(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Depois de mais de três meses

Sim, caríssima Leitorcedora Esmeraldina, caríssimo Leitorcedor Esmeraldino, antes de comemorar, precisamos dar uma beliscada em nós mesmos (cada um se belisque aí, senão dá confusão), porque já ia para mais de 90 dias que o Nosso Goiás não sabia o que era vencer uma partida. É verdade. E foi uma vitória com "sobras": 3 a 1 contra o Guarani, aqui no Serra Dourada, no início do returno do Brasileirão.

Quando o Goiás fez 1 a 0, mantive a calma. Ainda no primeiro tempo, 2 a 0. Eu me contive. O primeiro tempo terminou com a nossa vitória parcial por 2 a 0 e eu fiquei pensando, no intervalo, como é que o Guarani iria "virar" a partida.

O time do Guarani começou bem o campeonato, assim como foi com o Ceará e Avaí. As rodadas foram acontecendo e estas três equipes começaram a cair de produção e, consequentemente, cair na tabela de classificação. Na primeira partida lá em Campinas, o Guarani venceu o Goiás Era a primeira rodada e ainda não tínhamos elementos para avaliar as equipes. Neste confronto, pelo returno, viu-se que o time do Guarani joga muito retrancado fora de casa, apresentando uma única jogada de ataque, pela esquerda, com o jogador (bom jogador) Apodi. E, mesmo guardando-de na defesa, o seu miolo de zaga fica meio perdido, quando pressionado, porque os volantes combatem pouco. Mas, mesmo assim, fiquei "desconfiado", achando que o Goiás "conseguiria" perder do Guarani, o que - para alívio - não aconteceu.

Como foi que o Goiás "construiu" a vitória sobre o Guarani? Primeiramente, o esquema 3-5-2 tem sido a única opção do Goiás, na tentativa de levar menos gols do que a sua média de quase 2 gols sofridos por partida. Congestionar o miolo de zaga com três zaqueiros foi uma estratégia correta e funcionou, pois o Goiás sofreu apenas 1 gol, nesta partida contra o Guarani.

Gostei (e já tinha pedido isto aqui em "pôsti" anterior) de ver o Romerito de titular. A experiência e habilidade de Romerito ajuda Bernardo na armação de jogadas de meio de campo e, na transição para o ataque, vimos hoje umas boas e frutíferas triangulações entre Romerito, Bernardo e Felipe. Por falar em Felipe, este correu muito, movimentou-se bastante e sua vocação de artilheiro foi recompensada por 2 gols (um ao seu estilo, entrando na grande área e batendo cruzado, forte e rasteiro, tirando do goleiro; outro, de pênalti).

É bem verdade que o Guarani não foi um adversário que buscou a vitória, o que facilitou a vida do Goiás, nesta partida. Quando o time do Guarani marcou seu gol, já estava 3 a 0 e não havia tempo nem futebol para uma reação.

Sabemos que o time do Goiás tem um elenco limitado (técnica e taticamente e a preparação física não é das melhores), mas - mesmo vendo a equipe se esforçar em campo - há alguns "atletas" que beiram o ridículo, por exemplo o lateral Carlos Alberto, o zagueiro Marcão e o lateral Wellington Saci.

Apesar da vitória contra o Guarani, falta muito ainda.

Vamos ver como será o comportamento da equipe, daqui para frente, para saber o que representa - realmente - esta vitória sobre o Guarani.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: