(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Final da Copa do Brasil de 2010 – jogo de ida





Era esperado que o time do Vitória entraria com cautela, para enfrentar o time do Santos lá na Vila Belmiro, pela primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2010.

Era esperado que o time do Santos, mesmo com o quarteto “SANTÁSTICO” em campo, jogando junto à sua torcida, teria dificuldades, pois não era um jogo qualquer: era a primeira partida de uma decisão e, em decisão, a ansiedade aflora mais; ora, um time como o Santos, que tem vários jogadores jovens, mesmo que sejam craques, era normal que a equipe “sentisse” um pouco.

O que não era esperado, para mim, foi ver o Vitória com uma cautela exagerada. Tão exagerada que, ao final desta primeira partida decisiva, os números contabilizaram que o goleiro do Santos, Rafael, não realizou nenhuma defesa. Vou repetir: o goleiro do Santos, durante toda a partida, só pegou na bola para bater tiro de meta.

Tudo bem que o time do Vitória entrou para se defender, mas não chutar NENHUMA BOLA NO GOL ADVERSÁRIO, mesmo jogando fora de casa, chega a ser ridículo para uma equipe que chegou à final de uma competição.

Foi uma partida em que – praticamente – apenas um dos times jogou e o outro deixou para jogar na partida de volta.

Mas o Santos marcou apenas dois gols, porque a ansiedade em definir a partida complicou jogadas que poderiam ser mais simples. Se o time do Vitória pretendia alguma coisa, conseguiu: não perdeu por goleada. Por sorte! Ou azar dos jogadores do Santos, que perderam várias chances de gol. Perdeu até um pênalti, em que o Neymar tentou a “cavadinha”.

A “cavadinha” é o mesmo que aquele chutão que um jogador dá de olhos fechados no meio do gol. Se o goleiro arrisca um canto, a bola entra. Estamos cansados de ver pênaltis serem convertidos assim. Mas do outro lado está o goleiro. E o que fez o goleiro do Vitória? Arriscou. Da mesma maneira que o Neymar arriscou, o goleiro Lee (que substituía o titular Viafra) resolveu ficar parado no centro do gol. Se o Neymar tivesse batido no canto, o goleiro Lee permaneceria de pé, vendo a bola entrar, pois não teria nem tempo de reação. Foi um lance em que ambos arriscaram, Neymar e Lee, cada um da sua maneira. Lee teve mais êxito. Se forem falar que Neymar foi “irresponsável” (o que não concordo), tem que falar que Lee também o foi, pois o que não se espera de um goleiro na hora do pênalti é que ele fique parado no meio do gol.  

Agora é esperar a partida de volta.

O time do Vitória vai ter que jogar mais. Ou melhor dizendo, vai ter que jogar, pois nesta partida de ida o time do Vitória não jogou nada. É inadmissível, em 90 minutos, uma equipe não chutar nenhuma bola no gol adversário.

É bem verdade que o time do Santos dá alguns “brancos”, quando seus adversários partem para cima. O Vitória vai ter que marcar pelo menos 2 gols e, certamente, vai deixar espaços para os contra-ataques do Santos.

E, se o time do Santos já consegue criar uma série de chances de gols com o adversário fechadinho lá atrás, imagine o que pode fazer Ganso e os atacantes habilidosos e rápidos com espaço para jogar.

Assisti a esta partida de ida na casa de meu amigo João Baptista (foi aniversário dele). A nossa intenção era estar lá na Vila Belmiro comemorando o aniversário dele e vendo de perto “os meninos da Vila”, mas uns imprevistos fizeram com que ficássemos aqui em Goiânia mesmo, vendo pela TV.

O João Baptista falou que lá no Barradão o Santos vai golear esse time do Vitória.

Eu vou embarcar nesta aposta do João Baptista e vou ALcrescentar: time que tem um Schwenck de titular não vai muito longe não (e já foi longe demais!). Esse Schwenck já passou aqui pelo Nosso Goiás e sabemos do que ele é (in)capaz. 


(o João Baptista também sofre da mesma “doença” que eu sofro, que se chama Goiás).

Mas, se o Vitória for Campeão da Copa do Brasil de 2010, é porque a Zebra resolveu vestir um pijama de listras horizontais vermelhas e pretas.

Só porque é Futebol.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: