(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 9 de agosto de 2009

Perdemos do São Paulo, e daí?

.
E daí que apesar das três bolas na trave que o São Paulo chutou, apesar de que o São Paulo foi melhor, apesar de ficarmos com um jogador a menos (Tolói foi justamente expulso, quando ainda estava 1 a 0 para o São Paulo), apesar do placar mostrar ao final um 3 a 1 (dando a idéia que a vitória foi tranquila), não é fácil vencer o Meu Goiás.

Isto dá uma certa serenidade, quando olhamos do outro lado e vemos que quem nos venceu foi o São Paulo.

Este São Paulo que, se enumerarmos um a um de seus titulares, praticamente o time todo tem vaga de titular nas demais equipes do Futebol Brasileiro. Além do que o Rogério Ceni voltará nas próximas partidas, para fortalecer mais ainda esta equipe, que certamente brigará pelo Título deste Brasileirão.

Não vou ficar ALqui falando que gostei da derrota. Óbvio que não. Mas não ALchei que o Goiás jogou mal. Comparando com a partida anterior contra o Flamengo, nesta partida contra o São Paulo, o Goiás foi mais constante, pois manteve-se regular na sua postura tática, sem apresentar aquele “branco” do segundo tempo enfrentando o Flamengo.

Caríssima Leitorcedora, caríssimo Leitorcedor, pergunte a qualquer goleiro qual é a bola mais difícil de defender. A resposta (unânime): bolas cabeceadas na entrada da pequena área. Os dois primeiros gols do São Paulo foram de cabeça. Ou seja, não é todo dia que é Santo. Nem para o São Harlei. Méritos para Washington e Jorge Wagner, que anteciparam aos zagueiros do Goiás, com eficiência.

Outro ponto positivo foi a substituição realizada pelo Hélio dos Anjos. Perdendo por 1 a 0, o Goiás voltou do intervalo com mais um atacante – Bruno Meneghel – no lugar do volante Fernando. O Goiás mudou seu 3-6-1 para um 3-5-2 e passou a ter mais posse de bola, na tentativa clara de empatar a partida. O Goiás melhorou com relação ao primeiro tempo. Isto mostra que o time joga bem em outro esquema que não seja o 3-6-1.

Mas o mais importante foi ver que o Goiás, após a expulsão do Rafael Tolói e a marcação do segundo gol do São Paulo, logo em seguida, mesmo assim continuou buscando o gol. Mesmo perdendo por 2 a 0 e a partida caminhando para os 15 minutos finais, o Goiás continuou partindo para cima, o que revela que o Goiás não se abateu em campo. Isto é fundamental. O Goiás tem tido uma postura que – guardadas as devidas proporções – parece com os times europeus, que buscam o gol o tempo todo.

E o Goiás descontou faltando 4 minutos para o término do segundo tempo. E a equipe parece que tava acreditando no empate, pois avançou a marcação e disputava as bolas no meio de campo com disposição que não teve naquele segundo tempo contra a equipe do Flamengo.

Com um jogador a menos e avançando o time, o terceiro gol do São Paulo veio num contra-ataque, numa jogada em que o atacante Borges se colocou bem, foi rápido e preciso ao desviar a bola do Harlei, que saía para tentar a defesa.

Perdemos. Melhor dizendo, o São Paulo venceu. Convenhamos, era o São Paulo, lá no Morumbi.

Há de se dar descontos para o time do Goiás. Apesar de que, desta vez, os “descontos” foram cruéis para o Meu Goiás: dos três gols do São Paulo, dois foram nos acréscimos: o primeiro e o terceiro.

Desconto por desconto, amanhã vou descontar um cheque e trocá-lo por mais yenes.

Compro yenes de um japonês lá na feira. Ele vende laranjas. Mas, amanhã, não vou comprar nem laranja da ilha.

Amanhã, até laranja da ilha estará amarga.


AL-Braço
AL-©haer
.
pós-pôsti: o mais correto seria dizer "...até a laranja da ilha estará azeda"; amargas são as derrotas, mesmo sendo para o São Paulo.
.

Um comentário:

Carlos Edu Bernardes disse...

Caro Al-Chaer, preocupa-me muito o fato de termos juízes covardes e parciais. Sim, parciais quando o jogo é entre um clube intermediário e outro da ELITE mesmo. Cartões fáceis para o 'menos conhecido' e nem advertência para o GRANDE influente em jogadas similares. No sábado o Tardelli detonou os jogadores do Atlético-GO com uma lógica absurda em distribuição de cartões. No domingo o Leonardo Moura do flamengo encostou a boca no cangote do bandeirinha e falou horrores... e o juiz NADA! O André Dias do SP parou o Felipe Menezes com uma falta desclassificante num contrataque e... NADA! Qual é sua análise quanto a isso?