(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caminhando

.

O Goiás venceu o São Paulo, aqui no Serra Dourada. Foi mais um passo importante nesta caminhada longa e difícil, que vai ser este Brasileirão para o Meu Goiás.

Apesar de que o time do São Paulo não veio com a sua defesa titular, era o São Paulo e vencer o time do São Paulo não é fácil. Aliás, fazia um tempão que a equipe do São Paulo não sofria gols.

Não foi um jogo bonito. A equipe do São Paulo não estava em uma noite inspirada (adoro estas expressões do jargão do futebol), enquanto que o Goiás não se aproveitava da posse de bola, não trabalhava a bola no meio de campo e, nas tentativas de lançar a bola para o ataque, as jogadas eram desarmadas pela defesa sãopaulina.

Nota-se que os jogadores do Goiás estão se empenhando dentro de campo. Quando há carência técnica, a superação pode ser conseguida com dedicação. E, pelo menos, os jogadores do Goiás estão correndo muito. Falta jogador, sim. Mas, mesmo com o elenco que tem, o Goiás precisa de mais tempo para acertar o melhor posicionamento da equipe dentro de campo. E isto está se refletindo nas jogadas de ataque. Pelo fato de não termos um goleador, um atacante de área e, pelo fato de que o Leão está tendo que colocar o time para jogar no 4-5-1, mesmo dentro do Serra Dourada, o time do Goiás fica trocando passes em frente da área adversária, sem conseguir finalizar em gol.

O primeiro tempo desta partida revelou o que foi o desempenho de Goiás e São Paulo. Muitos passes errados, poucos chutes a gol. Os dois gols, um para cada lado, tinham que vir de bola parada. O São Paulo abriu o marcador com um gol de falta, enquanto que o Goiás empatou, de pênalti.

O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, apesar de que o Goiás procurou mais o gol no início. A equipe do São Paulo esperava por um erro da defesa do Goiás, o que não aconteceu. E a partida caminhou com os repetidos erros de passes das duas equipes. Quando parecia que a partida terminaria empatada, Jonílson chutou de fora da área (com a perna esquerda, que não é a boa) e Rogério Ceni não conseguiu defender a bola que entrou no cantinho. Finalzinho do jogo, já não havia mais tempo para o São Paulo reagir.  

Foi uma vitória significativa para o Goiás, por vários motivos, o principal deles é que o Goiás, pela primeira vez, não está na zona do rebaixamento.

O que podemos tirar de conclusão é que o técnico Leão já está conseguindo alguns progressos. Por exemplo, com a escalação do volante Wellington Monteiro (no lugar de Hugo) para jogar junto do Amaral, a zaga ficou mais protegida e os erros cometidos anteriormente (os espaços deixados na defesa), desta vez aconteceram em menor número.

Outra conclusão (que já alertamos em pôsti anterior) é que o Romerito não vai conseguir manter o ritmo que imprimiu naquela vitória sobre o Atlético Goianiense. A experiência e a garra do Romerito é fundamental para a equipe, mas é impossível que Romerito defenda, conduza e distribua a bola, vá ao ataque e finalize as jogadas o tempo todo em todos os jogos. Nesta partida contra o São Paulo, o Romerito se cansou já na metade do segundo tempo. Foi corretamente substituído (e na hora certa), mas o time perdeu muito na criação, especialmente na posse de bola. O garoto Johnathan, que o substituiu, é mais um jogador jovem e bem disposto, mas pouco acrescentou para a criação de jogadas no meio de campo. Johnathan é um jogador que rende mais quando joga no ataque, recebendo as bolas. Precisamos de jogadores que possam fazer a função do Romerito.

É impressionante como está sendo difícil para o lateral Douglas reencontrar aquele futebol que o levou para a Seleção Sub-20. Nas duas últimas partidas, Douglas foi muito acionado e continuará sendo, portanto, espera-se mais qualidade de Douglas, especialmente nos passes e nos cruzamentos para a área.

O técnico Leão sabe “ler” uma partida. Substituiu o Romerito na hora certa. Tirou o Bernardo (bom jogador!) e colocou Rafael Moura lá entre os zagueiros, para prender a defesa do São Paulo e não deixá-los subir em bloco. E, para que o Douglas não levasse o segundo cartão amarelo, colocou o Wendell, que se não fez muita coisa, foi dele o passe para trás, para Jonílson, que vinha da intermediária, no lance do segundo gol.

Por falar em Bernardo, a cada jogo que passa, este jovem se firma como um jogador que vai produzir muito para o Goiás. Bernardo, além de habilidoso, chuta bem, chuta forte e faz o que poucos fazem: chuta de fora da área, dando trabalho para o goleiro adversário. E tem personalidade. Pênalti marcado para o Goiás, todo mundo pensava que seria o Romerito quem iria bater. Bernardo pegou a bola, assumiu a responsabilidade e bateu firme, como deve ser batido um pênalti: bola forte, rasteira, goleiro num canto, bola no outro.     

Gostei.

Gostei tanto, que nem falei mal do Wellington Saci. Então vai: esse Wellington Saci é muito ruim. E, por falar em jogador ruim, o Éverton Santos vai aprender muito aqui no Goiás, por exemplo, para começar, vai aprender a jogar futebol, pois lá no Palmeras, ele deve ter “matado muita aula”.

E vamos caminhando.

AL-Braço
AL-©haer 

3 comentários:

Fábio Almeida disse...

Achei que o Wellington Saci jogou até bem neste jogo contra o Goiás. Sentimos muita falta de um goleador,erramos muito passe, a zaga tá boa, as vezes a marcação era afobada e tinham dois zagueiros em cima de um só. Mas tá melhorando ....

AL-Chaer disse...

Caro Fábio Almeida,

Admito que estou sendo um pouco rigoroso com o jogador Wellington Saci.

Admito, também, que exigir muito dele seria perda de tempo.

O que ocorreu nesta partida contra o São Paulo é que o Wellington Saci dedicou-se um pouco mais, justamente porque a partida foi contra um "time grande".

Vamos acompanhar, mas o Wellington Saci joga de forma displcente contra times "médios". Ele só quer "fazer vitrine" contra times ditos "grandes".

Na minha opinião, não dá para confiar no futebol do Wellington Saci.

AL-Braços
AL-Chaer

Fábio Almeida disse...

E mais uma vitória do Goiás, e esta foi muito boa, sobre o Flamengo no maracanã. Resultado parecido com o do ultimo jogo, contra o São Paulo, onde empatamos e viramos tudo no segundo tempo. Substituições acertadas a do técnico Leão. Quanto ao Saci, que pena que é desta forma, parece que futebol tem, mas só mostra quando lhe convêm. Assim realmente não dã pra confiar.