(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 25 de setembro de 2010

Goiás no esquema 3-6-1 sem inventar !!!

Num falei? O esquema do Goiás tem que ser 3-6-1 e fim de papo!

Depois daquela “invenção de moda” em que Jorginho mudou o esquema para 4-3-3 (e foi aquele desastre, contra o Atlético Goianiense), o Goiás voltou à disposição tática 3-6-1, que É A ÚNICA OPÇÃO QUE TEMOS.

Lá no Morumbi, contra o São Paulo, conseguimos complicar a vida do ataque adversário e, nos contra-ataques, surpreendemos com um 3 a 0 já no primeiro tempo. No segundo tempo, não marcamos mais gols, mas também não sofremos nenhum. E “São” Harlei fez seus milagrinhos básicos.

É simples. Time limitado tem que jogar “fechadinho” lá atrás. E o Goiás não pode mudar seu esquema de jogo, nem quando joga no Serra Dourada.

Na partida contra o São Paulo, deu tudo certo para o Goiás. A defesa conseguia parar o ataque sãopaulino e o time saía rápido para o ataque, envolvendo a defesa adversária, que ficou assustada com a eficiência tática com que o Goiás conduzia a partida. Outro ponto positivo foi que o meio de campo “roubou” várias bolas, construindo jogadas que originaram os dois últimos gols do Goiás. Se o 1 a 0 já era um “susto” para o São Paulo, os 3 a 0, ainda no primeiro tempo, selaram a excelente vitória esmeraldina em pleno Morumbi. No segundo tempo, a receita foi “segurar” a pressão, no que o Goiás foi muito competente, pois fechava os espaços, sem cometer muitas faltas.

Podíamos ter feito mais gols no segundo tempo, mas quem joga lá na frente é o Rafael Moura, né? Por falar em Rafael Moura, hoje ele marcou um gol “com a sua assinatura”: Felipe entrou na área, pela esquerda e tocou para o Rafael Moura, quase na pequena área, cara a cara com Rogério Ceni; Rafael Moura só teve trabalho de empurrar para o gol, quase vazio (desse jeito ele marca). Mas aconteceu uma situação inusitada: o terceiro gol do Goiás foi um gol típico de artilheiro “matador”; e, para minha surpresa, o gol foi do Rafael Moura!!! Nem acreditei, quando vi.

Para nossa sorte, a goleada nos dava direito de perder gols e perder contra-ataques com erros de passe bisonhos. E, quando a bola caía nos pés do Rafael Moura, era ele que protagonizava a maioria destas bolas perdidas.

Felipe foi um MONSTRO, nesta partida contra o São Paulo. E Rafael Tolói não falha, quando tem a seu lado dois zagueiros. E, com três zagueiros, poucas são as bolas cabeceadas para a nossa meta. Hoje tivemos duas, mas “São” Harlei estava lá para fazer seus milagres.

Jorginho, não inventa mais não, tá?

Vamos combinar assim: até se o Goiás for jogar contra o W.O., bota o time “fechadinho” no 3-6-1; isto facilita o nosso sistema defensivo e, nos contra-ataques, manda a bola para o Felipe e vamos ver o que acontece.

AL-Braço
AL-©haer 

2 comentários:

xMao_Elphiates disse...

E o 3-5-2 não funciona Al-Chaer? Só o Rafael Moura lá na frente é uma tristeza. Coloca o Felipe mais adiantado.Sei que funcionou o 3-6-1, mas ao menos em casa avancar um pouquinho. E hoje ouvi a notícia de mais um reforço para o Goiás, o meia Marcelo Costa.

xMao_Elphiates disse...

E é hoje Goiás e Flamento, a expectativa é grande e confesso que estou confiante!