(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

já se passaram 90 minutos e já está 2 a 0 para o Goiás

Caríssima Leitorcedora Esmeraldina. Caríssimo Leitorcedor Esmeraldino.

Que MARAVILHA que ficou o Serra Dourada, quase todo de verde! (cerca de 2 mil torcedores do Independiente vieram acompanhar seu time e tínhamos uma "faixa" vermelha num dos cantos das arquibancadas).

Quase 40 mil torcedores no Serra Dourada: uma belíssima festa que poucas vezes eu presenciei na história deste estádio.

Vou resumir Goiás 2 x 0 Independiente, porque amanhã aplico prova às 07:10.

A defesa do Meu Goiás não falhou em nenhum momento. Nenhum!

O Independiente insistia por cruzamentos para a área do Goiás. Como a defesa nossa não falhou, eles não marcaram nenhum golzinho.

Ouvi muita gente se lamentando, pelo fato de o Goiás não ter conseguido ampliar o marcador, após ficar com um jogador a mais, em virtude da justa expulsão do principal jogador do Independiente - Silveira - que foi maldoso e desleal, dando uma cotovelada em Rafael Tolói.

O que aconteceu foi que o Goiás correu tanto no primeiro tempo e sentiu o ritmo no segundo. Mesmo com a superioridade numérica de jogadores, faltou pernas para o Goiás empurrar mais um gol (e cabia mais) e, aliado ao esforço sobrenatural  empreendido no primeiro tempo, o cansaço expôs mais ainda as limitações da equipe, especialmente na transição do meio de campo para o ataque. A falta de habilidade da maioria dos jogadores do Goiás faz com que os ataques sejam feitos através de jogadas pelas laterais, com a subida dos alas. Pelo meio, normalmente os jogadores do Goiás "travam", sem conseguir criar tabelinhas e furar a defesa. Sobram as jogadas pelas laterais, o que fica dependendo de ótimos cruzamentos, o que não tem sido a regra nem para Douglas, nem para Wellington Saci.

A rigor, quem está em situação ruim é o Independiente. Na partida de volta, eles vão ter que abrir e partir para cima do Goiás. Será nos contra-ataques que o Goiás poderá marcar os outros gols que não foram marcados hoje.

Pelo que vi hoje, o time do Independiente terá que jogar muito mais para triunfar sobre o Goiás. E, pelo entusiasmo, pela determinação, pela dedicação e atenção dos jogadores do Goiás, não vejo o Meu Goiás perdendo o rumo.

O Independiente pode até jogar mais do que jogou aqui em Goiânia, ajudado pela pressão de seus torcedores. Mas o Goiás já tem colocado no seu curriculum ótimas apresentações fora de casa, com o estádio lotado de torcedores adversários, o que ocorreu contra Peñarol e Palmeiras.

Estou tranquilo.

(enquanto a partida de volta não vem...he he he)

Parabéns Goiás !!!


AL-Braços
AL-Chaer

Um comentário:

Fábio Almeida disse...

Ontem foi um dia de glória para nós esmeraldinos. O estádio estava realmente belíssimo todo de verde. O Goiás visívelmente caiu de produção no segundo tempo, por conta do cansaço, e senti falta de mais substituições, por exemplo, acho que o Felipe poderia ter entrado mais cedo. Vimos o Goiás jogar com garra, marcando forte, dividindo bolas de uma forma como não vimos no brasileiro. Apesar de limiado, quando o time quer, joga bem. A pergunta é: POrque não joga assim sempre? Correndo, dividindo, dando suor e sangue.