(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 23 de novembro de 2008

Brasileirão 2008: reta final

.
A partir do momento em que restaram cinco equipes disputando o título (São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo), o que se viu foi apenas um time bem equilibrado, o São Paulo. Os demais, mostraram-se muito instáveis.

O Grêmio, apesar de ter um sistema defensivo forte, não conseguiu deter os adversários, exatamente na fase decisiva. Infelizmente, no Futebol atual, não basta jogar bem na defesa. E, quando a defesa falha (e nossos zagueiros brasileiros falham muito) aí fica fácil para os adversários.

O Palmeiras se mostrou ineficiente. Parece que os demais técnicos já aprenderam os segredos do Luxemburgo, que já não consegue mais improvisar durante as partidas e apresentar surpresas para os adversários. E, desde a época da Parmalat, que não vemos um Palmeiras absoluto em campo. Infelizmente, no Futebol atual, não basta apenas ter um técnico experiente no banco.

Cruzeiro e Flamengo são equipes muito parecidas. São muito bons quando atacam, mas têm uma defesa não confiável. O Cruzeiro perdeu muitas partidas fora de casa. Já o Flamengo, repito, apesar de que hoje o Obina marcou um gol num acesso, num lampejo de habilidade, convenhamos, time que quer ser Campeão Brasileiro não pode ter um Obina de titular. Cruzeiro e Flamengo praticaram um Futebol muito bonito, pra frente, sempre buscando o gol. Mas, infelizmente, no Futebol atual, não se pode jogar apenas no ataque.

O que Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo têm de bom, o São Paulo também tem. O que Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo têm de ruim, o São Paulo não tem. E, no caso do São Paulo, esta equipe não marca muitos gols, mas também não sofre muitos gols. Mas o saldo, por partida, é na maioria das vezes positivo, o que interessa, ao final das contas.

E, ao final das contas, o São Paulo só não se sagra Campeão (Tri-Campeão) se acontecer desses desastres que só acontecem no Futebol.

E, se não bastasse, até os árbitros ficam com medo de errar contra o São Paulo. Mas errar é humano e todos erram. Mesmo em partidas paralelas, os árbitros ficam com medo de errar e que seu erro possa prejudicar o São Paulo. Neste medo generalizado de se errar contra o São Paulo, os árbitros acabam cometendo erros a favor do Tricolor do Morumbi.

O São Paulo é melhor em tudo. Tem o melhor técnico e o melhor jogador do campeonato (Hernanes). E os árbitros ainda “erram a favor”.

Aí fica difícil superar a equipe do São Paulo.

E, definitivamente, ficará sepultada a discussão sobre os “PENTAS”. Se o São Paulo é ou não é o “PENTA ÚNICO”, vai ser o “HEXA ÚNICO”.
.
Sobre o rebaixamento NUM TÔ NEM AÍ !!! Já faz tempo que o Meu Goiás ultrapassou a marca de 45PG.

Aliás, a minha torcida era para que algum time carioca fosse rebaixado. Por quê? Porque o Futebol Carioca, regra geral, é muito “mentiroso”. E no “oba-oba” da “tradição que representam”, a rigor os seus elencos não têm poder de fogo para jogar um Brasileirão anual como este, em ida e volta, por pontos corridos. Depois que o Brasileirão passou a ser por pontos corridos, por favor, refresquem a minha memória, qual foi o time carioca que conquistou o Título da Série A? E, para piorar, assistindo aos jogos pela TV, eu já estou “enojado” com os narradores e comentaristas torcedores dos times cariocas.

Confesso que as performances de Flamengo e Botafogo foram uma surpresa para mim. Chegaram longe demais.

Mas, pelo Dinamite, eu ainda estou torcendo para o Vasco não ser rebaixado. Só pelo Dinamite e pelo que sua eleição representou para a História do Futebol Brasileiro. O legado deixado pelo ex-ditador do Vasco não podia ser o que estamos vendo aí. A História do Vasco não merecia este time. Se o Vasco se rebaixar para a Série B, esse time que estamos vendo não aponta para um retorno em 2009. Vão ter que mudar muita coisa lá em São Januário. E precisa de dinheiro, que o Vasco que o Dinamite recebeu não tinha e que dificilmente vai ter para 2009.

Também estou torcendo para o Atlético-PR não se rebaixar: só por causa do Geninho. Mas vai depender da partida contra o Náutico, lá em Recife. Se perder, mesmo que venha vencer o Flamengo na última rodada (o que não será nada fácil se o Flamengo precisar vencer para se classificar para a Libertadores), talvez não consiga se livrar do rebaixamento.

Para Fluminense e Santos se livrarem do rebaixamento, basta um empate nas duas partidas restantes. O Fluminese recebe o Ipatinga no Maracanã, na última rodada. Nesta rodada, o Santos recebe o Náutico na Vila Belmiro. Talvez tanto Santos e Náutico precisarão apenas de um empate, nessa partida. Sendo assim, o jogo deve terminar 0 a 0.

O Figueirense joga contra Botafogo (de férias) e Internacional (que só quer saber de Sulamericana). O time é fraco, mas as chances são grandes de se manter na Série A para 2009.

A Portuguesa recebe o Sport (de férias) em casa e sai para jogar no Mineirão, contra o Cruzeiro (que briga pela vaga para a Libertadores). Mas o Cruzeiro joga contra o Inter, na penúlima rodada e, talvez, volte a vencer fora de casa. Se o Cruzeiro já estiver garantido a vaga na libertadores, até pode ser que a Portuguesa vença o Cruzeiro. Contudo, os possíveis 43PG podem não livrar a Portuguesa do rebaixamento. A Portuguesa não depende somente de suas próprias forças.

Tudo aponta para três já classificados para a Série B de 2009: Ipatinga, Vasco e Portuguesa. A outra vaga sendo disputada por Figueirense, Náutico e Atlético-PR.

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: