(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Faz tempo que não escrevo sobre o ACG



Ainda mantenho minhas expectativas para com a performance do Atlético Clube Goianiense neste Brasileirão e, acho que está cedo para decretar que o ACG cairá para a Série B.

Até agora tivemos apenas 10 rodadas. Faltam, portanto, 28 jogos a realizar. Só para lembrar, no ano passado, faltando 11 rodadas, decretavam o Fluminense como rebaixado e, para o Flamengo, só uma combinação de resultados (uma sequência de vitórias do Flamengo e uma sucessão de tropeços das equipes que estavam na frente) para chegar ao Título. O Fluminense – milagrosamente – não caiu para a Série B e o Flamengo – surpreendentemente – foi o Campeão.

Analisando as partidas do ACG até o momento, a única partida em que o ACG não jogou bem foi contra o Meu Goiás. Naquele dia, o ACG perdeu por 3 a 1, porque fisicamente o time “morreu” no segundo tempo. Nos demais jogos, desconfio que a sorte abandonou um pouco o Atlético Goianiense, neste quase um terço de campeonato.

Não entendi a saída do técnico Geninho, que pediu para sair depois da vitória sobre o Cruzeiro, a primeira em seis rodadas. Veio o Roberto Fernandes e, na minha opinião, o time do ACG continuou o mesmo, jogando bem e perdendo os jogos por diferença mínima.

É óbvio que o ACG precisa de mais jogadores para compor o elenco. Aliás, praticamente todas as equipes ainda estão se reforçando, aproveitando da “janela” e, não seria diferente com o ACG. Sabemos que a diretoria do ACG não quer afundar o clube em dívidas, no que ela está correta.

Na minha opinião está faltando um pouco de tranquilidade para os jogadores do Atlético Goianiense. Ou, melhor dizendo, o time perdeu aquela confiança que o levou à Serie A.

Mas, contra o Corinthians, veio o “sinal” que todos os atleticanos esperavam. O time tem condições de jogar bem e vencer bem. E esta vitória, que por enquanto é apenas a segunda, vai trazer uma auto-estima aos jogadores e, certamente, outras vitórias virão.

Não foi uma partida fácil: era o Corinthians, o melhor time da Competição, cujo técnico – Mano Menezes – está cotado para ser o próximo técnico da Seleção Brasileira, especialmente pelo recente trabalho que realiza no time.

O técnico Roberto Fernandes foi corajoso, colocando três atacantes para enfrentar o Corinthians. Muito corajoso. E teve êxito! Uma vitória incontestável, com direito a erros da arbitragem em seu desfavor. Foi 3 a 1, mas poderia ter sido de mais.

Esta vitória do ACG não foi somente importante para o próprio ACG. Não. Foi um resultado importante para toda a competição, porque, depois de várias rodadas na liderança, o Corinthians perdeu a posição para o Fluminense, o novo líder.

Outro ponto importante. Na minha opinião, são os times que “subiram da Série B” que “desorganizam” a vida dos que se mantiveram na Série A. Vejam só: até o momento, o time do Ceará ocupa uma posição de classificação para a Libertadores, ou seja, está ocupando um lugar que – no papel – deveria ser ocupado por uma equipe grande, com mais tradição, com mais recursos financeiros, com mais investimentos; o Guarani está na oitava posição, à frente de equipes do tamanho de um Palmeiras, Santos e São Paulo; somente o ACG e o Vasco que ainda estão com resultados ruins, mas a tendência é que estas duas equipes cresçam (especialmente o Vasco, que deve se apresentar após a “janela de transferência” com um time totalmente diferente e com jogadores mais qualificados).

Então, mesmo que parte da imprensa anuncie que o ACG vai voltar para a Série B, ainda é cedo, pois se for seguir este raciocínio, deveríamos falar que o Atlético Mineiro e o Grêmio também voltarão a amargar – mais uma vez – uma Série B.

O ACG ainda tem muito tempo para fugir do rebaixamento.

Ainda está na lanterna, é verdade. Mas esta excelente vitória contra o Corinthians é o começo da caminhada para o ACG sair da incômoda situação. Basta pensar que o objetivo é chegar em 16º. Lugar. Hoje isto significa uma vitória, apenas, de distância.  


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: