(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ACG 100%

.
A Série B começou e o Atlético Clube Goianiense já viajou um Brasil inteiro (ida e volta) para vencer o América de Natal e, na estréia no Serra Dourada venceu o Bragantino.

O que se pode concluir? Que o ACG é um dos favoritos às quatro vagas para a Série A? Que o ACG não fez mais do que a obrigação em vencer equipes inferiores tecnicamente? Que o Mauro Fernandes tem “estrela” ao dirigir o ACG? Que de agora para frente os demais adversários vão “respeitar” mais o ACG?

É cedo para responder a estas perguntas.

Mas o que se pode afirmar é que – em campeonato por pontos corridos – uma vitória na primeira rodada vale o mesmo que uma vitória na última rodada.

Pontuar dentro de casa é “quase” uma obrigação. Pontuar fora de casa tira, no mínimo dois pontos do adversário. E o ACG venceu fora e no Serra. Não podia ter sido melhor.

Ouvi uma análise do técnico Mauro Fernandes que achei muito interessante e pertinente. Na programação que eles fizeram, eles “dividiram” a tabela em blocos de 6 partidas. A conta que eles fazem lá é a seguinte: para cada 6 partidas, o objetivo é alcançar 12 pontos (que seriam 4 vitórias e duas derrotas; ou 3 vitórias e 3 empates). Eles entendem que mantendo esta média, alcançarão o objetivo final que é o acesso para a Série A. E, o que é mais interessante, a equipe fica mais “focada”, pois concentra nas partidas atuais, sem ficar naquela de que “o campeonato é longo e tudo pode acontecer”. Eu também acho que é por aí.

No “primeiro bloco de 6 partidas”, o ACG já venceu as duas primeiras, na sequência, teremos:

3. Vasco (f)
4. Ponte Preta (c)
5. Campinense-PB (f)
6. Figueirense (c)

Analisando os confrontos fora de casa, a longa viagem à Paraíba pode tornar a partida contra o Campinense muito difícil. Estádio pequeno, torcida bem próxima. Este deve ser o jogo mais difícil neste grupo dos primeiros 6 jogos. Já contra o Vasco vejo mais possibilidades do ACG obter um resultado positivo, pois se há um time pressionado a vencer em casa, este é o Vasco. A torcida apóia, mas também se irrita facilmente. É jogar a torcida do Vasco contra o time deles e não afobar.

Sobre os jogos no Serra, tanto a Ponte, quanto o Figueirense vão sofrer jogando no gramado pesado e de dimensões máximas do Serra Dourada. A posse de bola é o trunfo do ACG no Serra Dourada. É botar os adversários para correrem atrás da bola e explorar os espaços, com lançamentos e variação de jogadas. Mas serão dois jogos difíceis, porque tanto Figueirense, quanto Ponte Preta devem estar entre as 8 equipes que – efetivamente – estarão correndo rumo às quatro vagas finais.

Torço para que o Mauro Fernandes feche a conta dos 12 pontos nestas primeiras 6 partidas. Mas ALcho que o ACG alcançará 11 pontos ganhos. Menos que a “meta”, mas entendo que seria um ótimo começo nesta – vamos chamar assim – Primeira Fase do ACG.

Vamos lá, DRAGÃO !!!

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: