(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ALgumas Frases (orações)

.
Caríssima Leitorcedora. Caríssimo Leitorcedor. Fiquei uns dias sem escrever ALqui. Tinha até já iniciado ALguns textos sobre o tanto de coisa que aconteceu nos Campeonatos aqui do Brasil e nos do exterior, nestes dias em que não consegui atuALizar os assuntos, mas resolvi fazer um exercício minimalista e resumir nas seguintes frases, cronológicas.


1. O Goiás não conseguiu vencer o Fluminense, no Serra Dourada, na partida de ida das oitavas da Copa do Brasil, mesmo atuando com um jogador a mais por quase todo o segundo tempo.

2. O Atlético Goianiense não marcou nenhum gol na segunda partida da final do Goianão, enquanto que o Goiás marcou 2, vencendo e conquistando o Título.

3. O Atlético está contestando judicialmente o Título do Goiás, pela escalação do Everton, na primeira partida.

4. O Corinthians conquistou o Paulistão e o nome dele é Ronaldo.

5. O Botafogo teve quatro chances de vencer o Flamengo: na Final da Taça Rio, na primeira partida da Finalíssima, na segunda partida da Finalíssima e na disputa por pênaltis.

6. O Flamengo venceu, quando precisava de vencer: na Final da Taça Rio, o que o habilitou à disputa final e, na decisão por pênaltis, sagrando-se Campeão Carioca de 2009, sendo o Clube que mais conquistou Títulos Cariocas na História.

7. O Cruzeiro não permitiu que o Atlético “carimbasse” a faixa de campeão, que botou no peito após a goleada na primeira partida da Final do Campeonato Mineiro.

8. O Palmeiras venceu o Sport por contagem mínima, na primeira partida das oitavas da Libertadores e vai sofrer muito na partida de volta lá na “Bombonera Tupiniquim”.

9. Cruzeiro e Grêmio seguem bem na Libertadores, o que não é surpresa: são dois times “copeiros” por excelência.

10. O Inter de Porto Alegre tá sobrando, com D’Alessandro, Nilmar e Tyson (Táison) jogando um Futebol de “dar inveja branca” (que é a inveja boa!).

11. Lá na Itália, a Inter de Ibrahimovic e Cia é que está sobrando.

12. Lá na Espanha, o Barça de Messi e Cia destruiu o Real Madrid.

13. Nas semi-finais da Liga dos Campeões da Europa, quatro jogos antológicos nos confrontos Manchester United x Arsenal e Barcelona x Chelsea, com extremo rigor tático (Chelsea), belas jogadas e golaços; a final entre Cristiano Ronaldo e Messi só não será o jogo do ano, pois – neste ano – os “jogos do ano” serão (e já estão sendo) as partidas do Corinthians com Ronaldo Fenômeno em campo.

14. O Goiás não conseguiu vencer o Fluminense na partida de volta das oitavas da Copa do Brasil; perdeu a oportunidade de vencer a primeira partida (e eu sempre entendi que, na Copa do Brasil, é a primeira partida que decide); nos dois confrontos, as partidas foram equilibradas no primeiro tempo e o Goiás foi melhor na segunda etapa, contudo, apesar do empate no resultado agregado, o regulamento beneficia o Fluminense que marcou mais gols fora de casa. Paciência.

15. O Parreira-o-gol-é-apenas-um-detalhe é mesmo muito medíocre e, com exceção do Thiago Neves, Fred e o ótimo goleiro Fernando Henrique, o Fluminense é um time muito limitado.

16. Estou ALpostando que Mano Menezes e Ronaldo vão atropelar o Fluminense nas quartas-de-final da Copa do Brasil.

17. O Brasileirão, nas suas séries abecedárias, já tá começando neste final de semana.

18. Duvido que o Parreira permaneça no comando do Fluminense até o mês de agosto.

19. Não dá para fazer um prognóstico do que vai ser a performance do Goiás no Brasileirão, nem pela conquista do Título do Goianão, muito menos pela eliminação na Copa do Brasil.

20. Mas, ALcredito que passaremos mais um ano sem escutar as correntes enferrujadas do Fantasma do Rebaixamento.

21. Fábio Bahia, o nosso “curinga” é mesmo um “joker”, um brincalhão...

22. E, por falar em brincalhão, o Hélio do Anjos precisa parar de inventar em colocar o Zé Carlos como ala, deslocando o Júlio César para a meia. Aí, quando vem a tardia substituição, o Zé Carlos sai e o Júlio César retorna a sua posição original como ala esquerda e o time volta a jogar bem e no ataque. Para com isso!

23. O Atlético Goianiense não conseguiu manter o PC Gusmão para o Brasileiro da Série B. Volta o Mauro Fernandes. Uma decisão “caseira” e barata, que – a princípio – não diminui as chances do ACG brigar por uma das quatro vagas de acesso à Série A de 2010.

24. Eles fizeram, recentemente, duas boas contratações, que foram Leonardo (zagueiro-artilheiro) e Cocito (o “coicito”). A experiência de ambos vai ser importante para os objetivos deles. E mantiveram o técnico. Também não tinham motivo para trocá-lo. Mas eles vão ter que jogar muito para disputar as sonhadas quatro vagas.

Bem...não fui tão minimalista, mas pelo menos coloquei o assunto deles no item 24.

Rivalidade é Tudo!


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: