(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Uma vitória tranquila


No encerramento do Primeiro Turno desta segunDona, aqui chamada carinhosamente por Bezona, o Goiás venceu o Guarani, por 3 a 0, no Serra Dourada.

O retorno do atacante Iarley (após contusão) confirma que o nosso ataque fica mais organizado com a sua presença, por ser uma referência de posicionamento e pelas boas jogadas que consegue formar com seus companheiros.

A opção de Felipe Amorim como meia e a entrada de Wellington para jogar fazendo dupla de ataque com Iarley foi uma decisão acertada do técnico Márcio Goiano. O jovem Felipe Amorim rende mais como meia-atacante (o antigo ponta de lança), enquanto que Wellington, quando foi acionado por Iarley, não desperdiçou a chance, marcando seu gol, no primeiro tempo. Amaral substituiu Marcinho Guerreiro (suspenso) e não comprometeu, desta vez. Elivélton entrou no segundo tempo e marcou um golaço (o terceiro) batendo de primeira. Esse rapaz tem estrela. Jogou as últimas três partidas e deixou o dele em cada uma delas. Por outro lado, levou o seu terceiro cartão (para cada gol, um cartão!) e está - prematuramente - fora da próxima partida.

Mesmo abrindo o marcador, o Goiás estava muito ansioso no primeiro tempo, enquanto que o técnico adversário mantinha o esquema com três volantes, mais preocupado em não sofrer mais gols, do que buscar o empate.

A conversa do técnico Márcio Goiano no intervalo surtiu efeito para a segunda etapa. Os laterais Douglas e Andrezinho passaram a ser mais acionados. Pelo lado do Guarani, nada mudava. O técnico Giba mantinha o posicionamento do primeiro tempo. O resultado disto foi que o Goiás sobrou em campo, chegando a fazer mais dois gols, sem que o time do Guarani esboçasse reação.

Foi uma vitória tranquila, especialmente pelo que ocorreu no segundo tempo. E o goleiro do Guarani evitou uma goleada maior.

No entanto, apesar de ter sido uma vitória importante, há de se considerar que a equipe do Guarani tem se mostrado instável e vulnerável nos últimos anos. Caiu da Série A, voltou e tornou a cair. E, neste ano de 2011, ainda não mostrou que tem time para brigar pelo acesso. Pelo contrário. Há muitas rodadas não consegue sair da zona do rebaixamento, queimando no inferno do GCu.

Mas, são vitórias como esta (sobre uma equipe técnica e taticamente inferior) que trazem mais confiança e auto-estima para os jogadores do Goiás. Uma vitória em casa, junto a sua torcida, que aproxima o Goiás do G4.

Que venha o Segundo Turno!!!

AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL,
Passo pra deixar um abraço, e ler suas postagens sempre pertinentes: gols de placa, ou de letras, se preferir...

Com admiração,
Pedro Ramúcio.