(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ainda há chances para o Vila Nova

.
Remotas. Mas elas existem. Acompanhem o exercício de possibilidades, considerando que só há duas vagas (o Avaí também já se juntou ao Corinthians):

O Santo André é o que está mais perto da terceira vaga. Seus três últimos confrontos são contra Ceará e Criciúma (fora) e Paraná Clube (em casa). Seus jogos fora de casa não serão fáceis: o Ceará ainda corre perigo e o Criciúma está na zona de rebaixamento. Seu jogo em casa, contra o Paraná, pode ser mais fácil, se o Paraná já tiver se livrado do rebaixamento. Pode ser que o Santo André não fique entre os quatro primeiros. Atenção! Pode sim! Mas, vamos considerar, para o raciocínio, que o Santo André conseguirá 4 pontos nestas três partidas, fazendo 65 PG, o que lhe garantiria a vaga.

Então, estaria faltando uma vaga para ser preenchida. E esta vaga ainda pode ser do Vila Nova, se acontecerem os seguintes resultados:

1. O Juventude venceria seus próximos 4 confrontos (Corinthians em casa; Brasiliense e São Caetano, fora; e Barueri, em casa). O Juventude somaria mais 12 PG.

2. Então, o Barueri não venceria seus três próximos jogos (uma derrota seria para o Juventude). Venceria, no máximo dois, em casa, contra Fortaleza e América de Natal, apesar de que não vai ser fácil vencer estas duas equipes que estão tentando fugir do rebaixamento. Mas vamos considerar que o Barueri somasse mais 6 PG.

3. O Vila Nova venceria todos seus jogos, contra Corinthians e Brasiliense, fora e contra o Bragantino, em casa. O Vila Nova somaria mais 9 PG.

Acumulando esses possíveis pontos aos já obtidos até o momento:

Juventude: 52+12=64PG; com 19 Vitórias.
Barueri: 57+6=63PG; com 20 Vitórias.
Vila Nova: 55+9=64PG; com 19 Vitórias.

Acir Jr, veja só!!! Nesta simulação de resultados, a definição da quarta e última vaga ficaria para os demais critérios de desempate, que seriam Saldo de Gols e Gols Pró.

Até o momento, comparando esses critérios entre Vila Nova e Juventude, temos:

Vila Nova: Saldo de Gols=3; Gols Pró=53.
Juventude: Saldo de Gols=4; Gols Pró=44.
Ou seja, não seria nada impossível, se chegarmos a tal desempate, que o Vila Nova superasse o Juventude no Saldo de Gols. E, no caso de Vila Nova e Juventude também terminarem empatados em Saldo de Gols, é impossível que o Juventude termine com mais Gols Marcados que o Vila Nova.

Na derrota para o Barueri, Túlio chutou um pênalti para fora, quando o Vila Nova perdia por 2 a 1. Acontece. Aconteceu com o Zico, na Copa de 86. Só erra quem bate. E o Túlio já marcou muitos gols de pênalti para o Vila Nova, nesta temporada. Chamaram o Túlio de “pipoqueiro”. Essas torcidas...outro dia, no jogo do Flamengo contra a Portuguesa, vaiaram o Juan, um dos melhores jogadores da Série A. Comparo as vaias para o Juan com as vaias para o Túlio: injustas!

Apesar de que o Túlio foi vaiado por grande parte dos 20 mil torcedores, ainda há a possibilidade da estrela de Túlio continuar a brilhar e, quem sabe a classificação ainda venha dos pés de Túlio.

Futebol é cheio de surpresas. Taí a caixinha que não me deixa mentir.

Voltando aos jogos do Santo André, e se por acaso o Santo André apenas vencer uma de suas partidas e perder as outras duas? Alcançaria os mesmos 64PG que Vila Nova e Juventude podem alcançar, mas com apenas 18 Vitórias. Assim, classificariam Juventude e Vila Nova.

Acir Jr, você se lembra bem daquela partida do Vila Nova, na Série C, contra o Rio Claro, aqui no Serra Dourada...

...tá difícil, mas não é de todo impossível, né?

Mas o primeiro passo é o Juventude vencer o Corinthians, para continuar com chances. Se o Juventude perder do Corinthians, aí só teria condições de chegar a 61 PG, o que seriam remotíssimas as possibilidades de classificação. E, talvez o Juventude se desestimule e não tenha forças para vencer o Barueri, na última rodada. Porque o Barueri não pode vencer seus três últimos confrontos, para o Vila continuar a ter chances. E esta derrota teria que vir da partida contra o Juventude, com o Juventude ainda com possibilidades de chegar.

Isso é Futebol.

E Futebol é Futebol é Futebol é Futebol.


AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

Acir Júnior disse...

Amigo Alberto,

Vou te falar uma coisa... meu coração ainda teima em acreditar, mas minha razão diz que acabou!!!!

Esse time do Vila Nova não tem poder de reação. Não tem esquema de jogo... não toca bola... é só na base do chutão, é só rifando a bola.

Ontem estava parecendo que era o Barueri que jogava em casa.

Não acredito em uma vitória sobre o Corinthians lá no Pacaembú não viu?!?!?

Os jogadores do Vila Nova não querem ganhar. Ontem no início do 2º tempo, o time parece que voltou a encarnar a garra tradicional do Vila Nova dos anos 70... empatou o jogo, a torcida incendiou o Serra, mas logo tomaram o 2º gol...

Que Deus nos ajude.

Al-braços,

Acir Júnior