(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Qual será o Futuro do Meu Goiás neste segundo turno?


Primeiramente, há de se comemorar – bastante! – a sexta colocação alcançada pelo Meu Goiás, ao final do Primeiro Turno da Bezona. Após o desastroso início na competição, em que foi bater no GCu, com a chegada do novo técnico e os reforços, numa recuperação impressionante (quatro vitórias seguidas), o Goiás retorna à condição de candidato a brigar por uma das vagas no G4.

Antes de se iniciar a competição, falava-se que o Goiás era um dos favoritos para chegar nas quatro primeiras colocações. Na realidade, o que se viu foi que o Goiás não conseguiu – nas 19 rodadas realizadas – confirmar esta situação.

Se analisarmos o retrospecto das últimas edições da Série B, alguns números apontam para duas “verdades”:

-alcançando 21 vitórias ao final da competição, certamente a equipe termina no G4 (com chances de se sagrar Campeão da Série B);

-se o Goiás mantiver no segundo turno o mesmo aproveitamento que obteve no primeiro, a probabilidade é que não alcançará o acesso.

A rigor, o Goiás precisa triunfar 12 vezes no segundo turno que ora se inicia, para não depender dos demais resultados. Considerando que o Goiás venceu 9 partidas no primeiro turno, significa que o Goiás terá que aumentar em 33,3% o seu aproveitamento no quesito vitórias.

Fala-se na mídia esportiva que, com 19 vitórias, pode-se chegar na quarta colocação e, parece que lá no Goiás eles estão pensando neste número, o que seria conseguir no segundo turno, apenas uma vitória a mais do que no primeiro. Acho arriscado, apesar de que, se o equilíbrio entre as equipes se mantiver (ou, se as equipes se mantiverem instáveis, como foi regra no primeiro turno, com raras exceções), pode ser que diminua o número final de vitórias necessárias para se obter o acesso.

Vamos fazer um exercício de possibilidades, analisando a tabela de jogos do Goiás (jogando em Casa e Fora) para o segundo turno, na sequência:

1.Barueri - F
2.Náutico - C
3.ASA - F
4.ABC - C
5.Paraná - F
6.Salgueiro - C
7.Portuguesa - F
8.Boa - F
9.Ponte Preta - C
10.Criciúma - C
11.Vitória - F
12.Americana - C
13.Sport - F
14.Duque de Caxias - C
15.“eles” - C
16.São Caetano - C
17.Bragantino - F
18.Icasa - C
19.Guarani - F

Caríssima Leitorcedora Esmeraldina. Caríssimo Leitorcedor Esmeraldino. Antes de começarmos a fazer as contas, vou facilitar, separando em colunas, os jogos em Casa e Fora:

Jogos do Goiás no Serra Dourada:

2.Náutico
4.ABC
6.Salgueiro
9.Ponte Preta
10.Criciúma
12.Americana
14.Duque de Caxias
15.“eles”
16.São Caetano
18.Icasa

Serão 10 partidas em casa. Vocês acreditam que o Goiás vencerá todas dentro de casa? Nem eu. Acho que está mais fácil para o Goiás vencer as cinco últimas, do que as cinco primeiras. E analiso desta maneira, imaginando que não se repetirá o desastre do início do primeiro turno e que o Goiás, portanto, chegaria na 14ª Rodada com chances de ocupar um lugar no G4.

Acredito que o Goiás deve conseguir 7 Vitórias em casa. No máximo 8.

Jogos do Goiás fora de casa:

1.Barueri - F
3.ASA - F
5.Paraná - F
7.Portuguesa - F
8.Boa - F
11.Vitória - F
13.Sport - F
17.Bragantino - F
19.Guarani - F

Serão 9 partidas fora. Quantas vitórias vocês acham que o Goiás conseguirá? Isto tudo? (vocês estão otimistas!) Acho que o Goiás conseguirá no máximo 3 vitórias fora de casa. E, fazendo a mesma consideração (a hipótese de o Goiás chegar na 14ª Rodada com chances de ocupar o G4), aliada à possibilidade de Bragantino e Guarani já estiverem sem chances de escapar do rebaixamento, duas destas três vitórias que prevejo seriam exatamente sobre estes times. Contudo, se ao final do segundo turno, Bragantino e Guarani estiverem lutando para não cair, aí complica tudo.

A terceira vitória seria sobre o Boa.

Restaria saber, então, quantos empates o Goiás conseguirá. Porque, neste segundo turno, um empate fora de casa representa 1 ponto ganho e deixa o adversário com o gostinho de “escapar” dois pontinhos em seus domínios.

Nesta contas todas, o limite inferior apontou para 9 Vitórias, enquanto o limite superior chegou a 11. Adotando a média aritmética simples, o Goiás alcançaria 10 vitórias, neste exercício de possibilidades. Somadas às 9 que o Goiás conquistou no primeiro turno, totalizaria 19 vitórias ao final da competição. Com este número “provável” de vitórias, pode ser que o Goiás chegue na quarta colocação.

Mas, convenhamos, não é fácil, pois com o elenco que temos, o Goiás já atingiu a sua máxima capacidade. Uma capacidade que não deixa os torcedores confiantes, pela instabilidade da equipe.

A não ser que o Goiás reedite uma sequência de 4 vitórias consecutivas (o que traria mais equilíbrio emocional para os jogadores, bem como aumentaria a auto-estima), infelizmente, sou obrigado a confessar que hoje (repito: HOJE!) eu não apostaria que o Meu Goiás consiga o acesso.

Eu continuo torcendo muito (e sofrendo, também!). Mas será uma surpresa, se o Goiás retornar à Série A, para 2012.

Espero que os jogadores do Goiás façam esta surpresa para mim, ao final deste ano...


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: