(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Enganos e Desenganos

Estive olhando meus textos anteriores e notei que não tinha escrito nada sobre a vitória do Goiás sobre a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, o que classificou o Goiás “direto” para enfrentar o São Paulo, sem a necessidade do jogo de volta. Tudo bem que a Ponte está nas oitavas de final do Campeonato Paulista (o que não é pouco), mas a fácil vitória do Goiás falseou a realidade da equipe.

Veio a primeira partida contra o São Paulo, aqui no Serra Dourada. O resumo desta partida é que o Goiás “deu sorte” por não ter sido goleado. Analisando friamente, com o resultado de 1 a 0 para o São Paulo, o Goiás saiu lucrando.

É bem verdade que o São Harlei fez – como de hábito – seus milagrinhos básicos. Contudo, pela quantidade de chances de gol que o time do São Paulo criou, vimos que os atacantes do São Paulo finalizaram muito mal, na maioria das vezes. Esta que foi a “sorte” do Goiás: o time do São Paulo foi ineficiente nos arremates ao gol.

Debitar a derrota na conta da expulsão do Felipe Amorim seria uma desculpinha que não “cola”. Sabemos que jogar com um a menos contra qualquer equipe é uma desvantagem e tanto, especialmente num campo de dimensões máximas, como é o Serra Dourada. Sabemos que, ter um jogador expulso aos 22 minutos do primeiro tempo desorganiza qualquer esquema, principalmente quando este jogador expulso é a “estrela” do time. Em tempo: a expulsão foi correta e justa. O jovem Felipe Amorim levou o primeiro cartão amarelo, por ter matado uma bola com o braço. Não pode. Depois, matou uma jogada de ataque do São Paulo, com falta. Cartão amarelo, o segundo, portanto, expulsão. Simples assim.

Era esperado que o time do Goiás recuaria seus jogadores para fortalecer o sistema defensivo, após a expulsão do Felipe Amorim. Mas o que é inadmissível é ver uma equipe sem a mínima condição de manter a posse de bola, com enormes dificuldades de trocar passes. E não estou falando de passes longos, não. Falo de passes curtos, de 2 ou 3 metros.

O time do São Paulo é superior ao Goiás em todos os sentidos: dentro e fora de campo. É uma das forças do Futebol Brasileiro e uma equipe com tradição de títulos internacionais. Até aí tudo bem. É raro uma situação em que o São Paulo entra em campo, que não seja favorito, quer seja no Morumbi, ou jogando fora de casa. Então, uma vitória do São Paulo sobre o Goiás é um resultado perfeitamente normal.

O que não dá para aceitar é ver o Goiás dos 22 minutos do primeiro tempo até os 40 do segundo sem chutar ao gol do Rogério Ceni. E, se insistirem que o motivo foi ter perdido um jogador por expulsão (sendo este jogador o melhor da equipe, talvez o melhor do Goianão 2011), então eu diria que, com exceção do Harlei e do Rafael Tolói, os demais não servem para o Goiás.

É nestas horas que confirmamos o tanto que o Goianão 2011 engana. Vou passar a chamá-lo de Enganoião 2011.

É claro que Futebol é Futebol é Futebol é Futebol. E, por ser Futebol, pode acontecer de o Goiás ir ao Morumbi (na estréia do Luis Fabiano, com 50 mil torcedores) na partida de volta e vencer a partida e eliminar o São Paulo.

Se isto ocorrer, será A MAIOR ZEBRA DE 2011 !!!

Este time do Goiás está correndo um alto risco de ser goleado na partida de volta, contra o São Paulo.

PELAMORDIDEUS!!! Nós custamos a nos livrar do deficiente Wellington Saci, mas agora temos que ver um Oziel com a camisa do Goiás. E o tal de Zé Antônio? Tem que dar “lombrigueiro” para esses caras.

E o atacante(?!) Hugo, hein? É o artilheiro do Goiás no Enganoião 2011. Por aí, dá para avaliar as “beleza” que são as defesas dos times do Campeonato Goiano.

Quer saber? “Eles” são os favoritos para irem à Final do Enganoião. Se “eles” perderem esta oportunidade, é porque “eles” também são muito “ruim de serviço”.

Vai ser um sofrimento só essa Série B de 2011.

Ô timinho que tá fraco, esse Meu Goiás.

Às vezes eu me engano, mas Meu Goiás tá um desengano.


AL-Braço
AL-©haer 

Nenhum comentário: