(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pernas pra que te quero

.
Começou neste final de semana de 5/6 de julho e vai até o final de semana de 9/10 de agosto uma maratona de 11 partidas que cada clube realizará, o que será a segunda metade do Primeiro Turno do Brasileirão 2008.

As equipes ainda se movimentam com contratações e vendas de jogadores e mudanças de técnicos.
Alguns times que começaram bem mal o campeonato, como exemplo o Goiás e o Ipatinga, esboçam lampejos de reação. Equipes como o Santos ainda não engrenaram. Praticamente o campeonato começou neste final de semana para o Fluminense que, priorizando a Libertadores, teve que colocar a meninada para correr nos primeiros 8 jogos do Brasileirão.

Quem aposta que Goiás, Santos e Fluminense vão continuar na zona de rebaixamento por muito tempo?

Quem aposta que Náutico, Portuguesa, Figueirense, Atlético-MG e Coritiba vão continuar fora da zona de rebaixamento? E, por quanto tempo?

Cinco pontos separam Goiás (17º, 9PG) de Náutico (6º, 14PG).

Sabemos que o campeonato é longo. Sabemos. Sabemos que algumas equipes apresentam reações inesperadas e, no Segundo Turno, começam a correr por fora e atropelar muitos que estão na frente. Acontece. Às vezes não dá para chegar no G4, mas uma classificação para a Sulamericana já é uma vitória para quem amargou as últimas posições, por longo tempo na competição.

Mas voltemos a analisar a situação de Goiás, Santos e Fluminense. E esta análise é especial por três motivos:
  • Torço para o Goiás;
  • o Santos dispensa apresentações;
  • o Fluminense jogou um belo e convincente futebol, prá frente, cometendo poucas faltas, na Libertadores.


Então eu diria que, se estas três equipes vão (ou melhor, estão querendo) crescer na competição, para que saiam da zona do rebaixamento, outras três que estão – atualmente – acima, terão que trocar de posição.
Mas a questão não é apenas começarem a vencer suas partidas. O problema é saber quais equipes – dentre as que estão na frente – se habilitarão a começar a perder seus jogos. E a pressão aumenta, principalmente nos confrontos diretos, aqueles que passam a valer 6 pontos.


Para as equipes que estão no pelotão de frente, uma derrota não tem o peso que tem uma derrota para quem está lá em baixo. Então, a derrota passa a ser um acidente de percurso, apenas. E nova vitória coloca a equipe em condições de até voltar a brigar pela primeira colocação. Vejam o caso do Flamengo. Na próxima rodada, pode perder que ainda se manterá Líder Isolado, pela "gordura" que são os 5 Pontos Ganhos à frente do segundo colocado, que são quatro equipes: Cruzeiro, Grêmio, Vitória e Palmeiras.

Se as equipes ainda não estão no seu melhor momento na competição, considerando os acertos táticos e a ambientação dos novos jogadores e dos técnicos, contudo, há um fator que será primordial nestas próximas 10 partidas, que completam o Primeiro Turno: as pernas!

Quem tiver mais pernas, quem tiver mais condicionamento físico, quem tiver mais quantidade de jogadores (para as substituições em função do cansaço, suspensões e contusões) terminará o Primeiro Turno em uma boa situação. Entenda-se "boa situação", para o pelotão de cima, as equipes que estarão no G4 e, para o restante, quem estiver fora da zona de rebaixamento.

A contar da rodada deste final de semana (já realizada), serão 11 partidas em 36 dias.

Uma média de 1 jogo a cada 3,27 dias.


Não basta somente tática e técnica. Quem não tiver pernas, não dará os passos necessários. Nem muitos. Nem muito longos.

Este Brasileirão é um campeonato de fôlego. Haja fôlego!

Uma competente preparação física vale muito. Às vezes mais que o técnico. Às vezes mais que um craque. Infelizmente.


AL-Braços
AL-©haer

Um comentário:

Anônimo disse...

Ahhh! Agora sim...
Al-Chaer, queria fazer um convite: quando puder, se quiser e, claro, tiver um tempo, passe lá no meu blog, onde publico textos (pretensiosamente) divertidos, além de algumas reflexões sobre o dia a dia. Será um prazer!
Grande abraço,
Joao Luis Amaral
http://mickeyamaral.blog.terra.com.br