(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Festa Portuguesa e Festa Russa, com certeza!

.

Os jogadores de Portugal entraram em campo com duas responsabilidades: de luto, reverenciavam o patrício Prêmio Nobel de Literatura José Saramago; e tinham que vencer a Coréia do Norte, com o maior número possível de gols. Sabemos que não tá fácil aplicar goleada em jogo de Copa do Mundo. Eu tava torcendo para que Portugal aplicasse uma goleada no time da Coréia do Norte, para que a classificação de Costa do Marfim ficasse cada vez mais difícil.

O primeiro tempo terminou 1 a 0 para Portugal, magro. Mas foi só começar o segundo tempo e aos 8min já estava 2 a 0. Daí para frente, pareceu enredo do livro “Ensaio sobre a Cegueira”: a defesa da Coréia do Norte foi ficando totalmente cega e os atacantes de Portugal eram os únicos que viam a bola, que entrou mais 5 vezes dentro do gol dos nortecoreanos.

É sabido que Saramago não acreditava em Deus. Não sei se ele gostava de Futebol. Mas imagino que nem os portugueses mais religiosos teriam pedido aos céus uma goleada de 7 a 0. Em Copa do Mundo, pedir a Deus uma goleada deste tamanho, seria um pecado já na intenção, comparado à gula e à luxúria. Só sei que os Deuses do Futebol conspiraram a favor de Portugal, nesta vitória sobre a Coréia do Norte. Portugal ficou muito perto da classificação, mesmo se vier a perder do Brasil, na próxima sexta-feira.

O curioso, nesta partida, foi que os gols de Portugal iam saindo e nada de gol do astro Cristiano Ronaldo, que não marcava gols em partidas oficiais havia quase dois anos. Mas, dentre os 7 gols, pelo menos um tinha que ser de Cristiano Ronaldo: ele fez o sexto gol desta goleada. E, para provar que os Deuses do Futebol, além de permitirem esta goleada, também queriam um gol do Cristiano Ronaldo, a jogada deste gol também foi curiosa: Cristiano Ronaldo divide com o goleiro adversário e passa da bola; a bola também queria ver um gol dele, pois como se tivesse ímã, subiu pelas suas costas, fez um afago na sua cabeça, para cair bem na sua frente, com o gol vazio, Cristiano Ronaldo só teve o trabalho de colocar e sorrir.

Por falar em sorrir, Cristiano Ronaldo está sorrindo o tempo todo. Sorri quando se toca o Hino de Portugal. Sorri quando o gol não sai. Sorri quando seus companheiros marcam os gols. Sorri até da sua má sorte, quando erra gols.

Mas eu imagino o porquê de Cristiano Ronaldo estar sorrindo à toa. E não é por causa do Futebol não. É que ele está namorando a modelo russa Irina Shayk e dizem que ele já declarou que “essa é para casar”, com todo o sotaque português que ele tem direito.

Caríssimo Leitorcedor, a recomendação continua a mesma: vá no Google, buscando por imagens, e digite Irina Shayk, respire fundo e entenda o verdadeiro significado daquela máxima portuguesa, que está no prefácio de “O Eu profundo e os outros Eus” do genial poeta português Fernando Pessoa: “navegar é preciso, viver não é preciso”...

...veja o que o Cristiano Ronaldo está vendo bem de perto, o que poderia ser um enredo de “O Ensaio sobre a Visão”.

Irina Shayk:

  
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

.

.
.

.

.
.

AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: