(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cadê o Futebol do Goiás ?

.
Nova derrota, agora para o Cruzeiro, de goleada lá no Mineirão. Até aí, tudo bem, porque não é um resultado anormal perder para o Cruzeiro lá. O problema é que o Goiás foi irreconhecível, nesta partida.

A proposta era começar o jogo fechadinho lá atrás, no esquema 3-6-1. Correto. Assim como no Serra Dourada, o Mineirão tem um campo com as dimensões máximas, o que permite jogadas de contra-ataque. Era de se esperar que o Goiás produzisse algumas boas jogadas de contra-ataque, mas o que se viu foi um excesso de passes errados, principalmente no primeiro tempo, com o Cruzeiro massacrando o Goiás, o São Harlei fazendo uns três milagres, Vitor e Júlio César não subiam ao ataque e, as estatísticas do primeiro tempo mostravam uns 10 chutes a gol para o Cruzeiro e nenhum (EU DISSE NENHUM!) chute a gol pelo Goiás.

O primeiro tempo terminou 0 a 0, o que foi um lucro enorme para o Goiás.

Veio o segundo tempo e, aos 4 minutos já estava 2 a 0 para o Cruzeiro. Convenhamos, com o volume de jogo que o Cruzeiro apresentou no primeiro tempo e com a apatia do Goiás, estes dois gols fizeram justiça à superioridade do Cruzeiro. Mas, dói ver o nosso time levar dois gols em um período de 2 minutos.

Logo em seguida, Leandro Euzébio foi expulso. Fez uma falta feia: merecidamente expulso. Apesar de que nas últimas 15 partidas, o Goiás teve 11 jogadores expulsos, nesta partida contra o Cruzeiro, a expulsão de um jogador não teve influência no resultado, pois foi com o onze em campo que o Goiás perdeu esta partida.

O terceiro gol do Cruzeiro foi conseqüência de uma falha grotesca do Amaral, que estava improvisado na zaga, no lugar do João Paulo.

Parece que o Hélio dos Anjos andou lendo este Blog, porque, assim que Leandro Euzébio foi expulso, o nosso técnico colocou o Henrique, para recompor a zaga de três. O erro, na minha opinião foi a retirada do Léo Lima. Quem tinha que sair era o Fernandão, que não “entrou em campo” nesta partida.

Já com 3 a 0, o Cruzeiro notadamente diminuiu o ritmo e a partida, que era praticamente de um único time jogando, passou a dar sono. A defesa do Goiás até que conseguia neutralizar os poucos ataques do Cruzeiro, depois da vantagem estabelecida, mas rifava a bola para o Iarley, que foi muito bem marcado pelos zagueiros adversários.

Finalmente, faltando uns 15 minutos para terminar a partida, Fernandão foi substituído pelo Romerito, que fez sua parte, combatendo na defesa e conduzindo melhor a bola, que estava sendo muito maltratada pela equipe do Goiás. Aos 35 min, entra o Felipe no lugar do Iarley. Em pouco tempo, Felipe conseguiu se movimentar bem no ataque, livrando-se da marcação, criando opções para as jogadas de Romerito. Numa delas, uma falta, que Felipe bateu com força e precisão. Fábio fez uma difícil defesa e, no rebote, quase que Romerito diminui.

Foi o único lance de chute a gol do Goiás em toda a partida. O que é muito pouco para uma equipe que está disputando uma vaga para a Libertadores.

Nesta partida contra o Cruzeiro, vimos que o Futebol do Goiás estava no gol (se não fosse o São Harlei, a derrota seria humilhante), estava no banco (Felipe e Romerito, que jogaram pouco tempo) e está lá no Mundial SUB-20, pois Rafael Tolói e Douglas estão jogando muito lá na Seleção. Até o Léo Lima, que tem mantido uma regularidade de boas atuações, jogou muito abaixo do que pode render.

Futebol é engraçado. Dias atrás eu acreditava no título. Com o Futebol que o Goiás apresentou contra o Cruzeiro, começo a duvidar de uma classificação para a Libertadores.

Paciência.

Muita!


AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

Fábio Almeida disse...

Cadê os comentários sobre o jogo contra o Sport? Não pude assistir e fico no aguardo. Crês ainda na libertadores? Não podemos perder par ao avaí de forma alguma!