(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Movimentação das Torcidas

Antes desta partida final da Copa Sulamericana de 2010, um fato curioso movimenta algumas torcidas em especial. É que o Campeão da Sulamericana garante uma das vagas para a Libertadores de 2011, o que "retiraria" do quarto colocado dos campeonatos nacionais de Brasil e Argentina a sonhada "vaguinha". 

Pelo lado do Brasil, é o Grêmio o quarto colocado do Brasileirão e sua torcida espera por um triunfo do Independiente frente ao Goiás. Pelo lado da Argentina, faltando duas rodadas para o final do Apertura, o Racing (arqui-rival do Independiente) tem chances de terminar na quarta colocação, ou seja, além da rivalidade, os torcedores do Racing engrossam a torcida para o Goiás, com direito a cartaz de incentivo entregue para a Delegação Esmeraldina, lá no hotel em Buenos Aires. 

Já que estamos falando em rivalidade, se os gremistas estão "secando" o Goiás, em contrapartida, todos os colorados estão torcendo pelo Goiás. Também, aqui em Goiânia, os rivais do Goiás estão esperando por uma derrocada do Goiás, hoje à noite. 

O resultado disto tudo é que, se colocarmos os torcedores do Grêmio e dos rivais do Goiás num dos pratos da balança e, no outro, os torcedores do Internacional e do Racing, há um equilíbrio, ou seja, nesta "batalha de seca-pimenteira" teremos uma bela disputa. 

Não acompanhei os comentários da imprensa argentina com relação ao fato de que o Independiente, que está lá nas últimas colocações do Apertura, pode conseguir uma vaga para a Libertadores, "tomando" o lugar de uma equipe que está lá em cima na tabela de classificação. Mas, aqui no Brasil, cheguei a ouvir em vários programas esportivos, bem como li em jornais, que "não é justo" que o Goiás - um time rebaixado para a segunda divisão de 2011 - consiga a vaga para a Libertadores em um torneio curto em mata-mata (quase doméstico, pelo emparelhamento), em detrimento a uma outra equipe que - no Brasileirão de 38 rodadas em turno e returno - alcançou a quarta colocação. 

Parece que há "torcida" de alguns comentaristas esportivos aqui do Brasil para que "seja feita a justiça", que seria o Goiás perder a Sulamericana e a vaga da libertadores ficar mesmo com o Grêmio. 

Não faz pouco tempo, era o Corinthians um dos clubes rebaixados para a Série B do Brasileirão. Neste ano de 2010, o "incaível" Flamengo quase caiu (esta foi por pouco!). Eu fico imaginando se Corinthians ou Flamengo estivessem no lugar do Goiás, hoje, na situação em que o Goiás está (rebaixado e disputando a final da Sulamericana, com chances de ir para a Libertadores). E, continuando, fico imaginando se fosse o Atlético Paranaense, por exemplo, que estivesse na quarta colocação, aguardando a definição final se a quarta vaga do Brasileirão concederá ou não a vaga para a Libertadores. Eu DU-VI-DO que "estes" comentaristas estariam questionando a "legitimidade" desta vaga da Libertadores pelo "atalho" da Sulamericana, se as chances fossem de um Corinthians e/ou de um Flamengo. 

Tenho visto algumas manchetes - tímidas - escreverem que "O Goiás é o Brasil na Final da Sulamericana". Ora, a final é contra Argentinos !!! Merecia letras garrafais !!! No mínimo !!!

Desculpem-nos, mas não é nem o Corinthians do Brasil-SP, nem o Flamengo do Brasil-RJ.


O MEU GOIÁS É O MEU GOIÁS 
NA FINAL DA SULAMERICANA !!!

Do centro do Brasil !

Do centro do Meu Peito !


AL-Braços
AL-Chaer

pêésse: este texto é dedicado a todas as Caríssimas Leitorcedoras Esmeraldinas e a todos os Caríssimos Leitorcedores Esmeraldinos, em especial ao meu ir-mão João Baptista de Alencastro !!!



Nenhum comentário: