(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Aquelas" camisas do Dunga

.
Copa América.

Copa das Confederações.

Agora, a classificação para a Copa da África. A Seleção Brasileira continua sendo a única a participar de todas as Copas (e, lembremos, já tem presença garantida para a de Copa de 2014, como País-Sede).

Eu fui um dos que criticaram a escolha do Dunga para o comando da Seleção. Pudera, Dunga não tinha sido treinador até aquele momento e, começar logo pela Seleção?! Já que não precisava ter sido técnico de nada, eu também queria ter sido chamado para treinador da Seleção. Achei injusto. Não a escolha do Dunga. Achei injusto eu ter ficado de fora.

Imaginei que a passagem de Dunga pela seleção estaria com um prazo de validade pré-estabelecido. Pensei que ele ficaria ali até passar a ressaca da figuração turbulenta e desastrada da Copa de 2006. Cheguei até a engendrar na minha mente que o “fator Dunga” era uma estratégia para desviar a discussão sobre os “bastidores” da Copa da Alemanha. E, parece que a idéia deu certo, pois até sobre a camisa do Dunga se discutiu em vários programas de TV e de rádio e nas rodas de buteco.

É bem verdade que a Seleção é “utilizada” como “atalhos” para a transação de alguns jogadores para o exterior e a mais recente tentativa foi a do Diego Tardelli, convocado para aquele amistoso contra a Estônia. Mas isto não é “privilégio” do Dunga. Outros treinadores que passaram por lá fizeram o mesmo. E outros o farão.

A Copa do Mundo (a sua “fase final”, como a FIFA gosta de chamar) é o campeonato mais fácil de se vencer. Na primeira fase, pode-se classificar até com 3 empates (vide a Itália em 1982, que depois acabou sendo a Campeã). Na copa de 82 precisavam-se jogar 6 partidas para ser Campeão. Depois, com o aumento de vagas, uma partida a mais, ou seja, agora são 7 confrontos. E, pode-se vencer a finalíssima através de uma disputa de “tiros livres da marca do pênalti”, depois de um empate sem gols após tempo regulamentar e prorrogação (vide o Brasil em 94). Até o Parreira já foi Campeão do Mundo.

Objetivamente falando, o Dunga está a 7 partidas de levar o Brasil ao título de Campeão do Mundo. O “Hexa” !!!

A “Era Dunga” pode ter mais um capítulo. Confesso que, por este capítulo eu não esperava. Mas ele pode ser escrito. De verde e amarelo.

Se eu fosse o Dunga, eu voltaria a usar aquelas camisas.

Só de sacanagem. Só de gozação com a cara de todos que o criticaram (inclusive eu).

O Dunga tá podendo.

E eu, que pensava que já “tinha engolido tudo”...tenho que começar a admitir que aquelas camisas do Dunga até que são “fashion”...

Lá na NBA, o ala-pivô brasileiro Anderson Varejão, do Cleveland, é homenageado uma vez por ano, pela torcida. O evento chama-se “Varejão Day”. Os torcedores lotam o The Quicken Loans Arena e se vestem com uma peruca alusiva à vasta cabeleira do Varejão. Uma festa que já entrou para o Guinness Book, como a “Noite das Perucas”.

Se a moda pega, já pensou? A Seleção do Dunga Campeã do Mundo...e nós aqui vestindo as camisas do Dunga, pra comemorar?

Eu, hein?!

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: