(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 6 de julho de 2009

9 rodadas que definirão parte do Brasileirão

.
Já dissemos aqui que todos os jogos têm o mesmo valor, quando o campeonato é por pontos corridos. Tanto o primeiro quanto o último contam da mesma maneira, apesar da emoção ser diferente entre eles.

Num campeonato longo como o nosso Brasileirão, em dois turnos, o ideal seria que as partidas fossem todas nos finais de semana. São 38 partidas, portanto – continha básica - o campeonato deveria ser disputado em 38 finais de semana. O ano tem 52 semanas. Então, descontados os quatro finais de semana das merecidas férias dos jogadores, sobrariam 10 finais de semana para os campeonatos regionais, ou seja, dois meses e duas semanas para brincar de rivalidade regional e o restante para o Brasileirão. Quem fosse participar das outras copas, teria o preminho de jogar nas quartas-feiras, ou nas quintas-feiras. E a Seleção Brasileira deveria – também – mandar seus jogos no Brasil no meio de semana.

Mas, sabemos, a coisa não funciona assim. Sabemos.

Então, já que a coisa não funciona assim, temos que encarar a coisa de frente, como ela funciona.

E a coisa tá entrando na sua fase mais delicada e perigosa.

É o seguinte: se observarmos a tabela do Brasileirão, a partir da 10ª Rodada (11 e 12/07, próximo final de semana), teremos 9 rodadas com partidas no meio de semana e nos finais de semana. Vai ser aquele sambinha, ou melhor, aquele HIP-HOP do criôlo doido: concentra, joga, faz mala, viaja, concentra, joga, faz mala, viaja, descansa, concentra, joga, faz mala, viaja...isto sem falar as dimensões continentais deste Brasilzão e a malha aeroviária de nosso país, com escalas e conexões habituais.

Nestas próximas 9 rodadas (de 12/07 à 09/08), menos de um mês, é o período em que saberemos, com raríssimas exceções, quais os times realmente estarão brigando pelo título e quais os times que realmente estarão brigando contra o rebaixamento. Estatisticamente falando essas 9 partidas representam cerca de 25% do campeonato, ou seja quase um quarto. São 27 pontos em disputa para cada equipe.

Portanto, cara Leitorcedora, caro Leitorcedor, vai pesar muito, nessas próximas 9 rodadas, a equipe que tiver um bom elenco (titulares e reservas), a equipe que tiver mais disposição, preparo físico (e raça!), a equipe que fizer valer a vantagem de jogar em sua casa e a torcida que for ao estádio para apoiar sua equipe. Mais do que nunca, nas próximas 9 partidas, as equipes que não vencerem suas partidas em casa (que serão 4 ou 5, dependendo da tabela) vão encontrar sérios problemas para suas pretensões futuras na sequência da competição.

Vamos falar no que me interessa, que são os jogos do Goiás, cuja sequência destas 9 partidas será:

12/07 – domingo – Sport (F)
(segunda: retorna a Goiânia; terça: treino leve e concentração)

15/07 – quarta – Avaí (C)
(quinta: descansa; sexta: viaja para o Rio)

18/07 – sábado – Fluminense (F)
(domingo: retorna a Goiânia; segunda: descansa; terça: treino leve e concentração)

22/07 – quarta – Palmeiras (C)
(quinta: descansa; sexta: viaja para Belo Horizonte; sábado: movimentação e concentração)

26/07 – domingo – Atlético-MG (F)
(segunda: retorna a Goiânia; terça: treino leve e concentração)

29/07 – quarta – Atlético-PR (C)
(quinta: descansa; sexta: viaja para São Paulo; sábado: movimentação e concentração)

02/08 – domingo – Santo André (F)
(segunda: retorna a Goiânia; terça: treino leve e concentração)

05/08 – quarta – Flamengo (C)
(quinta: descansa; sexta: viaja para São Paulo; sábado: movimentação e concentração)
.
09/08 – domingo – São Paulo (F)

Vemos, claramente, que não há tempo para treino tático. Não há tempo para preparar mais nada, taticamente falando. Tecnicamente, também não há muito o que fazer. Fisicamente, então, o tempo que tiver deve ser dedicado à recuperação e descanso para o próximo confronto. E dá-lhe aeroporto!

Ainda, neste período, a tabela nos premiou com 5 partidas fora de casa e 4 no Serra Dourada. Ou seja, já estamos em desvantagem em uma partida com relação à varias outras equipes que terão 5 destes 9 jogos dentro de casa. A nossa obrigação é de somar os 12 pontos a serem disputados no Serra Dourada.

Vamos, primeiramente, analisar os confrontos fora de casa, contra Sport, Fluminense, Atlético-MG, Santo André e São Paulo. Sinceramente, só vejo chances de vitória contra o Sport, que pode mergulhar em uma crise maior (mais uma!) se não vencer o Goiás. O Goiás deverá, portanto, jogar com muita atenção lá na Bombonera tupiniquim. Se o Goiás não cometer erros grosseiros na defesa, quem sabe? Talvez, contra o Santo André, podemos vencer. Mas não vejo vitórias contra os demais, não.

E, quanto aos jogos aqui no Serra Dourada, no mínimo (é o que eu espero) que o Goiás vença o Avaí e o Atlético-PR. Vencer o Palmeiras, não vai ser fácil. E, contra o Flamengo aqui no Serra Dourada, sempre é um jogo complicado, pois, quando não temos mais torcedores do Flamengo aqui, fica meio-a-meio. A nossa “sorte” é que o jogo será na quarta-feira, o que vai diminuir a quantidade de mineiros e brasilienses que vêm a Goiânia nos jogos do Flamengo. Mas não devemos esquecer que eles tiram a camisa do Flamengo do armário e enchem o Serra Dourada, para torcer contra o Goiás.

Se o Goiás mantiver seu aproveitamento geral, que atualmente é de 52%, ou seja, se o Goiás não melhorar, mas – também – não piorar, nos próximos 27 pontos a serem disputados, somaremos 14 pontos ganhos aos atuais 14.

Se repetirmos, nas próximas 9 partidas, a performance das 9 já disputadas (3V, 5E, 1D), sendo que das três vitórias, apenas uma foi em casa e a única derrota foi no Serra Dourada (estamos invictos fora de casa) poderíamos pensar nos seguintes resultados:

12/07 – domingo – Sport (F) - Empate

15/07 – quarta – Avaí (C) - Vitória

18/07 – sábado – Fluminense (F) - Empate

22/07 – quarta – Palmeiras (C) - Derrota

26/07 – domingo – Atlético-MG (F) - Empate

29/07 – quarta – Atlético-PR (C) - Vitória

02/08 – domingo – Santo André (F) - Vitória

05/08 – quarta – Flamengo (C)- Empate

09/08 – domingo – São Paulo (F) - Empate


Pensando bem, qualquer pontuação superior a 14 pontos nestes próximos 9 jogos será lucro. Até que os prognósticos acima não estão muito fora da realidade não.

Mas, poderíamos dar uma ajudazinha ao Goiás. E esta ajudazinha deveria vir do pessoal que cuida do gramado do Serra Dourada. A grama deveria ser cortada mais alta, para que – juntamente com o clima seco desta época aqui no Centro Oeste – os adversários sentissem o que chamo de soroche do cerrado. Quem sabe, assim, a gente vence as quatro partidas aqui no Serra?

Vamos ver...e ainda tem as contusões, as suspensões por cartões...e, logo depois começa a tal da Sulamiranda, ôôôps, a Sulamericana, que o Goiás tem que participar e há a exigência de que os times entrem em campo com os titulares (time misto não vale).

É muito Futebol para pouco time, né?
.
Espero estar enganado (para menos!).


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: