(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A importância da partida de logo mais contra o Náutico

.
Em campeonato por pontos corridos, sabemos, todas das partidas têm a mesma importância. Todas têm 3 pontos em disputa.

Todas as vitórias são saborosas. Algumas mais que outras, especialmente aquelas do “jogo da TV”, geralmente sobre uma equipe tradicional do Futebol Brasileiro.

Há também aquelas em que o gol da vitória sai no finalzinho da partida. Estas são inesquecíveis.

Mas há algumas vitórias que são necessárias.

O jogo de logo mais do Goiás contra o Náutico lá em Recife se configura especial, porque esta é uma partida em que a vitória é necessária tanto para Náutico, quanto para o Goiás. E não estou falando que é necessária porque o Goiás pode atingir a primeira colocação. Não. Eu já tinha pensado nisso mesmo antes da derrota do Palmeiras para Coritiba. O Goiás precisa vencer o Náutico lá em Recife, para mostrar que não vai ser fácil tirar o Goiás do G4. É isto que representa uma vitória hoje à noite. Mais do que figurar na primeira posição, pois a hora de ficar na primeira posição não é agora. A hora de buscar a primeira posição é quando faltar umas 5 ou 6 rodadas para terminar o campeonato.

O Goiás precisa vencer o Náutico lá no caldeirão deles, porque – a princípio - vai ser uma partida dificílima, em função da posição incômoda que o Náutico ocupa na tabela. Depois que o Geninho chegou para comandar o Náutico, o time melhorou. Apesar de que ainda não saiu da ZB (zona de classificação para a Série B), olhando as atuais equipes que estão lá, hoje eu apostaria no Náutico com mais chances de fugir do rebaixamento. E, considerando que o Goiás é a “sensação deste Brasileirão”, vencer o Goiás é um resultado excelente para qualquer equipe.

Então, considerando que o Náutico, junto à sua torcida, não pode perder (para o Goiás e para nenhuma outra equipe) e considerando que, atualmente, vencer o Goiás é certeza de destaque em mídia nacional, é por isto que nesta partida o Goiás tem que vencer.

É óbvio que o Goiás não vai vencer todas. Mas, especificamente nesta partida de logo mais contra o Náutico lá em Recife, uma vitória do Goiás sedimentará mais ainda o ótimo momento que está na competição.

O Hélio dos Anjos tem falado que “podemos sonhar mais alto”. E ele tem direito de falar isto para os jogadores do Goiás.

Mas este “sonhar mais alto” deve ser com os pés no chão. Enquanto o Fernandão não estréia, o Goiás não deve abandonar o seu eficiente 3-6-1. Quando o Fernandão entrar no time, aí sim, um 3-5-2 será necessário, em um determinado período das partidas.

O Goiás tem que ganhar do Náutico, mas da mesma maneira que tem conseguido a maioria de suas vitórias neste Brasileirão. Fechadinho lá atrás e partindo nos contra-ataques. O campo lá nos Aflitos tem as dimensões menores, ou seja, vai ser um jogo truncado e muito congestionado no meio de campo, pois o Geninho também é adepto de um 3-5-2 e sabe treinar bem uma defesa.

Meu pALpite é 1 a 0 para o Goiás.

Gol de cabeça do Rafael Tolói.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: