(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Goianão’2010: definidos os finalistas

.
E a Final do Goianão’2010 será disputada entre Santa Helena (o “Fantasma”) e Atlético Goianiense (o “Dragão”).

Será um duelo “de arrepiar” e “de soltar fogo pelas ventas” (desculpem-me o trocadilho óbvio...não resisti).

Uma final justa, se computarmos todo o campeonato: disputam o título as melhores equipes dentre as 10 que participaram do certame.

Na fase classificatória, enquanto o Atlético sempre se manteve nas primeiras colocações (apresentando-se com regularidade), o Santa Helena, depois que entrou para o G4, não saiu mais de lá e, após as semi-finais, por ser a equipe com a melhor campanha, chega a final com a vantagem de dois resultados iguais, jogando a partida de volta na sua casa.

O interessante é que Atlético e Santa Helena “se deram ao luxo” de perder nos confrontos da última rodada da fase classificatória, jogando em seus domínios. Ambos perderam de goleada: o ACG, de 3 a 0 para a Anapolina; o Santa Helena, de 4 a 1 para “eles”. Estavam – literalmente – jogando com o regulamento: nenhum dos dois pretendia enfrentar o Goiás nas semi-finais.

Isto até gerou uma desconfiança de minha parte. Achei que “eles” (que vinham embalados por 5 vitórias consecutivas) superariam o Santa Helena, também nas semi-finais. A torcida deles até chegou a sonhar com o título (e com razão). Mas, nas duas partidas das semi-final entre eles e o Santa Helena, eles acordaram do sonho e o “Fantasma” veio em forma de pesadelo, vencendo os dois confrontos, por 3 a 1 no Serra Dourada e 4 a 1 lá em Santa Helena.

Já na outra semi-final, como eu previ em “pôsti” anterior, a segunda partida definiria o finalista e esta definição estaria ligada diretamente com os resultados de meio de semana pela Copa do Brasil. E – reALmente – tudo aconteceu como eu previa. Houve um empate sem gols na primeira partida entre Atlético e Goiás. Vieram as partidas de ida da Copa do Brasil: o Atlético venceu o Santa Cruz, enquanto que o Goiás foi goleado pelo Vitória.

Então, para o segundo confronto da semi-final, de um lado, o Atlético, tranquilo após o êxito contra o Santa Cruz e com a vantagem do empate; de outro, o Goiás, com a obrigação de vencer e passar a final, para diminuir o vexame da derrota frente ao Vitória.

O resultado – merecido! - de 4 a 2 para o Atlético não refletiu o que aconteceu em campo. O Goiás deu muita sorte, pois era para ser de 7, no mínimo. Contei: o Goiás finalizou três vezes para o gol do Atlético e, destas finalizações viriam os gols de Romerito (de cabeça) e do zagueiro Rafael Tolói (em jogada individual, chutando por cobertura, de fora da área, um golaço, no ângulo). A outra finalização foi de Felipe, que chutou para fora, com o goleiro caído no chão após defesa parcial, já no finalzinho da partida, quando o placar era 4 a 2 para o Atlético. Já pelo lado do Atlético, eles perderam, pelo menos, uns quatro “gols feitos” (adoro estes termos do jargão do Futebol!).

O Goiás não deu conta de parar a “locomotiva” e o Atlético viu que não precisava ter perdido para a Anapolina. Foi muito fácil para o Atlético.

A final do Goianão’2010 promete muitos gols. Promete. Mas, por ser uma final, ALcredito que os técnicos vão colocar suas equipes respeitando uma a outra. Mas é o Atlético que terá a obrigação de marcar gols. O time do Santa Helena “gosta” de jogar nos contra-ataques. O time do Atlético “gosta” de jogar no ataque.

Vamos ver qual destas duas equipes vai “gostar” mais.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: