(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Corinthians sobrou na série B

.
Se muita coisa faltou para o Corinthians no ano passado, culminando com o rebaixamento para a Série B, contudo, neste ano de 2008, a equipe do Corinthians sobrou e era questão de tempo a conquista da vaga que retorna o TIMÃO à elite do Futebol Brasileiro, para o ano que vem.

Alguns jogadores da desastrosa campanha de 2007 foram mantidos. Algumas contratações sem muita expressão foram feitas. Alguns jogadores se revelaram. A sua Torcida (com T maiúsculo de TIMÃO) não o abandonou, como está escrito na camisa. Um excelente técnico conseguiu juntar os cacos e não foi difícil para o Corinthians, que só perdeu duas partidas até o momento (uma – zebra -, a derrota para o Bahia em São Paulo, no primeiro turno; outra, para o Vila Nova, no Serra Dourada, num dos raros momentos em que um adversário foi reconhecidamente superior ao Corinthians).

Depois que o rebaixamento foi instituído, algumas equipes tradicionais, que chamamos de “times grandes”, já amargaram pela Série B. No entanto, normalmente, esses times “voltam” no ano seguinte.

Só para a gente não deixar cair no esquecimento, uma exceção foi o Fluminense, que caiu da A para a B e, em seguida, da B para a C. Aí veio a Copa João Havelange e um “convite” trouxe, pela porta dos fundos, o Fluminense diretamente da Série C para o Grupo Principal, que hoje é, novamente chamado de Série A.

Também teve um ano em que o Grêmio foi rebaixado, mas o regulamento do torneio de acesso previa o retorno de 12 equipes: foi tranqüilo para o Grêmio retornar no ano seguinte. Recentemente, o Grêmio teve mais dificuldades, o que gerou a fita A Batalha dos Aflitos, documentário que guardou para a posteridade aquela partida inacreditável contra o Náutico. Eu assisti pela TV e até hoje fico pensando o quê fez o Náutico não conseguir a vaga naquele ano. Futebol.

Quando o Atlético-MG desceu, voltou no ano seguinte, mas somente no segundo turno conseguiu deslanchar na Série B em que participou. Palmeiras e Botafogo também estiveram lá na Série B e retornaram no ano seguinte.

Mas nenhuma destas equipes “grandes” foi tão superior numa Série B como foi esta equipe do Corinthians, nesta edição de 2008.

O TIMÃO está de volta à Série A. Com méritos. Todos.

Só falta confirmar o Título da Série B de 2008, que – também – deve vir com rodadas de antecedência.

O Corinthians – com o atual elenco e técnico – é uma equipe para não fazer feio no Brasileirão de 2009.

Mas pode ser que perca o seu técnico, o competente e equilibrado Mano Menezes, para a Seleção.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: