(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sábado, 20 de agosto de 2011

Ainda falta muito mesmo!

A Série B sempre foi um campeonato difícil. Especialmente nas últimas cinco edições, com exceção do time do Corinthians que – na sua vez – sobrou na segundona, em geral as quatro equipes que conseguem subir para a Série A só conseguem tal intento nas rodadas finais. E, lá pela metade do segundo turno, ainda temos entre 8 e 10 equipes com chances de terminarem no G4.

Nesta edição da Série B, chegamos a uma rodada para terminar o primeiro turno e, se formos fazer uma previsão, o máximo que poderíamos apostar é que parece que a Portuguesa chega lá e, talvez o Duque de Caxias desce. Com relação às demais equipes, não há como prever em que posição terminarão ao final da competição.

Neste ano de 2011, a Série B está tão equilibrada que uma equipe vence uma partida e consegue subir até 6 posições na tabela de classificação. Duas vitórias seguidas tiram uma equipe da ameaça do rebaixamento e a coloca na briga pelo G4.

No caso particular do Goiás, apesar da surpreendente reação (aquelas 4 vitórias seguidas), nota-se que – mesmo com a chegada dos contratados recentes – ainda falta muito para o Goiás entrar definitivamente em condições de disputar uma vaga entre os quatro primeiros. Eu fico torcendo, mas às vezes eu me pego pensando que a minha torcida é maior que o atual time do Goiás. E que não vai ser fácil recuperar os pontos perdidos no desastroso início na competição.

O Goiás precisaria de mais uma arrancada de quatro vitórias seguidas, para sedimentar uma situação de candidato ao acesso, mas começo a duvidar que repetiríamos a façanha.

É fato que os novos contratados melhoraram a qualidade da equipe, mas é fato também que o time do Goiás necessita de mais contratações. Para se ter uma idéia, nas duas últimas partidas, nosso melhor jogador ofensivo foi o lateral Douglas. Isto merece uma reflexão. Não que um lateral não possa se destacar. Não é isto. A conclusão que se tira é que o meio campo de armação e o ataque não tem produzido como deveria. Estamos perdendo muitas chances de gol e os adversários estão conseguindo envolver nossa equipe, com posse de bola e contra-ataques. Nosso sistema defensivo alterna bons e maus momentos. Aí, ficamos dependendo da sorte. Está muito fácil entrar pelo miolo da zaga do Goiás.

Acho que o técnico Márcio Goiano deveria repensar seu sistema tático. Para fortalecer a defesa, talvez fosse uma melhor opção armar a equipe no esquema 3-5-2, ou até um 3-6-1. O experiente Marcão poderia ser esse terceiro zagueiro, o que organizaria melhor o posicionamento do setor, uma vez que Rafael Tolói e Ernando têm falhado quando a zaga é formada apenas por eles. Os números confirmam. O time do Goiás tem a segunda pior defesa do campeonato (junto com o Bragantino, com 30 gols sofridos). Somente o lanterna, o Duque de Caxias, que apresenta uma defesa pior: já levou 37 gols.

A “ducha de água on the rocks” veio com a seguinte declaração do técnico Márcio Goiano, após a derrota de 3 a 2 para o Icasa, em que eu destaco dois trechos:

“...a meta é vencer a última partida contra o Guarani, na próxima terça-feira, e depois se reunir com a diretoria para fazer uma nova avaliação, seja para pedir reforços ou algum incentivo para a equipe...”

“...A gente chegou numa situação difícil, o clube deu uma recuperada e tem que pensar no sentido: ou é Série A ou é manutenção na Série B...”

O recadinho está claro. Com este elenco, o técnico Márcio está “avisando” que é possível trabalhar para se manter na Série B. E que, talvez o “milagre” que esteja faltando para o elenco superar suas deficiências e buscar uma vaga no G4 seria colocar na mesa uma “gorda premiação” para os atletas, o que – na minha opinião - pode ser até mais barato do que tentar contratar novos reforços. Quem sabe?

E tem mais uma coisa. Já está passando da hora do Márcio Goiano mostrar serviço, em se tratando de organizar melhor taticamente a equipe. Parece que está faltando também um técnico melhorzinho.

AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

MFL disse...

Além de jogadores melhorzinhos, o técnico não é a maravilha das maravilhas. Os jogos que ganhou, o Goiás jogou mal e o empate com o Vila foi no sufoco. Esse ano é continuar sem acompanhar futebo, só a série B mesmo, espero que no ano que vem a profecia de meu filhod e 10 anos não se concretize: - Goiás na série C.