(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 12 de abril de 2009

Domingo de Páscoa, Futebol e Chocolate

.
Logo cedo, fui assistir à Missa de Páscoa. 90 minutos, sem surpresas: o time do Pai, do Filho e do Espírito Santo sempre confirma o favoritismo. O Filho doa a Vida! E o Amor Sempre Vence.

Depois, liguei a TV para ver o Ibrahimovic. Craque. Até perdendo gols, ele perde com categoria. Marcou um de pênalti, meio duvidoso. A Inter abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas no segundo, só deu o time do Palermo, que empatou e não virou o jogo por azar. Lá no Campeonato Italiano, é questão de tempo para a Inter conquistar o Escudeto.

Almocei. Descansei um pouco, preparando-me para a maratona das 16 horas. Aqueci os dedos, para não ficar ter cãibras. É isto mesmo. Como ainda não recebo a transmissão digital (porque a Tv a cabo ainda não instalou o novo decodificador), não pude aproveitar a tecnologia, que já permite que se vejam quatro jogos ao mesmo tempo, dividindo a tela em quatro janelas simultâneas. Tive que ficar saltando de um canal para outro, através do controle remoto, para acompanhar as partidas CRAC x Goiás, Atlético x Itumbiara, Corinthians x São Paulo e Flamengo x Fluminense.

Juntando as partes, vou tentar resumir o que vi de cada partida. Tanto o CRAC, quanto o Itumbiara marcaram primeiro nos confrontos contra Goiás e Itumbiara. Parecia que as equipes do interior iriam complicar para Goiás e Atlético. Que nada! As equipes do Goiás e do Atlético são muito superiores às de CRAC e Itumbiara. Ambos venceram de virada. O Goiás, por 3 a 1, enquanto que o Atlético goleou por 5 a 1. No “pôsti” anterior, meu “feeling” dizia que o Goiás jogaria “fechado” e voltaria de Catalão com um empate em 0 a 0; e que o Itumbiara de Túlio iria surpreender o ACG, no Serra Dourada. “Feeling” é “feeling”. Mas, meu “feeling” precisa pôr o pé na fôrma...

Não preciso de boLA de cristAL, nem de bôrra de cALfé para dizer que Goiás e Atlético só não irão para a Final, se acontecer um desastre. Destes que só o Sobrenatural de Almeida explicaria.

Lá no Maracanã, o Fluminense de Fred e Parreira foi surpreendido por um chute de Juan, de fora da área, ainda no primeiro tempo. A bola acertou a cabecinha do “montinho artilheiro”, bem na frente do goleiro Fernando Henrique, que “aceitou”. Frango? Meio-Frango? Talvez, se o gol do Flamengo tivesse sido diferente, a equipe do Fluminense não teria ficado tão abalada. Daí em diante, até o final da partida, o Fluminense não conseguiu se organizar em campo. O Flamengo se fechou, marcando bem o ataque do Fluminense e, nos contra-ataques só não ampliou, porque seus atacantes não capricharam. Até o Lord-Parreira-o-gol-é-apenas-um-detalhe perdeu o controle e foi expulso de campo.

A Final da Taça Rio será entre Botafogo e Flamengo. Se o Botafogo vencer, sagrar-se-á (essa Língua Portuguesa fica linda quando escrita corretamente!) Campeão Carioca de 2009, por antecipação, sem a necessidade de uma Grande Final. Eu DU-VI-DO que o Futebol Carioca vai perder a chance de realizar mais duas partidas, com casa cheia. Vai ser a maior surpresa destes últimos 36 anos acompanhando o Futebol de Meu Deus se o Botafogo for o Campeão da Taça Rio. Tanto Botafogo, quanto Flamengo estão “quebrados”. Se eu fosse torcedor do Botafogo, guardava meu dinheirinho para gastar na Grande Final. A Final da Taça Rio é jogo de uma torcida só. Quisera eu estar enganado. Vamos ver.

Mas a melhor partida deste Domingo de Páscoa foi mesmo entre Corinthians e São Paulo. Uma partida muito movimentada, com cada equipe com suas características: o São Paulo com seu toque de bola mais organizado, aproveitando-se do entrosamento de sua equipe, enquanto que o Corinthians era mais rápido, aproveitando-se da preocupação da defesa do São Paulo em marcar o Ronaldinho Fenômeno, que se deslocava atraindo os marcadores, abrindo espaço para os companheiros. O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. O São Paulo marcou primeiro, mas o Corinthians empatou logo em seguida, o que confirmava o equilíbrio entre as equipes. No segundo tempo, o Corinthians voltou disposto a vencer, pressionando mais, com sua “Fiel” jogando junto. Rogério Ceni fez ótimas defesas. Algumas “de sorte”, mas goleiro bom é, antes de tudo, “virado pra lua”. E veio a expulsão do André Dias. O Corinthians com um jogador a mais, cresceu em campo, mas, o que se viu foi um São Paulo muito perigoso nos contra-ataques, exigindo trabalho do goleiro Felipe. Parecia que a partida terminaria empatada. Mas, parecia, também, que qualquer equipe poderia marcar o segundo gol. E quiseram os Deuses do Futebol que o gol fosse do Timão, no último minuto dos descontos. Ronaldinho Fenômeno não marcou, mas a cada jogo corre mais e ajuda muito seus companheiros, com sua visão de jogo e seu toque de craque. Já começo a pensar que ele não precisa emagrecer tanto. ALiás, do jeito que está, ele está jogando muito mais que muito jogador “em forma” por aí.

A partida de volta será no Morumbi, com – no máximo – 5 mil torcedores da “Fiel”. A vantagem do empate é do Corinthians, mas uma vitória do São Paulo será um resultado normal. Contudo, não ALrriscarei nenhum pALpite.

Ontem foi Sábado. De Aleluia. Aleluia para o time do Santos, que reverteu a vantagem que era do Palmeiras de Luxemburgo, Keirrison e Cia. Realmente, esse menino Keirrison é um jogador acima da média. O time do Palmeiras tem jogadores melhores que o Santos. Mas, mesmo com o Keirrison marcando seu gol, o Santos virou a partida, onde brilharam as estrelas de Kléber Pereira e Neymar, Madson correu muito e deu bons passes e – acreditem! – o goleiro Fábio Costa não complicou, ou melhor, foi um dos grandes nomes da partida, com defesas arrojadas e incentivando e incendiando a garra da equipe do Santos, que só não ampliou o marcador, porque a maioria dos jogadores do Santos é mesmo muito fraca. Mas, a graça e o mistério do Futebol é que nem sempre o melhor vence. Foi o que aconteceu. Agora, resta esperar qual será o comportamento da equipe do Santos na partida de volta, lá no Parque Antarctica. Não será surpresa uma vitória do Palmeiras. Será um resultado normal. Mas eu meu “feeling” insiste em apontar para um triunfo do Santos, rumo à Final. Não custa tentar. Uma hora esse “feeling” ALcerta...

Para finalizar, tenho que falar do chocolate. A tradição brasileira dos ovos de chocolate comemorando a Páscoa está cada vez mais forte. A cada ano mais e mais ovos de chocolate são comercializados em todo o país. Neste ano, como de hábito, alguns exageraram no chocolate. Aqui em Goiânia, ainda restavam alguns ovos de Páscoa, neste Domingo. Mas, veio a equipe do Itumbiara e levou todo o chocolate lá para a fronteira.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: