copie aqui ó: Alena Seredova e cole lá em http://www.youtube.com/ coloque o som...”pra piorar” ela fala em italiano...)

cALma, ALmigo, pegue um atALho e assista antes este ALqui:



AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: