(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais uma quarta-feira de Futebol

.
Muito Futebol. Muito Futebol disputando a Libertadores de 2009 e Muito Futebol disputando uma vaguinha para a Libertadores de 2010, via Copa do Brasil.

Vamos a ALguns destaques daqueles que disputam a Libertadores:

1. O já classificado São Paulo venceu o América de Cali no Morumbi por 2 a 1 – de virada! E que virada! O goleiro do time colombiano resolve dar um chutão, Dagoberto se vira de costas para se proteger e marca um gol de bunda. Uma virada certeira.

2. No Mineirão, o Cruzeiro fez 2 a 0 no Deportivo. Também classificado, o Cruzeiro segue bem e eu fico com a sensação que o time “copeiro” de Minas sempre é o favorito para vencer competição deste tipo, se não tiver o Boca Juniors pelo caminho.

3. O Sport de Recife, em Recife, na Ilha do Retiro, a já decantada “Bombonera Tupiniquim”, também de virada venceu o Colo-colo por 2 a 1. Não fez uma partida brilhante, mas foi o bastante para conseguir a vaga para as oitavas.

4. Lá no Uruguai teve um jogo de “ficar doido”. O Defensor do Uruguai venceu o Independiente de Medelín por 4 a 3, numa partida que, no final do segundo tempo, teve o empate do Independiente, que daria a classificação ao time de Medelín; mas, nos descontos, veio o gol da vitória do Defensor, mudando de mão a vaga para as oitavas.

Agora ALguns destaques daqueles que buscam, via Copa do Brasil, a vaguinha para a Libertadores de 2010:

1. O Internacional, no embalo da comemoração da Conquista do Título do Gauchão de 2009, depois dos 8 a 1 sobre o Caxias, manteve o ritmo e enfiou 5 a 0 no Guarani de Campinas. Placar agregado nos dois confrontos: Inter 7 x 1 Guarani. É...esse time do Inter não está economizando gols.

2. Em plena Vila Belmiro, o time misto do Santos não conseguiu marcar um golzinho no CSA de Alagoas. Acabou perdendo por 1 a 0, o que classificou o CSA.

3. O Águia de Marabá surpreendeu jogando um belo futebol lá no Maracanã. O time é bem organizado e, dos meias para frente, toca bem a bola e consegue chegar com perigo na área do adversário. Deu azar. Deu azar, porque poderia ter definido a classificação já no primeiro tempo, quando jogou bem melhor e teve várias oportunidades de marcar. O seu goleirão, Ângelo, é muito bom. Mas Futebol não é feito apenas de goleiro bom, nem de gols perdidos. Futebol é feito com gols marcados. E o Fluminense marcou, no segundo tempo, três gols, classificando-se para a próxima fase.

ALgora, vamos ao que nos interessa.

ALcho que o Palmeiras não conseguirá a vaga. Não vai ser fácil enfrentar o Colo-colo lá no Chile. Time por time, o Palmeiras é melhor e tem o Keirrison, que lembra muito o Túlio Maravilha: se bobear na área, ele põe para dentro. Mas, por outro lado, é gostoso ver o Luxo-em-burgo dar declarações e explicações em entrevista coletiva após os insucessos.

O adversário do Goiás na próxima fase da Copa do Brasil será o Fluminense do Parreira-o-gol-é-apenas-um-detalhe. Pelo que vi em algumas partidas do Fluminense no Campeonato Carioca e pelas duas partidas contra o Águia de Marabá, o fraco do Fluminense é a defesa, em especial o miolo da zaga. Contudo, no ataque, Fred é um excelente atacante, bom passador e um bom cabeceador. E o tal de Maicon corre muito, desloca-se, chuta bem com as duas pernas. Enquanto o Fluminense só se preocupa com a Copa do Brasil, o Goiás fará a primeira partida das oitavas entre seus dois compromissos contra o Atlético Goianiense, pela disputa do Título do Goianão 2009. É óbvio que o Goiás chegará mais desgastado para a primeira partida contra o Fluminense. Vamos torcer para que seja sorteada a primeira partida aqui no Serra Dourada, para que não haja a necessidade do time do Goiás viajar para o Rio de Janeiro, entre as duas partidas da Final do Goianão, o que seria mais um desgaste. A próxima semana, a partir de Domingo, será um ótimo teste para sabermos qual o real estágio em que se encontra a equipe do Goiás, em termos de comportamento tático, elenco e preparação física. Será um termômetro para saber se o nosso time está bem para começar o Brasileirão.

Futebol é feito de resultados (fazia tempo que eu não utilizava essas frases!). Se o Goiás conseguir um resultado positivo na primeira partida contra o Fluminense e se sagrar Campeão do Goianão, “tamo bem na fita”. Mas se der o contrário, se o Goiás não for o Campeão Goiano de 2009 e se não conseguir a vaga para a próxima fase da Copa do Brasil (o que, convenhamos, não serão resultados anormais), aí “a coisa vai feder”.

Engraçado esse Futebol...as próximas quatro partidas do Goiás podem confirmar a boa fase da equipe ou deixar os torcedores desconfiados.

Vamos aguardar para ver o que vai dar.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: