(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 6 de agosto de 2011

A quinta vitória seguida do Meu Goiás

Caríssima Leitorcedora Esmeraldina, Caríssimo Leitorcedor Esmeraldino, empatamos com "eles" – é verdade – e, da maneira como foi, podemos considerar que este empate foi “quase” uma vitória. Na tabela de classificação, nossa posição é boa, continuamos próximos ao G4.

O Futebol aprontou mais uma das suas, nesta partida. Nós entramos como favoritos, mas foram “eles” que tiveram o controle da partida, durante todo o jogo. Não há como não escrever aqui que “eles” foram melhores taticamente e tecnicamente.

No primeiro tempo, o Meu Goiás teve apenas duas chances de gol. Um chute muito bem desferido de fora da área pelo Alan Bahia, que o goleiro deles fez ótima defesa. E o pênalti, que Iarley bateu colocado, mas que o goleiro d’eles – tranquilo – esperou a batida e pulou no canto certo, para evitar o gol. Mas foi muito pouco, para quem era favorito. Enquanto, do outro lado, "eles" tiveram mais posse de bola, anularam nossos principais jogadores, especialmente o atacante Iarley e o meia atacante Alan Bahia. E foram “eles” que buscaram mais o gol. O esquema 4-5-1 d’eles foi mais eficiente que o nosso 4-4-2.

Veio o segundo tempo e “eles” entraram pressionando e, merecidamente, abriram o marcador aos 5 minutos. Aos 12 minutos, o técnico Márcio Goiano fez suas substituições óbvias, as duas de uma só vez: Felipe Amorim no lugar de Diniz e Max Pardalzinho no lugar de Guto. O Goiás tinha que partir para cima. Mas foram “eles” que se aproveitaram dos espaços e tiveram três claríssimas chances para ampliar o placar. Mas não fizeram.

E o Futebol, invariavelmente, não perdoa.

A partir dos 30 minutos, “eles” recuaram e este foi o maior erro d’eles. Maior que os três gols perdidos. Apesar de que o Iarley não conseguiu jogar (“eles” conseguiram anulá-lo), apesar de que Alan Bahia e Carlos Alberto não renderem como de costume, a movimentação de Felipe Amorim e Max Pardalzinho foi importante para a pressão que o Goiás – normalmente faria – mesmo com uma apresentação técnica abaixo da média. Na minha opinião, Douglas foi o melhor jogador do Goiás nesta partida, pois tanto na lateral direita, quanto na lateral esquerda, ajudou – com sua habilidade – para que o Goiás tivesse a posse de bola nos últimos 15 minutos de partida. Neste período, foram muitas bolas alçadas para a área d’eles. Numa delas, aos 41 minutos, a bola sobra de fora da área para Felipe Amorim, que chuta fraco. Na trajetória, Iarley fez uma jogada de craque, sem a bola. Saltou, abrindo as pernas, fazendo um corta-luz, sem chances de ação por parte do goleiro d’eles, com a bola entrando no cantinho. Era o empate, sem tempo de reação por parte d’eles.

Foi um jogo em que “eles” mereciam vencer de goleada.

Mas fomos nós que empatamos. E no finalzinho.

Aliás, para nós, foi uma vitória. Uma vitória de 1 ponto.

E, lembremos que moramos num país democrático, onde há a liberdade de expressão, portanto, o choro é livre. E a comemoração, também.

(resumindo: enquanto o Meu Goiás está a 3 pontos do G4, "eles" estão a 3 pontos do GCu)


Eu tô comemorando esta vitória do Meu Goiás !!!



AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: