(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 23 de novembro de 2008

E o Vila Nova se --deu

mal.

(um pigarro foi a causa da falha de digitação do título)

É, caro Acir Jr, não foi desta vez que o seu time conseguiu o tão sonhado acesso ao Brasileirão.

E, depois daquela vitória sobre o Corinthians, depois que o Vila Nova chegou à segunda colocação, parecia que a classificação para a Série A seria uma questão de tempo.

Neste ano, a equipe do Vila Nova iludiu todo mundo. Iludiu a Diretoria. Iludiu sua imensa, fanática, fiel e impressionante torcida. Iludiu os cronistas. Iludiu até minha cabecinha esmeraldina, pois eu cheguei a ALchar que o Vila Nova não deixaria a classificação escapar. Nestas últimas semanas, cheguei a fazer todas as contas possíveis...mesmo com as derrotas fora de casa, no Serra Dourada o Vila Nova não perdia há muito tempo. E, apesar dos seguidos insucessos, as demais equipes que disputavam as três vagas restantes, especialmente aquelas que estavam atrás do Vila Nova, também não conseguiam passar o Vila Nova. Era só continuar vencendo no Serra Dourada. Parecia simples. Mas não.

Futebol é muito complicado.

O que faltou? Faltou empenho da Diretoria? Faltou jogadores? Faltou técnico? Faltou preparação física? Faltou preparação psicológica? Faltou dinheiro?

Somente teremos certeza de uma coisa: não faltou Torcida.

E que Torcida!

Desculpem-me, mas o meu coração esmeraldino não se esquece de uma piada antiga, da década de 70:

“O Vila é igual saia de baiana: só da renda!”

Mas eu escutei, hoje, uma piada mais atual:

“O Vila é igual coca-cola de 2 litros: o gás acaba antes do final.”

Piadas à parte, economicamente falando, seria ótimo para a cidade de Goiânia e para o Estado de Goiás ter duas equipes na Série A.

Para o Meu Goiás seria um desastre econômico: a gente sabe que vai muito torcedor do Vila Nova nos jogos do Goiás para torcer contra. Diz a lenda que o torcedor do Vila Nova tem dois armários: um com suas roupas do dia-a-dia; outro, somente com camisas de times de futebol da Série A. Quando o Goiás joga no Serra Dourada, o torcedor do Vila Nova abre o seu armário 2, veste a camisa do adversário do Goiás e segue para o estádio. Então, com o Vila Nova na Série A, os jogos do Goiás sofreriam uma redução no público pagante, pois – com essa crise – os torcedores do Vila Nova priorizariam os jogos de seu time, claro! Tá muito caro o ingresso dos jogos da Série A.

Tem gente que fala que se o Vila Nova estivesse na Série A, junto com o Goiás, a Diretoria do Goiás se sentiria motivada a montar um time para ser Campeão. Acho isto uma bobagem que não tem tamanho. Sabemos que é muito caro montar time para ser Campeão do Brasileirão. O elenco ter que ser muito grande e o banco de reservas tem que estar no nível dos titulares. E o técnico? Técnico para ser Campeão de um Brasileirão custa coisa para mais de duzentos mil reais e, sabemos, a Diretoria do Goiás não gosta de gastar muito com técnico. Nem com jogador. E a premiação? Tem que ter muita grana para jogador correr para ser Campeão. Escutei no rádio, outro dia, que o Goiás até hoje não pagou a premiação prometida pela conquista da vaga para a Libertadores...

E a vida continua...sempre no Plano B: eles torcendo pra gente rebaixar para a Série B e nós torcendo para eles ficarem na Série B.

Eu, particuLArmente, estava torcendo para o Vila Nova ficar na quinta colocação. Ainda dá, já fiz as contas: basta vencer o Bragantino e torcer para a Ponte Preta não vencer o Criciúma.

ALgora, fALando sério, eu vou fazer questão de “seguir” a carreira deste elenco do Vila Nova deste ano de 2008: quero ver se algum jogador destes aí vai jogar de titular em alguma equipe da Série A de 2009. Quero ver...

O Túlio disse que vai para o Botafogo. Disse também que dá para conciliar as atividades de Vereador, pois – segundo ele mesmo declarou -, basta ir na Câmara uma vez na semana, se houver votação. Duvido.

Vocês notaram que foi só o Wando se machucar (pela milhonésima vez) que o Túlio parou de marcar gols e o Vila Nova parou de vencer?...foi só o Pedro Júnior voltar para o Vila Nova, que o time desandou...

Futebol é ao mesmo tempo simples e cheio de mistérios...

Peraí!

RÊU RÊU RÊU

ÃO ÃO ÃO

Não resisti.


AL-Braço
AL-©haer

2 comentários:

Acir Júnior disse...

Ainda de cabeça inchada!!!

Amigo Al-berto, por favor, siga estes mercenários mesmo.

Um exemplo: o fidumazunha do André Turato não jogou puerra nenhuma aqui no Vila Nova em 2006... ajudou a rebaixar o time para a Série C e agora em 2008 ajudou o Avaí a subir para a Série A.

É ou não é para ficar indignado????

Al-braços

Acir Júnior

AL-Chaer disse...

É, amigo Acir JR...

...chega a beirar o inacreditável.

O Vila Nova chegou à segunda colocação.

Nos últimos 27 pontos possíveis, ganhou apenas 4.

Não tem lógica.

Ou, melhor dizendo, tem lógica: a lógica do dinheiro.

Será que outras equipes vão se interessar pelo espólio deste Vila Nova de 2008?

Quero ver...

AL-Braços
AL-Chaer