(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cada cego que lamba sua bengala

O curioso, nesta final da Sulamericana de 2010, e que gerou muita polêmica, foi o fato da possibilidade de uma equipe como o Meu Goiás, recém rebaixado para a Série B do Brasileirão, conseguir uma vaga para disputar a Copa Libertadores de 2011.

A Copa Sulamericana (antiga Copa Conmebol) até então era apenas um torneio cujo atrativo era a premiação em dólares, o que - considerando a difícil situação financeira por que passa a esmagadora maioria dos clubes - é um belo reforço de caixa. Nesta edição de 2010, a Conmebol resolve ir além da premiação em dinheiro e determina que o Campeão da Sulamericana garante vaga para a Libertadores. Contudo, não era uma vaga a mais e sim uma vaga dentre a quantidade determinada para cada país.

Muitos analistas acharam um absurdo e até classificaram a Copa Sulamericana de "Segunda Divisão da Libertadores" e questionaram a "legitimidade" de uma vaga para a Libertadores concedida ao Campeão da Sulamericana, em detrimento a outra equipe que alcançasse uma posição em destaque no topo da tabela de classificação no torneio nacional.

Poderia ter sido o Atlético-MG, o Avaí ou o Palmeiras, mas era o Meu Goiás que estava no meio deste "fogo cruzado". E, claro, senti na pele o preconceito. A vaga "certa e justa" (segundos estes analistas) era disputada no Brasileirão por Grêmio e Botafogo. Mas estes mesmos analistas se esqueciam do Atlético Paranaense, que acabou ficando três pontos atrás do Grêmio, alcançando o mesmo número de vitórias. Na verdade era o Atlético Paranaense que disputava a quarta vaga do Brasileirão. Imagino que os torcedores do Atlético-PR devem ter também sentido na pele o mesmo preconceito, quando se destacava o Botafogo como postulante à quarta vaga. Os números mostram que o time do Botafogo teve somente uma vitória a mais que o Atlético-MG, este que se salvou do rebaixamento nas últimas rodadas.

A equipe do Grêmio, sob o comando do Renato Gaúcho e com a excelente fase do artilheiro Jonas, realmente teve uma recuperação extraordinária no segundo turno, após bater na zona do rebaixamento ao final do primeiro. Deram o título de melhor técnico do Brasileirão ao Muricy, Campeão com o Fluminense de Conca (o craque do Brasileirão) & Cia, mas - na minha opinião - o melhor técnico foi o Renato Gaúcho, pelo que conseguiu realizar com o plantel que dispunha.

Lá no campeonato argentino, o Independiente ("El Rey de Copas") foi quem "tomou a vaga" de uma equipe que está lá em cima na tabela de classificação. O que disseram os mesmos "analistas" que questionavam uma "injustiça" para com o Grêmio? Disseram alguma coisa? Lá na Argentina, pode. Aqui no Brasil, não.

Estes analistas se justificam que a regra foi mudada no meio do caminho. Que, no início do Brasileirão, tínhamos um G4, que depois ficou suspenso entre G3 e G4, dependendo do resultado da Sulamericana. O interessante é que alguns destes analistas não questionaram quando tivemos - num passado recente - 12 equipes classificadas para a Série A (em que o mesmo Grêmio foi o beneficiado), nem quando o Fluminense se rebaixou para a Série C, indo parar na Série A, como num passe de mágica. Algumas regras podem ser mudadas no meio do caminho. Outras não.

Antes de terminar este texto, quero dizer que o time do Santos de Paulo Henrique Ganso, Neymar e Cia. me fez voltar a me encantar com um Futebol comparado ao que eu tinha visto na Seleção de 82 e no Flamengo de 81 (estou deixando de fora times e seleções estrangeiras, para a comparação ficar entre brasileiros). E já adianto que a minha torcida na Libertadores de 2011 é para o Santos. Jogadores com o talento e a categoria de Ganso e Neymar merecem conquistar a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes e que seja jogando por um time brasileiro. Em breve, certamente eles irão jogar em algum time europeu. Mas antes, estas duas conquistas internacionais terão um sabor muito maior, com eles jogando pelo Santos.

Fiz questão de colocar o parágrafo acima, porque se formos analisar critérios de "justiça", não podemos deixar de salientar que o time do Atlético Paranaense seria outro "injustiçado", por ter feito um excelente Brasileirão, sem - contudo - conseguir a vaga para a Libertadores.

Ora, quem foi que "tirou" a vaga do Atlético Paranaense?

Foi o Santos. Através do "atalho" pela Copa do Brasil.

Lembremos a campanha do Santos na Copa do Brasil de 2010: eliminou o Naviraiense-MS (não definiu na partida de ida, vencendo apenas por 1 a 0; na partida de volta foi 10 a 0 para o Santos; repito: DEZ A ZERO!); precisou apenas de uma partida para aplicar 4 a 0 no Remo-PA; em seguida, superou o Guarani; o Atlético-MG e o Grêmio, para decidir e triunfar contra o Vitória-BA.

Façamos uma breve avaliação dos adversários do Santos nesta Copa do Brasil:

1. o estado de Mato Grosso do Sul não tem expressão no futebol nacional;

2. em que Série está o Remo-PA?

3. o time do Guarani não conseguiu se manter na Série A do Brasileirão;

4. o Atlético-MG quase voltou para a Série B;

5. o Grêmio, na época da Copa do Brasil, estava bem "ruim das pernas";

6. o Vitória-BA acabou se rebaixando para a Série B.

Se compararmos como foi esta Copa do Brasil para o Santos com o ótimo desempenho do time do Atlético Paranaense no Brasileirão, deveríamos estar lamentando que é uma "injustiça" não ser o time paranaense o detentor de uma vaga para a Libertadores.

Ver o Grêmio na Libertadores: pode.

Ver o Santos na Libertadores: pode.

Ver o Goiás na Libertadores: não pode.

E o Atlético Paranaense?

O pior analista cego é aquele que enxerga mas não vê, que vê mas não enxerga, porque olha apenas para o umbigo.

Será que eu estou "vendo coisas"? (he he he)

O título deste "pôsti" é um desdobramento livre de um dos jargões consagrados em Tropa de Elite 2:

"cada cachorro que lamba sua caceta".

AL-Braços
AL-Chaer

3 comentários:

Gustavo Lotti disse...

Olá chaer !!!
Concordo com a crítica em relação ao preconceito da media esportiva em relação a times fora do eixo rio são paulo e rio grande do sul, e tambem concordo que o técnico renato gaucho foi sem duvidas o grande destaque do campeonato brasileiro 2010, mais nao lembro de nenhum ano onde o melhor técnico do campeonato não tenha sido o técnico campeão, a nao ser em 2005 quando o corinthians foi campeão com o antônio lopes.

Agora quanto a crítica ao santos, concordo que ele tenha enfrentado adversários fracos durante sua trajetória na copa do brasil, mais acho que nao é por ai, pois os times por mas que venham a ter um mal desempenho no campeonato brasileiro, a forma de encarar um campeonato "mata-mata" onde tudo pode ser decidido em apenas um jogo, é muito diferente. Um exemplo disso é o proprio goiás que teve uma atuação patética no campeonato brasileiro e um desempenho inspirador na sulamericana. E voltando ao Santos, nao se pode contestar o futebol jogado por este time no primeiro semestre, prova disso é a conquista do campeonato paulista, que é um campeonato muito competitivo, e teve uma queda de desempenho muito grande no 2º semestre devido as contusões, e principalmente ao desgaste fisico do time, que é o grande problema dos times que tem no plantel um banco de reservas limitado...

Abraço

Anônimo disse...

Olá Chaer!!!

Concordo quanto ao comentário em relação ao técnico do gremio Renato Gaucho, mas nao me lembro nenhuma vez em que o melhor técnico nao tenha sido o campeão, a nao ser em 2005 quando o corinthians venceu com o Antônio Lopes que assumiu o time na metade da competição com o Corinthians já na liderança.
Quanto a crítica em relação ao preconceito da media esportiva brasileiro, principalmente da Globo em relação a times fora do eixo RJ SP e RS, tambem concordo muito, não só da media quanto da arbitragem, temos diversos exemplos que comprovam isso, como o proprio penalti no jogo Goiás e Fluminense, o proprio titulo do Corinthias na copa do brasil contra o brasiliense que veio atraves de um erro de arbitragem, que foi muito pouco falado pela media na época.
Quanto á critica do santos, levando por esse lado, pode-se contestar os times no qual o santos eliminou para conquistar a copa do brasil, porem acho muito contestar e menosprezar o titulo do Santos, pois alem de ter vencido o campeonato paulista, foi o melhor time do 1º semestre, e quanto aos times eliminados na copa do brasil, mesmo em má fase, mesmo tendo sido rebaixados no campeonato brasileiro 2010, a forma no qual qualquer time joga um campeonato "mata-mata" é diferente, e muitos deles surpreender, prova disso mesmo foi o Goiás que mesmo com uma atuação patética no campeonato brasileiro, ao mesmo tempo desempenhou um futebol muito inspirador na copa sulamericana.

Abraços

AL-Chaer disse...

Gustavo Lotti,

Obrigado pela visita e os comentários.

Não contestei o futebol do Santos de Ganso, Neymar e Cia. Pelo contrário, fiz questão de enaltecê-lo e ainda disse que vou torcer para o Santos na Libertadores de 2011.

Apenas chamei a atenção de que, se o Goiás "não merecia" ficar com a vaga do Grêmio, poderíamos estabelecer a mesma linha de pensamento com relação à vaga do Santos no lugar do Atlético Paranaense, que ficou em 5o. Lugar no Brasileirão. Eu teria dito o mesmo, se fosse outro o Campeão da Copa do Brasil.

O time do Santos comandado pelo talento e categoria do Paulo Henrique Ganso faz jus ao primeiro verso do Hino:

"Agora quem dá bola é o Santos."

AL-Braços
AL-Chaer