(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

terça-feira, 6 de abril de 2010

O nome dele é Lionel

.
Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor.
.
Se você é daqueles brasileiros que nutrem uma - vamos dizer assim - "diferença" para com os nossos vizinhos Argentinos, em especiAL uma rivalidade no Futebol, gostaria de salientar que rivalidade é tudo no Futebol. É a rivalidade que move a paixão. Tudo bem.
.
Paixão só é paixão se nos deixa um pouco cegos. No amor é assim. Todos temos o direito de ficar cegos de paixão, afinal, quando apaixonados não queremos abrir os olhos, não queremos acordar do sonho de viver uma paixão.
.
Contudo, sinto lhes informar que, na minha opinião, depois de Pelé (O REI, ETERNO), na minha opinião o Segundo Melhor Jogador do Mundo foi o Maradona. Na minha opinião não foi o Puskas, nem o Garrincha, nem o Yashin, nem o Beckenbauer, nem o Rummenigge, nem o Cruyiff, nem o Platini, nem o Baggio, nem o Zico, nem o Fenômeno, nem o Romário.
.
Você pode não gostar do jeitão do Maradona, mas eu não estou falando em Maradona para ser meu genro. Eu estou falando de jogador de Futebol.
.
Por quê tanta "richa" contra os Argentinos? Buenos Aires é uma cidade para ser visitada várias vezes. Seus edifícios são uma aula de arquitetura (um museu a céu aberto). Em Buenos Aires, você tem que andar olhando para cima, para ver os detalhes arquitetônicos, ricos e belíssimos. Seus restaurantes e seus vinhos são excelentes. O tango (que eles importaram do Uruguai) é um espetáculo de sensualidade, que fez história pelo mundo a partir dos Argentinos. O Teatro Colón é maravilhoso (somente comparado ao Scala de Milão e ao L'Operá de Paris e ao Teatro de Manaus). Suas cafeterias são charmosíssimas. Suas livrarias, então, só para dar uma estatística: tem mais livrarias em Buenos Aires do que em todo o Brasil. Se eu falar a média de livros que o Argentino lê por ano (e comparar com a média do brasileiro), chega a ser humilhante. Jorge Luis Borges é de lá. Cortázar não é de lá, mas escolheu Buenos Aires para morar e escrever. Mercedes Sosa, La Negra, é Argentina. Che Guevara também. Juan Manuel Fangio é Argentino. E o cinema que Juan José Campanella faz é uma obra de arte.
.
Sei que vocês devem estar desejando que eu me mude para a Argentina. Mas não é o caso. Não.
.
O que me fez escrever este texto é que, depois dos recentes jogos que vi o Messi jogar, eu começo a discordar de mim mesmo de que o Maradona é o Segundo do Mundo.
.
Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor. O Segundo Melhor Jogador de Futebol do Mundo é o Messi.
.
DIS-PA-RA-DO e SO-BRAN-DO.
.
Vendo o Messi jogar, dá a sensação que estou sonhando. E não me belisco, para não acordar.
.
Detalhe: Messi completa 23 anos no dia 24 de junho de 2010; ou seja, ainda temos pela frente, pelo menos uma década de SHOW, fora o "alfajor".
.
.
.
AL-Brazo
AL-©haer

2 comentários:

CANTO GERAL DO BRASIL (e outros cantos) disse...

AL-Chaer,
Como cantava Elis Regina (nossa Mercedes Sosa, ou La Negra a Pimentinha deles): "o novo sempre vem." Também tô de olho em Messi...

AL-Braço esportivo,
Pedro Ramúcio.

gustavo disse...

Prefiro o Ronigol!!!