(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ainda sobre Brasil x Peru

.
Foi fácil. A seleção do Peru, lanterna isolada das Eliminatórias Sulamericanas, confirmou seu favoritismo para perder a partida e voltou para Lima com mais 3 gols sofridos (é a defesa mais vazada com 26 gols), completando 7 derrotas. Nestas eliminatórias para a Copa de 2010, o time do Peru apenas venceu uma partida, por 1 a 0, lá em Lima enfrentando a Venezuela. Até o momento, a equipe do Peru empatou 4 partidas, uma delas, quando recebeu o Brasil, em Lima.

Ou seja, o Brasil não fez mais que sua obrigação.

Do jogo, selecionei dois comentários que ALcho relevantes.

O retorno de Kaká. Mesmo vindo de uma contusão, mesmo não estando na sua melhor forma física, mesmo sem ritmo de jogo, Kaká faz a diferença. Foi um dos que mais correu em campo e, com sua habilidade, em especial seus toques de primeira (como se estivesse jogando Futebol de Salão), vemos que, se seus companheiros treinarem mais e ficarem mais atentos, o Kaká sempre proporcionará tabelas rápidas a caminho do gol da equipe adversária. O problema (eterno!) é que a Seleção tem pouco tempo para treinar.

Outro fato, que para muitos foi surpresa, foi Ronaldinho Gaúcho ter conquistado a posição de “meio-de-banco”. Alguns comentaram que Dunga deveria manter o Ronaldinho Gaúcho de titular, pelo fato do jogo ser na “terra dele”, pelo fato de ser uma partida contra uma fraca seleção que não ofereceria muita resistência, pelo fato de ser uma oportunidade do Ronaldinho Gaúcho se redimir da péssima atuação contra o Equador. Mas não. Desta vez - vamos admitir! - o Dunga foi realmente um “Técnico” e acertou em não escalar o Ronaldinho Gaúcho. Entrevistado, antes de iniciar a partida, o Dunga chegou a minimizar o fato de o Ronaldinho Gaúcho estar no banco de reservas, dizendo que o atleta tinha se desgastado muito na partida anterior, na altitude equatoriana e que estava sendo “poupado” e que, no decorrer da partida, seria uma ótima opção para a nossa Seleção. Na verdade, o Dunga foi extremamente educado e elegante com relação ao Ronaldinho Gaúcho, pois o que realmente aconteceu é que o Ronaldinho Gaúcho não está jogando Futebol para ser nem banco da nossa Seleção. Na metade do segundo tempo, Ronaldinho Gaúcho entrou em campo: uma lástima. Se tivesse ficado na sua posição de “meio-de-banco”, teria sido melhor para a imagem de seu Futebol (que já está péssima). Contra a fraca equipe do Peru, que tem a pior defesa das eliminatórias, Ronaldinho Gaúcho não fez nada que nos fizesse lembrar aquele jogador que já foi “o melhor do Mundo”. Foi. Um dia foi. Agora, parece que ele não tem mais entusiasmo em jogar Futebol. Parece que jogar Futebol está sendo uma coisa muito enfadonha para o Ronaldinho Gaúcho. É uma pena. Com tanto talento e uma ascensão meteórica, onde conquistou os principais Títulos, de Campeão do Mundo e “Melhor Jogador do Mundo”, caiu numa descendência e não mostra sinais de recuperação. E, o que é pior, não tem contusões recorrentes, o que poderia ser uma desculpa. Não há como justificar o atual estado do Futebol de Ronaldinho Gaúcho. Só nos resta lamentar e acompanhar a derrocada deste jogador.


Mas, como sempre, o Brasileiro, com sua criatividade, rico em piadas e gozações, busquei um vídeo que foi amplamente divulgado como justificativa, da primeira vez que o Dunga não chamava o Ronaldinho Gaúcho para a Seleção, lá no início da carreira de Dunga como Técnico. Na época, muitos internautas colocaram no YouTube aqueles dribles que um jovem e promissor Ronaldinho deu num Dunga prestes a abandonar o Futebol. Foi num GRE-NAL...

As imagens falam por todas as palavras:

http://www.youtube.com/watch?v=Mes2LJcg5Tk

AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: