(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

terça-feira, 30 de novembro de 2010

BARCELONA e a DANÇA DE SALÃO !!!


Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor.

Anota a data aí: 29/11/2010.

Era aniversário do Barcelona. Era dia de Barcelona x Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. O Camp Nou todo de Bordeaux, Azul e Amarelo. Cem mil no estádio. Quatrocentos milhões assistindo pela TV. O “Jogo de Futebol” do “Futebol”. Foi 5 a 0 para o “Barça”, fora o chocolate de cobertura, para o merengue ficar mais gostoso. Com exceção dos torcedores do Real Madrid, quem viu quer rever o jogo em video-tape

Meses atrás (era abril) escrevi aqui no “Futeb-AL-Chaer” um texto que tinha o seguinte título:

José Mourinho e um “esquema pebolim” inédito

Naquele dia, José Mourinho era técnico da Inter de Milão e estávamos na partida de volta das semi-finais da Champions League, quando o Barcelona tinha a árdua tarefa de reverter o placar da partida de ida, que foi 3 a 1 para o time de Mourinho, lá em Milão.

Resumindo o que eu escrevi a respeito daquela partida, a Inter – com um jogador a menos – segurou o empate e seguiu à Final.

Vou colocar aqui (para aqueles que estiverem com preguiça de ler aquele “pôsti”) apenas os parágrafos finais:

No final, o jeito foi reconhecer os méritos do esquema tático do técnico José Mourinho.
Alguns técnicos ensinam seus esquemas táticos com o auxílio de jogo de botão. Tem um aí que trabalha com prancheta. Outros descrevem o posicionamento e a movimentação no quadro.
José Mourinho deve ter se utilizado de uma mesa de “pebolim” para organizar a Inter nesta partida contra o Barcelona. Arrisco a dizer que ele mandou fabricar uma mesa de “pebolim” especial para a ocasião: o goleiro e duas linhas de defensores à frente. Nenhum jogador no ataque. E nem tinha gol do outro lado. Não precisava. A Inter não iria arriscar.
Estão, aos poucos, acabando com o Verdadeiro Futebol. O técnico José Mourinho é um dos responsáveis.  

Pois então, quase 7 meses depois, tivemos o encontro novamente entre Barecelona e José Mourinho, agora técnico do Real Madrid. Só que, desta vez, triunfou o Verdadeiro Futebol.

Até que a proposta de José Mourinho era coerente. Colocou o Real Madrid para jogar da mesma forma que colocara a Inter, naquele mês de abril (deu certo, né?). Duas linhas de 4 defensores e 4 meias, com Cristiano Ronaldo e Di Maria lá na frente. A idéia era tomar a posse de bola do ataque do Barcelona e puxar os contra-ataques fazendo a ligação rápida com Cristiano Ronaldo e/ou Di Maria.

Contudo, o Barcelona de hoje era um Barcelona diferente daquele do mês de abril. E o Real Madri de hoje era a “mesma” Inter daquele mês de Abril.

Em quê o Barcelona foi diferente? É que, de abril para novembro, mais de meio time do Barcelona foi lá na África do Sul ganhar uma Copa do Mundo, fantasiado com o uniforme da Seleção da Espanha.

E, como foi que a Espanha venceu a Copa do Mundo? Foi com um esquema simples, que se baseou na primeira lição, no primeiro fundamento do Futebol, que é a “posse de bola”.

Só que a “posse de bola” vitoriosa da Seleção Espanhola foi aprimorada pelo time do Barcelona, comandado por Guardiola, Messi, Xavi & Cia.

O que era “posse de bola”, agora é um sofisticadíssimo esquema de Futebol de Salão.

É isto! O time do Barcelona joga Futebol de Campo controlando a posse de bola como se fosse um time de Futebol de Salão.

O resultado disto tudo é que o “esquema pebolim” de José Mourinho era muito “rígido” (apesar de disciplinado) e não conseguia a tão sonhada “roubada de bola”, para partir para os contra-ataques.

Ou seja, o esquema “Futebol de Salão” do Barcelona “escondia” a bola, que passava rapidamente de pé em pé, bem ali na frente dos jogadores de José Mourinho, que – paradoxalmente – “viam” a bola, mas não chegavam a tempo de interceptá-la.

O Barcelona só perdia a “posse de bola” quando errava um passe e não por mérito da defesa do Real Madri.

Impressionante.

Você vê o time do Barcelona tocar a bola e não acredita no que está vendo. Sempre eles têm mais de uma opção para fazer o passe e quase não erram. E, “de lambuja”, tem Messi e Xavi, que colocam a bola onde querem.

Lionel Messi. A bola não tem vida própria nos pés de Messi. Dos pés de Messi, a bola tem o exato movimento que ele quer dar à ela. E é assim que ela se move, a partir dos pés de Messi.

O time do Barcelona joga no esquema “Futebol de Salão” e fica parecendo que estão “dando olé” o tempo todo. 

Depois do “Carrossel Holandês” de Cruyff & Cia em 1974, 37 anos depois eu me impressiono novamente com a “Dança de Salão” do Barcelona de Messi, Xavi & Cia.

E quem dança é o adversário.

E quem aceitou o prazer desta contra-dança foi José Mourinho.

Para repensar este "esquema pebolim".


Cinco Vivas para o Verdadeiro Futebol !

Cinco Vivas para o Barcelona !


AL-Braço
AL-©haer 


pêésse: para rever os gols lá do YouTube:


http://www.youtube.com/watch?v=-yPNPJmjEuc&feature=player_embedded

Um comentário:

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL,
Sou fã do futebol-arte, sou fã do Telê, sou fã do Reinaldo, sou fã do Zico, sou fã de você...
E estou fã do Barcelona, poeta...
Prazer estar-me aqui entre suas entrelinhas inteligentes e elegantes sempre...

AL-braço mineiro,
Ramúcio.