(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ACG avança

O Atlético Goianiense segue bem na sua recuperação, que começou na brilhante goleada sobre o Palmeiras, lá em São Paulo, há quatro rodadas. Aquela vitória foi fundamental para devolver a confiança à equipe. Já que estamos em época de eleição, o ACG pode pegar emprestado aquela frase da campanha presidencial do Barack Obama: “Yes We Can!”


E depois que o Elias resolveu jogar nestas últimas quatro partidas, realmente o time do Atlético Goianiense pode sim deixar a zona do rebaixamento e se manter na Série A para 2011.

Mas não é somente o Elias que está jogando bem. É fato que o fator-Elias foi um catalisador que reacendeu o Dragão (como é carinhosamente chamado o ACG pela sua torcida), mas a chegada do técnico Renê Simões, com sua habitual calma, é que está fazendo a diferença. Renê Simões já consertou o sistema defensivo do ACG. Ainda há falhas, sim, mas são pontuais, por exemplo, contra o São Paulo, o Atlético Goianiense sofreu dois gols de cabeça. Ficou a reclamação de que Dagoberto fez “carga” no segundo gol do São Paulo, mas o que observei foi uma ingenuidade da zaga nos dois gols sofridos. Isto não ocorreu, na última partida, contra o Vitória. Já é uma evolução.

O lateral Thiago Feltri é outro que evoluiu bastante. Está mais disciplinado – taticamente – e tem voltado para a defesa, quando o time perde a posse de bola. Já não aparecem aqueles vazios na ala esquerda do ACG e a zaga não fica mais preocupada em cobrir este setor, pois os volantes Agenor e Pituca estão bem atentos e exercem esta função.

O goleiro Márcio continua sendo um dos principais jogadores do ACG, não somente pelas defesas que tranquilizam o time, mas também pela experiência e liderança. E a contratação de Diguinho foi um acerto e tanto, pois este jogador ajuda tanto os volantes na defesa, quanto na ligação direta com Elias, quando o ACG recupera a bola.

Quando está no banco de reservas, Juninho tem sido uma espécie de décimo segundo jogador. Contra o Vitória, entrou no segundo tempo e, na primeira vez que tocou na bola, ampliou para 2 a 0, abrindo caminho para a goleada que seria construída a partir daquele momento. Foi dele, também, o quarto e último gol, em jogada que Elias fez um lançamento primoroso, Juninho ganhou na corrida do zagueiro e, mesmo empurrado pelo adversário, desequilibrado conseguiu bater na bola tirando do goleirão Viafra, que ainda tocou na bola, sem conseguir impedir que esta fosse para dentro.

Foi uma falta de sorte o Atlético Goianiense ter cedido o empate para o Avaí, aqui no Serra Dourada, como foi injusta a derrota para o São Paulo lá no Morumbi. Mas vê-se que o time do ACG não se abateu, com estes pontos perdidos.

O técnico Renê Simões insiste que “cada jogo é um jogo” e que seja focado uma partida por vez. Ele está certo. Certinho. O ACG amargou muitas rodadas na “lanterna”. Mas, nas últimas quatro rodadas, já passou a “lanterna” para o Goiás e já deixou o Grêmio Prudente na 19ª colocação. Já igualou em pontos ganhos com o Atlético-MG, perdendo a posição apenas pelo número de vitórias. Por falar em vitória, está a uma vitória do 16º colocado, que é o Grêmio.

Fácil não está, mas pelo menos o time do ACG está jogando bem, com confiança, ganhando pontos e subindo na tabela de classificação.

É este o caminho. Que o ACG segue. E segue bem.


AL-Braços
AL-©haer

Nenhum comentário: