(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

terça-feira, 26 de maio de 2009

ACG: 67%

.
O Atlético Goianiense foi ao Rio e perdeu a invencibilidade para o Vasco da Gama. Resultado normal para o ACG, se considerarmos que é mesmo muito difícil vencer na casa do adversário e, sendo o adversário o Vasco da Gama, lá em São Januário, fica mais difícil ainda.

Eu imaginava que o Atlético Goianiense voltaria do Rio com um bom resultado. ALpostava num empate. Não assisti ao jogo. Vi os gols e, apenas pelos lances dos gols, com exceção do primeiro (em que houve falha da defesa, mal posicionada e a bola era do goleiro, que deixou o atacante cabecear quase na linha do gol), nos demais gols do Vasco, parecia que o Vasco estava com mais jogadores. Parece que a expulsão do Pituca, ainda no primeiro tempo, quando estava 0 a 0, tenha sido o fator determinante para o Vasco construir uma vitória por 3 a 0, mantendo os 100% nas primeiras 3 rodadas, o que indica, pelo menos até agora, que o Vasco estará entre os quatro classificados para a Série A de 2010.

Mas hoje, quero acrescentar a este texto a opinião de três amigos, Francisco José, Carlão e Acir JR. Francisco e Carlão são torcedores do Vasco e, no caso do Carlão, também torce para o Atlético Goianiense. Acir Jr torce para "eles". Segue, na íntegra, a opinião de cada um, para ilustrar melhor esta crônica. A publicação dos textos está devidamente autorizada pelos autores.

“O ACG não jogou mal, porém também não dominou o jogo. O problema é que o Atlético tinha grande volume de jogo no meio campo, em razão de contar com 3 volantes, sendo que 2 sabem armar e atacar (Pituca e Robston). O Atlético chegava perto da área mas não oferecia perigo. O Vasco estava ansioso, e o problema é que o meio estava com o um jogador só: Carlos Alberto. O Léo Lima era um jogador nulo, o Nilton estava muito recuado pra segurar o meio de campo do ACG e o Amaral não passa de um cão de guarda da defesa. Porém houve uma diferença pro Vasco, de nome CARLOS ALBERTO. Driblava fácil e levava muitas faltas, carregando o meio de campo do ACG com cartões amarelos. Então houve um erro do Mauro Fernandes, que deveria ter substituído o Pituca que estava descontrolado e fazendo muitas faltas, mesmo depois de levar amarelo. Era pra ter sido expulso bem antes quando fez faltas por trás no Elton quando esse se dirigia ao gol, mas daí ele jogou um caô no juizão que se contundiu no lance, saiu de maca, e quando voltou o juiz se esqueceu dele. Mas depois em outra falta no Carlos Alberto, Pituca foi expulso, e dessa falta originou o primeiro gol do Vasco (sorte, pois se o Vasco não marcasse o ACG voltaria com retranca). No segundo tempo o Vasco se organizou, Nilton jogou demais, o Dorival acertou nas substituições, e o ACG não teve poder de reação, apesar de ter jogado bem organizadinho. Resumindo: O Vasco jogou para o gasto, mas acho que o mais justo seria 2x0. O Atlético mostrou bom volume de jogo, principalmente no meio de campo, mas teve um "falso domínio" nos primeiros 20 minutos de jogo, pois chegava, mas não ameaçava. Mas tô com uma sensação que o Vasco e o ACG vão subir pra série A, e não vão fazer companhia para o Goiás e o Vila em 2010.”

(Francisco José, Torcedor do Vasco, Escrivão da Polícia Federal e Pai da Laura Augusta)

Antes de colocar aqui a opinião do Carlão, preciso informar que a última frase do Francisco deve ter sido para me provocar (por ter tocado no assunto Goiás) e provocar outro amigo em comum, o Acir JR (ao falar "deles", o Vila Nova). Confesso que esta última frase do Francisco não me incomoda, porque o que vem de Série Baixo não me Série Atinge. Quanto ao Acir Jr, este reagiu, e sua reação será colocada após a opinião do Carlão, que segue:

“Acredito que o ACG não perderá fácil fora de casa. Quando o Juninho entrosar com o Marcão e o Elias voltar com ritmo de jogo a coisa vai ficar boa. O Wesley tá bem. Precisa só jogar mais. O Rafael Cruz é fraco, porém prefiro o Allyson do que o Chiquinho. A zaga está bem armada. Vamos brigar muito para subir. E o time quer, além do Mauro Fernandes. Achei as declarações antes do jogo com o Vasco muito otimistas, quase pretensiosas...menos Dragão, menos. Vamos fazer primeiro dentro de campo.

Vejo o Vasco bem, com laterais que estão evoluindo. O Ramon já é uma realidade. O Paulo Sérgio está começando a se firmar, apesar da torcida...a zaga tá firmando e o Gean está conseguindo mandar ali. Cadê o Fernando? O ataque não me agrada. Nem Elton, nem esse Pimpão. Estou otimista com Aloísio e Jefferson entrando no time. Não vejo muitos problemas para conseguir uma vaga para a A.”

(Carlos Edu Bernardes, Carlão, Poeta, Beatlemaníaco, Torcedor do Vasco e do Atlético Goianiense, Filósofo e Pai do Rodrigo e do Paulo Eduardo)

Agora, conforme prometido, a reação do Acir Jr:

“SE O ATLÉTICO SUBIR... CORRO PELADO EM VOLTA DO SERRA DOURADA.”

(Acir JR, Contabilista, Torcedor do Vila Nova e Pai do Gustavo)
Eu continuo ALchando que o ACG vai estar entre os quatro classificados para a Série A de 2010...e, convenhamos, Acir JR, eu imagino que não será uma cena muito agradável essa da corrida ao "ar livre" em volta do Serra...


AL-Braço
AL-©haer

Um comentário:

Acir Júnior disse...

inda vou ver esse blog aqui falando muito "deles"...

ahahahahaha

Al-braços

Acir Júnior