(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 23 de maio de 2010

Mantendo a calma

Vamos lá.
.
Eu não sou daqueles que ficam dizendo que o Brasileirão está só no começo, que ainda há muita coisa para acontecer nas próximas 35 Rodadas, que as equipes que estão disputando em paralelo a Copa do Brasil e a Libertadores priorizam estas competições em detrimento ao Brasileirão etc.
.
Não. O Goiás perdeu as três partidas que disputou e, qualquer que seja a situação do Goiás ao final do Brasileirão, estes 9 pontos perdidos farão muita diferença.
.
Mas, caríssima Leitorcedora esmeraldina, caríssimo Leitorcedor esmeraldino, há de se ter calma, no momento.
.
O técnico Leão inicia um trabalho, alguns jogadores estão sendo contratados e outros ainda virão. Convenhamos, não é fácil implementar uma “filosofia de trabalho” (adoro estas frases feitas do jargão do Futebol) de uma noite para o dia.
.
Comparando a performance da equipe do Goiás nestas três primeiras partidas, vê-se – claramente – que:
.
1. não jogamos mal contra o Guarani;
.
2. sentimos a correria dos reservas do Inter;
.
3. jogamos bem contra o Botafogo.
.
Temos que dar um voto de confiança para o técnico Leão, que precisa de tempo para “conhecer” os atletas em campo e mais tempo para poder arrumar o time. O elenco carece de jogadores, digamos, “acima da média”. Na minha opinião, o único jogador do grupo que tem este nível de qualidade técnica (e física) é o zagueiro Rafael Tolói. Pouco a pouco, o técnico Leão vai experimentando novas opções, que têm se mostrado melhores que as anteriores. Por exemplo, a entrada de Augusto na zaga foi acertada. Também, nesta partida contra o Botafogo, o novo meio de campo com os recém-chegados Hugo, Jonílson e Bernardo mostrou mais movimentação e mais posse de bola. Infelizmente, com a expulsão do goleiro Fábio, Hugo teve que ser sacrificado, para e entrada de Rodrigo Calaça, o que diminuiu a capacidade de manutenção da posse de bola no meio de campo. Mas, enquanto o meio de campo estava completo, o Goiás estava jogando bem melhor que a equipe do Botafogo.
.
Contra o Guarani, o técnico Leão colocou o Goiás para jogar no esquema 4-4-2 e, posteriormente, contra o Inter, passou a jogar no esquema 3-5-2. Já contra o Botafogo, o esquema foi 3-6-1. Ora, isto só tem resultado se uma equipe está treinada há um bom tempo e se há no elenco, jogadores que possam realizar as funções específicas de cada um destes esquemas. Mas, o técnico está certo, pois não há outra opção que não seja a de testar estas formações durante a competição. Eu prefiro o esquema 3-5-2, que eu acho ser o mais “equilibrado”, contudo, há de se ter ótimos alas para este esquema ser eficiente, o que – no momento – não temos. A minha esperança é que o Douglas se recupere (emocionalmente) e volte a mostrar o futebol que jogou nas Seleções Brasileiras de base. Digo emocionalmente, pois nas últimas partidas em que Douglas jogou (pelo Goianão e Copa do Brasil), a torcida “pegou no pé”, como se ele fosse o único responsável pelo insucesso da equipe. Eu vejo o Douglas como um bom jogador, que ainda fará muito pelo Goiás. Acho que o técnico Leão deveria “bater um papo demorado” com o Douglas e colocá-lo novamente de titular. Douglas já jogou no meio de campo e nas duas alas, mas, na minha opinião, o Douglas tem que jogar na ala direita, ou seja, Wendel Santos ficaria de fora.
.
O maior problema do Goiás é – atualmente – a ala esquerda. No Goianão e na Copa do Brasil, Jadílson não se apresentou da maneira que jogou na sua primeira passagem pelo Goiás e o Wellington Saci – MEU DEUS! – este jogador não serve, pois está mal fisicamente e seu apelido revela: só tem uma perna, a esquerda. Se fosse um Gerson, um Rivelino, um Pita, um Mário Sergio, tudo bem, mas seu futebolzinho está longe disto. A minha esperança é que o técnico Leão tenha perdido a paciência com o Wellington Saci. Pelas declarações do Leão após a partida contra o Botafogo, Leão deixou transparecer que não gostou do comportamento do Welington Saci, que foi expulso, cometendo uma falta desnecessária, quando já tinha cartão amarelo e “pediu” para levar o segundo.
.
Outro problema do Goiás é o posicionamento da zaga. Com dois zagueiros, deixamos um buraco para o Guarani marcar o gol da vitória. Depois, já com três zagueiros, continuamos deixando espaços para os atacantes adversários. Isto tem que ser treinado, sistematicamente. O segredo de um bom esquema 3-5-2 são os 3 zagueiros sempre atentos à posição um dos outros dois. Contudo, estes 3 zagueiros só terão “sossego” se os alas voltarem para marcar, ou o meio de campo cobrir a lateral, quando os alas não estiverem lá. Há de se treinar bem tudo isto, mas, repito, com Wellington Saci de lateral, nós não estaremos somente com um pé a menos, estaremos com um jogador a menos.
.
Já que estamos falando de experiências, eu gostaria muito de ver o Rafael Tolói de médio volante, no lugar do Amaral, que é outro que está devendo. Os três zagueiros seriam Augusto, Marcão e Ernando. Com Tolói à frente da zaga, com liberdade para atacar. O meio de campo seria complementado por Hugo, Bernardo. No ataque, Everton Santos e Jonílson. Como ainda não temos ala esquerdo, entaria o Douglas aí e mantém-se o Wendel Santos na ala direita.
.
Para a próxima partida, ficaria assim: Rodrigo Calaça; Augusto, Marcão e Ernando; Wendel Santos, Rafael Tolói, Hugo, Bernardo e Douglas; Jonílson e Everton Santos.
.
Qualquer que seja a nossa próxima formação, precisamos manter a calma, pois o time tem evoluído.
.
As próximas três partidas são aqui no Serra Dourada: contra Ceará, o clássico local contra o Atlético Goianiense e contra o São Paulo.
.
Com atenção e aplicação tática, há condição de não perder nenhuma destas partidas. Com calma, dá até para vencer duas destas.
.
.
.
AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

Fábio Almeida disse...

Este post muito me foi útil visto que já estou a beira do desespero. Sou do tipo que já enxerga o rebaixamento eminente. Como moro longe fica difícil assistir os jogos do Goiás, e pela tv aberta sem chance, e a julgar somente pelos resultados , affff, quero nem pensar nisto. Mas vamos manter a calma! Gostaria de saber se o Goiás está bem das pernas financeiramente, se os patrocinadores estão garantidos e se ainda virão mais reforcos "acima da média". Segue aí uma idéia de um post....