(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 2 de maio de 2011

“- CHEGA !!!” (tô começando a cansar...)

Eu gostaria de comentar sobre o jogo entre Meu Goiás e “eles” pela partida de volta das semi-finais do Goianão’2011. Apenas sobre o jogo. Apesar de que o Goianão’2011 foi de um nível técnico sofrível, esta partida – certamente – está entre os (raros) confrontos que valeram a pena (que fique bem claro, se considerarmos exclusivamente os 90 minutos). Mas, infelizmente, este confronto entre Goiás e “eles” não se trata apenas de uma partida de futebol. Porque vários “atletas” - ditos “profissionais” – comportam-se como “aqueles” – ditos “torcedores” – que vão ao estádio para aprontar confusão e brigar.

Ora, arrumar confusão e brigar é “atentar contra a ordem”. E, para isto, a única solução é abertura de processo, indiciamento dos envolvidos, dar o direito de defesa (como prevê a nossa Constituição), mas – se provado o delito e os responsáveis – puni-los com o rigor da Lei.

Mas, se a Justiça Comum tem “seu tempo”, a Justiça Desportiva (evocando o Estatuto do Torcedor) deveria agir com eficiência e eficácia nestes casos de jogadores “brigões”, mesmo que a “selvageria” ocorra depois de terminada a partida. Porque, mesmo depois que o árbitro dá por encerrada a partida, ainda tem público no estádio e fora dele (e muita gente assistindo pela TV nos bares e nas casas), de modo que as consequências são – infelizmente – incontroláveis.

Chega!!! Já “deu no saco”!!!

Se este país fosse sério, todos (EU DISSE TODOS!!!) os jogadores e demais envolvidos neste episódio lamentável que foi o festival de pancadaria em campo (após a partida) deveriam estar sumariamente EXCLUÍDOS DO FUTEBOL. Não interessa “QUEM COMEÇOU”. “QUEM CONTINUOU” É DA MESMA LAIA.

CHEGA DE “CAMPANHA PELA PAZ NO TRÂNSITO”, “CAMPANHA PELA PAZ NOS ESTÁDIOS”. “CAMPANHA PELA PAZ NA PUTAQUIUPARIU!!!”

As leis nós já as temos. Precisamos é de cumpri-las!

CUMPRIR AS LEIS E PUNIR OS CONTRAVENTORES É QUE TRAZ PAZ PARA A POPULAÇÃO.

Vamos identificar estes “hooligans do Cerrado” e VAMOS BANÍ-LOS DOS ESTÁDIOS.

País em que a EDUCAÇÃO não consegue fazer a sua parte, tem mais é que construir PENITENCIÁRIAS. E detalhe: VISITA ÍNTIMA, SÓ DA MÃE!

E, quanto aos “jogadores-brigões-machões”, estes não estão contribuindo para o PIB nacional. Pelo contrário, estão denegrindo três patrimônios do Brasil: o Futebol, o Atleta Profissional e a Ordem da Nação.

Eu NÃO QUERO NEM SABER SE SÃO DO MEU TIME!

Estes DESEQUILIBRADOS e DELINQUENTES estão matando o Futebol aos poucos.

Antes que eles consigam, vamos “dar baixa” na carteira deles “por justa causa” e, que eles montem o curriculum vitae e procurem emprego na "casa do chapéu".

Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor. Você deve estar se perguntando (e me perguntando) que, banindo os “jogadores-brigões”, estaríamos penalizando também os Clubes. E é isto mesmo a que eu estou me referindo. O Clube “tem que ser corresponsável pelo seu atleta” (e o “empresário”, também!). Veja bem: tanto o Meu Goiás, quanto o time d”eles” possuem um elenco que “não é lá essas coisas” e que, se algum dos dois subirem para a Série A de 2012 é porque a Série B de 2011 estará no nível do “Enganoião’2011” (= o “Goianão” que engana!). Imaginem que tanto Goiás quanto “eles” ficassem com o elenco reduzido sem os “brigões”? É...talvez não reunissem nem os 11 para entrar em campo. E, como não têm dinheiro para contratar, talvez amargassem uma Série C, para 2012.

Eu acho que é por aí...o pessoal “pensaria duas vezes” antes de partir para a briga.      

Ou será que esse pessoal não pensa?

AL-Braço
AL-©haer 

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá irmão,

Estive lá e pela primeira vez na minha vida de torcedor temi pela minha integridade física e do meu filho.

Retirei o manto sagrado (camisa do Goiás) para dirigir-me ao meu veículo.

Foi um jogão. E foi uma decepção.

As abelhas estão certas: pois somentes elas tem o direito de construir e atacar quem as perturbe, pois elas no fundo no fundo, só querem fabricar o mel.

JB Alencastro

Fábio Almeida disse...

Foi muito triste ver as imagens e não é a primeira vez. Teve o episódio quando o Leão era o treinador do Goiás também. Como vamos estimular a paz na torcida se temos extrema violência em campo? Enquanto não houver punição exemplar a violência continuará.