(poesia visuAL / "A Tática: Futebol" / Série "Futebol em Movimento")

( poesia visual / "Copa do Mundo" / Série "Futebol em Movimento" )

quinta-feira, 5 de março de 2009

Muitos assuntos nesta quarta-feira

.
Eu estava com a intenção de voltar a escrever somente após a segunda (e espero, a última) partida do Goiás neste ano de 2009 contra eles, jogo que será no próximo Domingo. Mas muita coisa aconteceu no futebol brasileiro nesta quarta-feira.

Começou a Copa do Brasil. Este torneio que é o mais democrático e ecumênico campeonato nacional e que garante uma vaguinha na Libertadores do próximo ano. Uma competição que apresenta times que foram campeões e vice-campeões em seus estados juntamente com muitos convidados compondo 64 equipes que vão se emparelhando duas a duas e, na sequencia, 32, 16, 8, 4 até chegar aos 2 que disputam o título. Um torneio rápido. É o caminho mais curto para a Libertadores. Curiosamente, é um torneio que apresenta algumas surpresas (zebrinhas), principalmente quando se inicia o Brasileirão, onde as equipes que seguem na Copa do Brasil (especialmente as da Série A do Brasileirão) têm que se desdobrar para disputar as duas competições. E é aí que “mora o perigo” (ah! esses chavões que não me abandonam...), pois algumas equipes priorizam a Copa do Brasil em detrimento ao início do Brasileirão, deixando para se recuperarem no segundo turno e, já vimos equipes sofrerem para fugir do rebaixamento, por terem priorizado a Copa do Brasil.

Por falar em Copa do Brasil, vamos comentar as partidas dos representantes goianos. O Itumbiara foi eliminado pelo Corinthians, enquanto que o Goiás eliminou o Atlético Roraima, já na partida de ida.

Acompanhei a partida do Goiás pelo rádio. Com facilidade o Goiás abriu boa vantagem de 3 gols, onde a surpresa foi que os gols foram marcados pelos volantes, Amaral (2 gols) e Ramalho (1 gol). No segundo tempo, o técnico Hélio dos Anjos poupou o atacante Felipe e o Goiás se retraiu, jogando para manter a vantagem, o que fez o adversário crescer, chegando a diminuir o marcador para 3 a 1, no final do segundo tempo, sem – contudo – conseguir o segundo gol, o que confirmaria a partida de volta. Este resultado ficou dentro da lógica. Não que a lógica seria o Goiás seguir na competição apenas com o resultado da primeira partida. A lógica seria mesmo o Goiás passar para a próxima fase, mesmo precisando da partida de volta, se compararmos as duas equipes. O Goiás vem embalado com seus resultados no Goianão, tem um elenco e um técnico superior, enquanto que o Atlético de Roraima é uma equipe ainda com características amadoras.

Vi, com muita atenção, pela Tv, a partida entre Itumbiara e Corinthians. Pela partida em si e, pela expectativa de acompanhar a volta do RonaldoO Fenômeno - a jogar no Brasil, vestindo a camisa de um time brasileiro, após 15 anos fora do país. Sobre o Ronaldo, falarei mais no final.

Vamos à partida. Apesar de que a Cidade de Itumbiara remontou a sua equipe com vários jogadores experientes (como foi no ano passado), o Itumbiara ainda não se mostrou uma equipe que brigará pelo título do Campeonato Goiano deste ano. Ainda não. Mesmo que, no papel, a equipe deste ano tem mais atrações que a de ano passado (vide Denílson e Túlio Maravilha). Do outro lado, o time do Corinthians que, depois da brilhante e incontestável conquista da Série B de 2008, vem bem no Paulistão. O Corinthians era favorito, mesmo sendo a partida lá em Itumbiara. E venceu. Mas, infelizmente, o árbitro “colaborou” com a marcação de um pênalti em favor do Corinthians, no finalzinho do primeiro tempo e as equipes foram para o intervalo com a vitória parcial do Corinthians por 1 a 0.

De volta para o segundo tempo, o técnico(?!) Artur Neto resolve colocar o Landu, um atacante rápido (que foi um dos destaques do Itumbiara na conquista do Goianão de 2008, mas que, neste ano, está na reserva) com o intuito de empatar a partida. Até aí, tudo bem. Mas, no meu entendimento, o técnico do Itumbiara substituiu mal, ao tirar o Túlio de campo. Qual foi o erro? Com o Túlio em campo, sempre tínhamos 2 jogadores do Corinthians marcando o Túlio. Com o Túlio em campo, as melhores jogadas (aquelas em que quase o Itumbiara marcou) saíam dos pés de Túlio. Sei que muita gente critica o Túlio, mas eu sou partidário de que um jogador como o Túlio, com sua experiência, com sua capacidade de se colocar dentro da área e de se deslocar para atrair os marcadores, um jogador como este só deve sair se estiver sem condições físicas, ou se estiver lesionado. Apesar de que o Landu correu muito, seu posicionamento em campo facilitou o trabalho do miolo de defesa do Corinthians. Sem um jogador enfiado entre os três zagueiros, a tarefa de parar o Landu ficava por conta dos alas e dos volantes e, quando o Landu conseguia se desvencilhar (adoro estes termos!) dos primeiros marcadores, logo vinha outro na cobertura para desarmar a jogada. Resumindo, com o Túlio em campo, mesmo se movimentando bem menos que o Landu, o Itumbiara foi melhor. Sobre o Denílson, esta partida foi – certamente – a melhor que ele fez com a camisa do Itumbiara. ALiás, esta partida foi a melhor partida que o Itumbiara jogou neste ano. Contudo, Denílson foi muito bem anulado pelo esquema que o Mano Menezes montou. E, repito, sem o Túlio em campo, o Itumbiara ficou sem uma referência no ataque. O resultado é que o Itumbiara não conseguiu marcar nenhum gol, enquanto que o Corinthians ampliava para 2a0, num gol de oportunismo e precisão do André Santos, que – numa bola sobrada dentro da grande área – bateu “de chapa”, com efeito, tirando a bola do alcance do Max, com a bola entrando no cantinho.

Foi uma noite importante para o Futebol. Qualquer jogador que tivesse passado por três cirurgias delicadas já teria abandonado a carreira. Qualquer jogador que já tivesse conquistado metade do que o Ronaldo conquistou não precisaria mais jogar Futebol. Já teria cumprido sua missão. Qualquer jogador que já tivesse alcançado a décima parte dos rendimentos que o Ronaldo já conquistou, já poderia “colocar o burro na sombra” (ah! essas expressões...). Mas não. O Ronaldo voltou a jogar Futebol. Não é à toa que ele é O Fenômeno.

E, que me desculpem os torcedores palmeirenses: tô torcendo para o Ronaldinho (pra mim ele sempre será o Ronaldinho) marcar um gol no próximo Domingo. E, vou mais ALém. Se o Ronaldinho melhorar a sua forma física e se não ocorrerem novas lesões (especialmente as musculares), não há como não convocá-lo para a Copa de 2010. De Titular.

Para finalizar, dois fatos interessantes vindos da Copa Libertadores. O Sport venceu a Campeã LDU, em Recife, por 2a0, com gol de pênalti marcado pelo Paulo Baier. Sport, 100%, dois jogos, duas vitórias. Líder de seu grupo. Já o Cléber, ex-Palmeiras, hoje no Cruzeiro, foi expulso mais uma vez. Esse rapaz é um ótimo jogador, mas parece que tem algum problema de comportamento. Será que esse Cléber tem carteira de motorista? Pois parece que ele não passa em teste psicotécnico...


AL-Braço
AL-©haer

Nenhum comentário: