(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Goianão’2011 segue às semi-finais

Terminada a Fase Classificatória do Goianão’2011, diferente do que eu ALpostava em “pôsti” anterior, teremos os seguintes confrontos nas semi-finais:

Atlético(1º) x Anapolina(4ª)

“eles”(2º) x Goiás(3º)

Ou seja, sem surpresas, até porque os quatro classificados mantiveram suas posições em grande parte do campeonato.

Contudo, há de se ressaltar duas situações: uma, que todos estão vendo; outra, que estou suspeitando.

Vamos à primeira situação. Há 5 rodadas seguidas pelo Goianão, que o Atlético Goianiense, quando não perde, perde. Isto sem falar as duas “tundas” que levou do Coritiba, pela Copa do Brasil. Trocaram de técnico, com o retorno do PC Gusmão e, até agora, nem um empatezinho, para espantar a crise. O ACG parou nos 36 pontos ganhos e permitiu que “eles” e o Goiás chegassem, ao final da fase classificatória, com a mesma contagem de pontos, com apenas uma vitória a menos. Está claro, para quem quiser ver, que o Atlético não chega às semi-finais na condição de favorito. Pelo contrário. E tem mais um agravante. Perder o Campeonato Goiano será péssimo para a auto-estima da equipe, que está prestes a iniciar a Série A do Brasileirão. E, se for eliminado já na semi-final, contra a Anapolina, a coisa (perdoem-me o trocadilho necessário) vai ficar “XATA” para o Dragão da Campininha.

Por falar em “XATA”, que é o apelido carinhoso da Anapolina, passemos a analisar a outra situação, que mencionei anteriormente. Muitos analistas têm apontado a Anapolina com sendo a equipe mais “equilibrada” dentre as quatro semi-finalistas, com condições reais de conquistar o título. A minha suspeita é que a Anapolina NÃO QUIS VENCER a Aparecidense na última rodada, para não correr o risco de enfrentar “eles” ou o Goiás na semi-final. Ora, é esquisito para uma equipe que está sendo considerada uma força para conquistar o título, perder para a Aparecidense por 4 a 2, quando a Aparecidense não almejava mais nada na competição. O que leva a crer que o pessoal da Anapolina NÃO ESTÁ ACREDITANDO no time do Atlético. E, procede, pois da última vez que enfrentou o Atlético no Serra Dourada, a “XATA” venceu por 3 a 2 e poderia ter aplicado uma goleada, pelo que fez no segundo tempo desta partida. Infelizmente, faz parte do Futebol (como recentemente fez parte – também – do Volei, quando o time do Bernardinho “perdeu para escolher o adversário”), ou seja, a “XATA” resolveu escolher um atalho para chegar à Final. Este “atalho” chama-se Atlético.

Particularmente, no confronto entre Atlético e Anapolina, eu aposto na Anapolina, porque o time do Atlético “morre” no segundo tempo, com exceção do Marcão, que fica correndo sozinho.

Já no confronto entre “eles” e o Meu Goiás, tudo vai depender de como será a performance do time do Goiás contra o São Paulo pela Copa do Brasil, confrontos que ocorrerão em paralelo com as semi-finais do Goianão. É óbvio que a equipe do Goiás chegará “mais cansada” contra “eles”. Isto aumenta as possibilidades de “eles” seguirem à Final, além da vantagem que “eles” têm de jogarem por dois resultados iguais.

E, convenhamos, caríssima leitorcedora esmeraldina, caríssimo leitorcedor esmeraldino, o que representaria mais para o Goiás, que tenta voltar ao cenário nacional? Ser Campeão Goiano ou eliminar o São Paulo, na próxima fase da Copa do Brasil? Eliminar o São Paulo seria um resultado tão importante, pois credenciaria o Goiás a seguir com reais chances de chegar bem longe na Copa do Brasil, assim como colocaria o Goiás como uma das forças para voltar à Série A em 2012. E é disto que o Goiás – realmente – está precisando.

Portanto, não fiquemos surpresos se tivermos uma Final Vermelha (argh!) no Goianão’2011.


AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: