(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Falta um pontinho só

.
Caríssimos esmeraldinos, só falta um pontinho, unzinho só, para – matematicamente – garantirmos presença na Série A de 2009.

Não. Não estou brincando.

Falo sério. Fiquei traumatizado com o que aconteceu no ano passado. Ficar fazendo contas até a última rodada para se livrar do rebaixamento é de arrebentar neurônios e descarregar as baterias das calculadoras.

Depois do desastroso início neste Brasileirão, o que eu queria era – apenas - que o Goiás se livrasse do rebaixamento. Então, como ainda não chegamos aos 45PG (estamos com 44!!!), a comemoração ficou para as rodadas seguintes.

Digo “as” rodadas seguintes, pois a próxima partida, lá em Curitiba (com u) contra o Coritiba (com ó) vai ser muito difícil. A equipe do Coritiba é muito boa e a torcida deles vai encher o Couto Pereira. Se o Goiás retornar de lá com um empate, será um excelente resultado. Depois, tem o Vasco, aqui no Serra Dourada. Se estão pensando que o Vasco está morto, enganam. Uma hora o Vasco iria reagir. E, eu acho que esta reação do Vasco começou lá em Recife, no empate (que era para ser uma vitória) contra o Sport. Logo em seguida, temos o Palmeiras, lá no Parque Antárctica. E, voltamos ao Serra, para receber o Cruzeiro...

Vou parar por aqui. Confesso que – também - cheguei a fazer as contas para a classificação para a Libertadores. Mas, depois dos empates contra o Fluminense e Internacional, o Goiás só alcança a ZL (Zona da Libertadores) se o pessoal de cima empatar vários jogos e o Goiás vencer tudo que vem pela frente.

Acho que, se a Comissão Técnica e os jogadores do Goiás tinham mesmo o objetivo de classificação para a Libertadores, agora – convenhamos – ficou praticamente impossível. Basta ver os números. E, imagino que os próprios jogadores vão “desanimar” um pouquinho e, a partir de agora, vão tirar o pé do acelerador, até porque, não adianta mais correr.

Foi uma pena o pênalti desperdiçado pelo Iarley, no final do primeiro tempo, contra o Inter, o que seria o 2 a 1, que poderia levar o Goiás a mais uma vitória. Engraçado...contra o Santos, o Iarley marcou o terceiro gol, de pênalti, mas chutou forte e alto e, quase que a bola vai para fora. Contra o Inter, Iarley não mudou a forma de bater o pênalti, mas – desta vez – conseguiu mandar a bola por cima do travessão. Paciência.

Depois de um período fora da equipe, por contusão, Romerito ficou à disposição para jogar. O que era para ser um “bom problema” para o técnico Hélio dos Anjos, que passaria a ter mais uma ótima opção, passou a ser um “mau problema”, pois Romerito entrou totalmente fora de ritmo contra o Internacional e, infelizmente, atrapalhou o esquema tático. A equipe do Goiás, no segundo tempo, com o Romerito em campo, não conseguiu trocar as bolas rápidas, nem pela esquerda, nem pela direita, pois quando a bola chegava nos pés de Romerito, ele se enrolava com ela, dando condições para a defesa adversária se reorganizar ou, perdendo a posse da bola, oferecendo os contra-ataques. Às vezes, o Romerito não sabia se passava a bola, ou se limpava a jogada para tentar o chute a gol. E, quando tinha opção de chutar a gol, via-se claramente sua falta de ritmo, com chutes fracos, de fácil defesa. Sua colocação na área, também, estava sempre fora do tempo da bola. Foi um tiro n’água a entrada do Romerito nesta partida contra o Inter. O Romerito seria jogador para entrar contra o Coritiba e contra o Palmeiras, nas partidas fora de casa, para cadenciar as jogadas, pela sua experiência.

Contra o desfalcado Internacional (sem Gustavo Nery, Guiñazu, D’Alessandro e Alex), era para a gente ter jogado com Anderson Gomes e Iarley lá na frente, tal qual jogamos contra o Santos. Desta vez, o Hélio dos Anjos errou e desperdiçamos a chance de vencer mais uma, que seria a oitava vitória seguida nos jogos no Serra Dourada.

Já não vou mais trocar meus dólares por yenes.

Só quero esse tal pontinho que está faltando.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: