(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

domingo, 29 de março de 2009

Pouco a pouco, ele vai entrando em forma

.
É, caríssima Leitorcedora, caríssimo Leitorcedor. O Ronaldinho, pouco a pouco, vai entrando em forma.

É lógico que um atacante nem sempre vai marcar gols em todas as partidas. E não seria diferente com relação ao Ronaldinho. Por exemplo, na partida que terminou 0 a 0 contra o Guarani, ninguém marcou gol. Acontece. Mas, o Ronaldinho esteve entre os melhores da partida.

Neste retorno (o terceiro!) do Ronaldinho, o que pudemos ver até o momento é que ele – craque! – joga bem com a bola nos pés e, também, joga bem sem a bola. Mesmo não tendo recuperado sua forma física, o Ronaldinho é sempre uma preocupação para a defesa adversária. Sabe ocupar os espaços no campo e, atraindo os marcadores, abre espaços para os companheiros.

No meio de semana, o Ronaldinho deu um show no empate contra a Ponte Preta em 2 a 2. Ronaldinho simplesmente marcou os dois gols do Corinthians. E que golaços!

O primeiro, recebendo uma bola dentro da área e, numa bela jogada, com pouco espaço, foi mais rápido que o zagueiro. Agiu como o Reinaldo do Atlético-MG: pensou 3 segundos antes do adversário (esta frase é do saudoso Roberto Drummond). Nestes 3 segundos, já sabia o que iria fazer: com a perna direita, deu um corte seco e, meio de carrinho, bateu com a perna esquerda – no cantinho – sem chances de defesa para o goleiro, que se esticou todo, sem conseguir defender.

O segundo gol foi de pênalti. E, desta vez, Ronaldinho foi frio. Bateu o pênalti no estilo “irresponsável” de um Djalminha, de um Marcelinho Carioca. Um chute fraco, colocado. A bola vai entrando de mansinho, quase no meio do gol, enquanto o goleiro salta arriscando um canto. Coisa de “moleque”, concordo! Mas coisa que só craque (e com coragem, muita coragem) tem peito para fazer.

Eu continuo ALpostando que o Ronaldinho será titular da seleção em 2010, ao lado de Nilmar. Seria uma dupla de ataque que não costuma marcar gols de cabeça, é verdade. Mas, entrosados, um colocaria o outro cara-a-cara com o gol, sem falar nos demais companheiros de equipe.

Notei que a imprensa tem diminuído a ênfase e o foco no Ronaldinho. Mas, Ronaldinho, O Fenômeno, sempre é notícia.

E que notícia boa esta volta do Ronaldinho. E o que é melhor: nos campos do Brasil!

Só faltam uns quilinhos, Ronaldinho.


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: