(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O fator Mourinho

Eu já falei aqui que o técnico Mourinho é um dos responsáveis por “matar” o Futebol Arte. Disse isto, quando ele montou o que eu chamei de “esquema-pebolim”, no ano passado (Mourinho era o técnico da Inter de Milão).

Na trajetória de Mourinho, ele coleciona um grande número de desafetos e isto é atribuído à sua arrogância. Mas, eu começo a desconfiar que o pessoal tem é inveja dele.

Porque, na verdade (e eu tenho que admitir), o técnico Mourinho SABE TUDO DE FUTEBOL!

Cena 1.

Recém chegado para treinar o Real Madrid, vem o primeiro clássico contra o Barcelona, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol desta temporada. O Barcelona, indiscutivelmente, o Melhor Time do Planeta, para não falar do Mundo (porque tem gente que discorda). Naquele dia, o Barcelona enfiou 5 (C-I-N-C-O), fora o “merengue com cobertura de chocolate”. Ainda não tinha dado tempo para o Mourinho conhecer o time que tinha nas mãos.


Cena 2.

Segundo turno do Espanhol. Novo confronto entre Real Madrid e Barcelona. Já deu tempo para o Mourinho “ensinar” até o Cristiano Ronaldo jogar na defesa. O Barcelona continua sendo o Melhor do Planeta, com Messi – O Melhor do Mundo – e um time que joga como se fosse uma equipe de Futebol de Salão jogando em campo gramado. Barcelona, favorito. Mourinho se deu ao luxo de “deixar” o time do Barcelona atingir – em determinado momento do primeiro tempo – a impressionante marca de 80% de posse de bola. E daí? Daí que o time do Real Madrid não tava nem aí e segurou todo o ímpeto do maravilhoso time Catalão. Resultado: empate. Uma grande evolução, desde o vexame dos 5 a 0.


Cena 3.

Final da “Copa do Rei”. Mais um clássico mundial: Barcelona x Real Madrid. Já não dá para apontar o Barcelona como favorito. Pelo menos contra o Real Madrid. Contra os demais times, sim. Mas, contra o Real Madrid, preste atenção, o “craque” do time está no banco de reservas. É o técnico Mourinho. Ele mesmo! Nesta partida, o Mourinho manteve seu “esquema-pebolim”, mas já se viu uns contra-ataques rápidos. E o Cristiano Ronaldo, além de estar entre os melhores do Mundo, é um dos atacantes mais fortes e corre que nem um corcel. A partida terminou empatada em 0 a 0. O time do Messi e Cia não conseguiu furar o bloqueio montado pelo Mourinho e quase perde a partida no tempo normal. Veio a prorrogação e, ao final do primeiro tempo, numa ótima troca de passes pela esquerda, com Marcelo e Di Maria (outro excelente jogador), este faz um cruzamento perfeito, na cabeça do Cristiano Ronaldo: 1 a 0 para o Real Madrid. Se Mourinho já tinha conseguido não levar gol do Barcelona, com vantagem no placar, as coisas ficaram mais difíceis para o time da Catalunha. Questão de tempo (pouco tempo) e a partida terminou com o Real Madrid levantando a Copa do Rei.


Cenas dos próximos capítulos

Copa dos Campeões (Champions League). Semi-final: Barcelona x Real Madrid. O Barcelona é o Melhor do Planeta, mas o favorito é o Mourinho.

Esse Mourinho é muito chato. Concordo.

Mas que ele entende de futebol, entende. E muito!


AL-Braço
AL-©haer


2 comentários:

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL,
Uma aula de futebol. Do Mourinho? Não! Sua, numa análise perfeita a meu ler...
Mas ainda torço para o Barcelona nas semifinais da Copa dos Campeões, torço para que vença o melhor em campo...

AL-braço mineiro,
Pedro Ramúcio.

Úrsula Maff disse...

Olá Chaer,

O Mourinho além de entender de futebol é profundo conhecedor do principal: a alma. Ele é amigo dos animais (a maioria dos jogadores de futebol não passa disso, bichos imbecis amestrados ) e coloca-se num patamar de pai e mestre.

Ele é venerado e suas palavras são lei. Daí a ferrenha disciplina tática de seus times.

Se César Milano é o mágico dos cães, o Mourinho é dos jogadores de futebol.

Úrsula Maff