(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atlético-GO: Líder e não está prosa!

.
Antes de comentar sobre a brilhante campanha do ACG, vamos relembrar as contas do técnico Mauro Fernandes.

É o seguinte, pra refrescar a memória: o Mauro Fernandes está com um “projeto” que divide a tabela em sequencia de 6 partidas; para cada grupo de 6 confrontos, o objetivo é somar 12 pontos. Repito este assunto aqui, porque achei esta maneira de encarar um campeonato longo uma estratégia perfeita de manter o time atento, em foco e com equilíbrio emocional.

No primeiro bloco de 6 partidas, o ACG alcançou 10 pontos. Já no segundo, fez 13. Na média, 11.5, meio ponto a menos que o objetivo. Convenhamos, o resultado é excelente, 95.83% da meta a ser atingida.

No terceiro bloco, já realizou 2 partidas, obtendo duas vitórias, uma fora de casa (1 a 0 contra o Brasiliense) e outra, no Serra (3 a 0 contra o Duque de Caxias). Ou seja, o longo caminho está sendo percorrido, pouco a pouco, com êxito.

Tanto é que o Atlético Clube Goianiense alcançou a liderança isolada, acumulando 29PG. Mas, o mais importante é que ninguém lá no ACG está pensando em Título da Série B. O objetivo, desde o começo, era (e é) realizar uma boa campanha, neste ano em que o ACG retornou à Série B e, como consequencia, tentar uma das quatro vagas para a Série A de 2010.

Desde o início do campeonato, eu tenho escrito aqui que a equipe do ACG veio para disputar o acesso à Série A. E, particularmente, estou torcendo para que o ACG consiga esta vaga. Mesmo que seja a quarta vaga, pelos critérios de desempate.

Mas não vai ser fácil. Sabemos disso e o pessoal que comanda o ACG deve sabe melhor que todos nós. Espero.

O ACG está invicto no Serra Dourada e tem conseguido excelentes resultados fora. Há várias rodadas o ACG se mantém no G4, independente do resultado. Se vence uma partida, aproxima-se do topo. Se perde, cai – no máximo - para a quarta posição. Foi só vencer duas consecutivas e, com a combinação dos demais resultados, chegou à liderança.

Mas tá tudo bem embolado na parte de cima da tabela, acompanhemos os números:

1-Atlético-GO, 29PG, 9V
2-Guarani, 28PG, 8V
3-Portuguesa, 27PG, 8V
4-Figueirense, 26PG, 8V
5-Vasco, 26PG, 7V
6-Ceará, 25PG, 7V
7-Ponte Preta, 24PG, 7V

Já fiz o exercício de possibilidades e, mesmo que o ACG seja derrotado pelo Guarani, lá em Campinas-SP na próxima rodada, o ACG permanece no G4, mesmo que aconteçam os seguintes resultados:

Campinense x Figueirense: vitória do Figueirense
ABC x Portuguesa: vitória da Portuguesa
Juventude x Vasco: vitória do Vasco


Convenhamos, tanto Figueirense e Portuguesa têm condições de vencer estes confrontos, apenas a vitória do Vasco seria menos provável, mas não seria uma zebra.

Analisando as próximas partidas de Ceará e Ponte Preta:

Bragantino x Ceará
Brasiliense x Ponte Preta

Duas partidas dificílimas para Ceará e Ponte Preta. A equipe do Bragantino vem subindo a cada rodada e o Brasiliense tá precisando de uma vitória, para parar de descer. Mas, imaginemos que Ceará e Ponte Preta “aprontem” e consigam vencer estas partidas.

Então, se – na próxima rodada – acontecerem estes resultados, a classificação passaria a ser:

1-Guarani, 31PG, 9V
2-Portuguesa, 30PG, 9V
3-Atlético-GO, 29PG, 9V
4-Figueirense, 29PG, 9V
5-Vasco, 29PG, 8V
6-Ceará, 28PG, 8V
7-Ponte Preta, 27PG, 8V

Viram? O ACG continuaria no G4. Mas – atenção! - uma derrota em seguida, que seria contra o Ceará, lá em Fortaleza (o que não é um resultado anormal, considerando que o Ceará estaria embalado), tiraria o ACG do G4. É isso mesmo!!!

Gente, essa Série B é muito mais complicada que a Série A. O ACG ”ta matando um leão por dia” e, segundo o exercício de possibilidades que fizemos acima, em duas rodadas (entre duas sextas-feiras), pode ficar – momentaneamente – de fora do G4.

É preciso ter comando, elenco, dedicação e, principalmente, controle emocional.

O melhor mesmo é pensar como ensina o Mauro Fernandes. A cada 24 pontos disputados, fazer 12 pontos. Assim fica mais fácil controlar o emocional da equipe.

E, não podemos nos esquecer de que, no segundo turno, o ACG recebe o Vasco, a Portuguesa e o Guarani aqui no Serra Dourada. E, no Serra Dourada, “é ruim” vencer o Atlético Clube Goianiense.

Tá bonito ACG !!!


AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

Murilo Silveira disse...

SOFRI VIU!

Más subimos Professor!
Abraços do ATLETICANO FANÁTICO!

Murilo