(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Goianão’2010 – semi-finais

.
Encerrada a Fase Classificatória, passaram para as semi-finais do Goianão’2010 as equipes do Atlético, Santa Helena, “eles” e o Meu Goiás, nesta ordem.

Era esperado que Atlético e Goiás se classificassem. No entanto, em toda a fase classificatória o Atlético foi mais regular, pois sempre se manteve entre os quatro primeiros. Já a campanha do Goiás foi desastrosa no início, o que lhe custou desconforto e sofrimento em toda a trajetória, pois somente conseguiu a sua vaga (a última das quatro) na última rodada.

A surpresa foi o Santa Helena. Digo surpresa, pois se voltarmos ao início da competição, esperava-se que – do interior – as equipes que se candidatariam ao G4 seriam Itumbiara, CRAC e Anapolina. Ninguém apostava no Santa Helena. Mas, no decorrer do campeonato, o Santa Helena trilhou uma reta ascendente e foi, realmente, a melhor equipe do interior, chegando a ocupar a primeira colocação geral, conseguindo com méritos a sua vaga nas semi-finais.

Por falar em Itumbiara, o “Gigante da Fronteira” decepcionou. Apesar da força de sua torcida (maior média de público, com o já tradicional apoio e promoção da Prefeitura), o Itumbiara acabou rebaixado para a Divisão de Acesso.

Já Anapolina e CRAC tiveram uma campanha muito instável. A cada rodada, alternavam posições dentro e fora do G4 e, nesta brincadeira de vai-e-vem, na última rodada ficaram no “vai de fora”, ocupando a 5ª e 6ª colocação, respectivamente, a uma vitória da classificação.

Custa-me escrever (mas tenho que admitir) que “eles” chegaram embalados para a semi-final. Após um início de segundo turno com 4 derrotas consecutivas, trocaram de técnico e, numa reação sensacional, venceram as cinco partidas seguintes. Pensava-se que “eles” iriam brigar contra o rebaixamento. Ocorreu exatamente o oposto: “eles” mostraram que estão bem vivos e brigando pelo título.

Agora, as coisas mudam de figura, pois é mata-mata em duas partidas. Quem chega com a vantagem de dois resultados iguais é o Atlético, no confronto contra o Goiás e o Santa Helena, no confronto contra “eles”. Em mata-mata, vale muito a experiência e o equilíbrio emocional. Analisando por este prisma, Atlético e Goiás levam ligeira vantagem sobre Santa Helena e “eles”. Mas esta “vantagem” só poderá ser colocada em prática na final.

O confronto entre Atlético e Goiás tem muito mais elementos do que apenas uma decisão para saber quem segue rumo à final.

Primeiro, esta semi-final pode ser “considerada” uma “final antecipada” (ah...os chavões novamente, que eu adoro!). Também, estes dois jogos podem ser considerados uma “prévia” do que podem vir a ser os dois confrontos pelo Brasileirão de 2010. Se o Goiás vier a ser eliminado, é provável que o técnico Jorginho não fique para o início do Brasileirão. Do outro lado, acredito que o técnico do Atlético – o Geninho – não corre este risco. Ou seja, já na beira do gramado, a tensão no banco do Goiás é muito maior que no banco do Atlético.

A pergunta é: “Se o Jorginho não tiver êxito contra o time do Atlético, como seria então contra os demais times da Série A?”

Outro detalhe que ronda esta semi-final é que ambos – Atlético e Goiás – estarão jogando pela Copa do Brasil, no meio de semana entre os confrontos desta decisão. Atlético viaja para Recife, para enfrentar o Santa Cruz, enquanto que o Goiás viaja para Salvador, para jogar contra o Vitória. Viagem sempre desgasta uma equipe. Até aí, tudo bem, porque ambos sofrerão do mesmo desgaste. Mas um insucesso de uma destas equipes na primeira partida da semi-final do Goianão’2010 e outro insucesso na primeira partida das Oitavas da Copa do Brasil, pode desestabilizar emocionalmente esta equipe para a segunda partida da semi-final. Contusões podem acontecer. Desgaste físico dos atletas certamente ocorrerá. Vai depender de qual equipe chega mais bem preparada fisicamente para esta semi-final. E, para não perder o costume, entra em campo o “tapetão”, nesta questão do efeito suspensivo no “caso Pituca”.

Na outra semi-final, entre Santa Helena e “eles”, repito que “eles” chegam embalados. Resta saber como será o comportamento do Santa Helena jogando a partida de ida no Serra Dourada (liberado para sediar partidas, após a reforma do gramado). Será que o bom futebol praticado pelo Santa Helena em toda a fase classificatória (em campos com dimensões reduzidas) se repetirá nas dimensões do gramado do Serra Dourada? Tenho minhas dúvidas.

Arrisco a dizer que, no confronto entre Atlético e Goiás, haverá um vencedor na partida de volta e este vencedor será um dos finalistas. No outro confronto, meu pALpite é de que “eles” definem a classificação na partida de ida, no Serra Dourada.

Vamos ALguardar, para ver.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: