(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Made in Paraguai

.
Foi correta a idéia do Hélio dos Anjos em poupar alguns jogadores, na partida de ida pelas oitavas de final da Copa Sulamiranda (ôôôps! Sulamericana) contra o Cerro Portenho lá no Paraguai. Como também Hélio dos Anjos acertou em colocar de titular o Ramalho e o Felipe, dois jogadores que já contribuíram muito para a equipe, mas que perderam a condição de titular para o Brasileirão.
.
Mas, era de se esperar que, sem Iarley e sem Júlio César, o time perderia muito, pois ambos são - atualmente - os jogadores mais eficientes do Goiás. Os melhores.
.
No entanto, acho que o Hélio dos Anjos exgerou ao deixar o Felipe sozinho lá na frente. Quem consegue "jogar sozinho" lá na frente é o Iarley. Então, para não perder a característica do sistema 3-6-1 (com variação para 3-5-2) que tem dado certo, o ideal seria jogar um tempo com o Fernandão se aproximando do Felipe e, no outro, com Iarley no lugar de Fernandão.
.
Outra "novidade" nesta partida foi a falta de controle emocional do Leandro Eusébio, que tem jogado bem na terra do guaraná, mas não estava preparado para a "catimba" guarany. A consequência disto foi uma desorganização total do posicionamento dos três zagueiros. Aliado a esta fato, sem a presença do Júlio César (o que diminuiu a posse de bola da equipe) e com uma atuação apagada do Vitor, foi muita bola para a nossa área, o que complicou bastante a vida do Harlei, que não teve culpa nos dois gols de cabeça do Cerro Portenho. O São Harlei até defendeu um pênalti.
.
Acho que tanto o Hélio dos Anjos, quanto os jogadores, subestimaram a capacidade da equipe do Cerro Portenho. O time paraguaio partiu pra cima o tempo todo e, ao final, a derrota do Goiás por 2 a 0 "ficou barato".
.
Felipe tentou, mesmo sozinho lá na frente. Zé Carlos também tentou, dentro de suas limitações. Léo Lima foi o único que manteve a boa performance que tem apresentado no Brasileirão. Estava 1 a 0 quando Fernandão entrou no lugar de Ramalho. Logo em seguida a equipe do Cerro ampliou para 2 a 0. Apesar de que Fernandão, em poucas jogadas, mostrou sua qualidade e habilidade e, junto com Léo Lima melhorou a posse de bola do Goiás, Vitor foi expulso, prejudicando uma possivel reação do Goiás e a equipe do Cerro Portenho soube segurar a vantagem de 2 a 0 até o final da partida.
.
Os jogadores do Goiás têm direito de comprar uns "brinquedinhos" lá no Free Shop. Mas a maneira com que esta equipe Made in Paraguai jogou, deve ficar por lá.
.
AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: